Aproximadamente 200 operadores de turismo da América do Sul, Norte e Europa participam de capacitações e rodadas de negócios do Destination Brazil Travel Mart, de hoje (18) até amanhã no Hotel Armação. Durante a solenidade de abertura, estiveram presentes o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, o prefeito do Ipojuca, Carlos Santana, o secretário de Turismo da Bahia e presidente da CTI-NE, Nelson Pelegrino, e os presidentes da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas, Marcos Tiburtius, e do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, Otaviano Maroja.
O evento, realizado por essas duas instituições, com patrocínio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco Governador Eduardo Campos (Empetur). O Estado recebe 200 buyers de cerca de 20 países e 120 suppliers de toda a região. A expectativa é de que as rodadas de negócios atraiam aproximadamente 500 visitantes. A estimativa da organização do evento é de um retorno financeiro de R$ 200 milhões em negócios.
Segundo o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, o setor precisa fazer parte da agenda econômica do Brasil. “Os países desenvolvidos têm turismo forte. Ao sediar as Olimpíadas, o Brasil tem uma oportunidade única de mostrar o potencial aos mais de 200 países participantes. O Nordeste recebeu em 2015 aproximadamente 31 milhões de visitantes, gerou mais de um milhão de empregos com carteira assinada, 70 mil unidades habitacionais só nas capitais e R$ 30 bilhões de receita”.
Operadores da América do Sul estão entre a maioria dos convidados para o Destination Brazil com destaque para Argentina, Chile e Uruguai. Isso porque são os maiores emissores para o destino. Da Argentina, participam profissionais de Buenos Aires, Córdoba, Rosário e Mendoza. Além disso, o evento apostou na América do Norte para concorrer com os destinos do Caribe.
Na Europa, os portugueses voltam a estar entre os principais emissores de turistas. Holanda, França e Espanha também aparecem como mercado de interesse no continente europeu. Do Brasil, além dos estados nordestinos, participam do Destination Brazil profissionais do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
O trade turístico aproveita o Destination Brazil para conferir também as novidades na infraestrutura pública e iniciativa privada em Pernambuco como, a expansão nas unidades hoteleiras e retrofit dos empreendimentos. A última vez que o balneário recebeu evento de turismo semelhante foi em 2010.
Para o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, sediar a primeira edição do Destination Brazil mostra o comprometimento de Pernambuco em criar um clima positivo para o fomento da atividade em todo o Estado envolvendo a região. “Nossa expectativa é de que a feira gere muitos negócios. Temos trabalhado muito para oferecer uma infraestrutura adequada e treinamentos para ampliar as qualificações profissionais”, afirma.
De acordo com o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, o Nordeste é o local com maior número de hotéis no mundo com hotéis pé-na-areia. “Temos a satisfação de sediar o Destination Brazil. Pernambuco tem uma posição geográfica privilegiada e destinos turísticos de beleza única como Porto de Galinhas, Fernando de Noronha, Litoral Norte com a Coroa do Avião e Itamaracá. Além disso, temos ligações aéreas para todas as capitais do Nordeste, fundamental para o desenvolvimento da região”, completa Carreras.
A primeira edição do Destination Brazil também já nasce consagrada por trazer um conceito diferenciado ao investir na capacitação de toda a cadeia produtiva do turismo. Serão realizadas aulas interativas sobre os principais destinos do Nordeste. Entre os tópicos apresentados, roteiros sobre cultura, ecoturismo, gastronomia, mercado de luxo, negócios, roteiros de sol e mar e LGBT. “Pela primeira vez uma entidade não governamental, em parceria com o poder público, desenvolve e executa um produto único em um momento em que está mais fácil competir no mercado internacional com a alta do dólar”, reflete Marcos Tiburtius, presidente da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG).
A festa de abertura será no Hotel Village trazendo Pernambuco como tema. Uma das expressões culturais mais marcantes do Carnaval, o maracatu será um dos pontos fortes do evento que terá show com Maracatu Nação Pernambuco e apresentação de André Rio.
REALIZAÇÃO – O evento é uma realização da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas e do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau. Entre os patrocinadores, estão o Governo de Pernambuco por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco e Empresa de Turismo de Pernambuco Governador Eduardo Campos (Empetur); Prefeitura do Ipojuca; Prefeitura do Recife e as companhias aéreas TAP e GOL. Já os apoiadores do Destination Brazil são a Embratur, o Ministério do Turismo, o Governo Federal, o Sebrae e a ABIH.
Serviço
O que: Destination Brazil Travel Mart – 1ª edição
Quando: 18 e 19 de maio
Onde: Porto de Galinhas – Ipojuca
Local: Hotel Armação
Informações: destinationbrazil@assessor-pe.com.br | (81) 3423.1300
www.destinationbrazil2016.com.br
19/05 - QUINTA
9h Rodada de Negócios (Center 1 e 2)
12h às 14h Almoço
14h20 às 17h40 Rodada de Negócios (Center 1 e 2)
a partir das 18h Encerramento do evento
Comentários