Cetur apresenta avanços no programa Vai Turismo

Iniciativa da CNC se consolida como referência em planejamento, articulação política e inteligência de dados para o setor turístico durante Conecta Sicomércio 2025
Apresentação Cetur durante o Conecta Sicomércio 2025

Durante o Conecta Sicomércio 2025, evento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília, o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) apresentou os avanços e impactos do programa Vai Turismo – Rumo ao Futuro. A iniciativa, lançada em 2021, foi destacada como um marco na atuação institucional do Sistema Comércio em prol do turismo como vetor estratégico de desenvolvimento socioeconômico sustentável.

O turismo tem impacto direto na economia e na sociedade e é uma agenda estratégica para o País. Precisamos de políticas públicas consistentes, efetivas e estruturantes para o turismo nacional alcançar um novo patamar”, defendeu o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, em mensagem institucional.

O turismo na economia

Com mais de 570 atividades econômicas relacionadas ao setor, o turismo impacta diretamente cadeias produtivas que vão além de hotéis e agências de viagem. De acordo com o Cetur, o setor movimenta desde serviços ligados diretamente à atividade turística, como companhias aéreas e restaurantes, até segmentos aquecidos de forma indireta, como agricultura familiar, construção civil e indústria têxtil.

Investir em turismo é investir em geração de empregos, diversificação econômica, valorização cultural, desenvolvimento de infraestrutura, preservação ambiental e inovação. Com base nessa premissa, o Vai Turismo estrutura-se como resposta estratégica para posicionar o turismo na centralidade das políticas públicas.

Conquistas inéditas

O programa nasceu durante a pandemia da covid-19, com o propósito de pensar o futuro da atividade turística no Brasil. Desde então, vem promovendo a construção coletiva de propostas integradas nos Estados e municípios, com base em seis pilares: propostas integradas, instituições conectadas, políticas públicas, desenvolvimento sustentável, inteligência de dados e destinos turísticos.

Como resultado desse esforço, o Vai Turismo conquistou um marco histórico nas eleições de 2022, quando o turismo esteve presente em 100% dos planos de governo dos estados eleitos, contra apenas seis estados em 2018. Entre 2022 e 2025, foram elaboradas e encaminhadas 459 propostas de políticas públicas, sendo 359 voltadas para estados, 52 para municípios e 48 regionais.

Painel Vai Turismo

A apresentação também destacou o Painel Vai Turismo, uma plataforma inédita que reúne dados estratégicos sobre políticas públicas voltadas ao setor. Com quase 2 mil projetos cadastrados, sendo 795 de estados e 1.175 do Sistema Comércio, o painel permite monitoramento em tempo real, análise comparativa entre regiões, apoio à tomada de decisão e alinhamento entre as ações do setor público e as demandas do mercado.

A Região Nordeste lidera em número de projetos cadastrados (772), em seguida do Paraná (321), Rio Grande do Sul (263) e Rio Grande do Norte (226). Segundo o Cetur, essa base de dados fortalece a governança e dá visibilidade às iniciativas do Sistema Comércio, inclusive frente a propostas como o repasse de recursos do Sesc e do Senac à Embratur.

No evento Conecta Sicomércio, o Cetur reforçou que o Vai Turismo é um movimento contínuo que constrói uma nova cultura política para o setor, com mais técnica, mais integrada e mais participativa. O programa elevou o protagonismo da CNC e das Federações como articuladoras regionais e como interlocutoras legítimas na formulação de políticas públicas para o turismo nacional.

Também foi apresentado o Prêmio Atena – Turismo em Ação, que visa reconhecer práticas exemplares desenvolvidas por instituições públicas e privadas alinhadas aos objetivos do Vai Turismo. “Estamos construindo uma agenda estratégica com legitimidade nacional, baseada em escuta, formulação e articulação política”, afirmou a gerente do Cetur, Aline Lopes, ao lado da analista Vanessa Paganelli, ambas responsáveis pela apresentação do programa no evento.

Fonte: CNC
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.