O Evento é promovido e organizado pela B8 EVENTOS, dirigida pela empresária Vera Masi, que declara: “Apesar do País estar em um ano de crise, o desempenho da 70ª BIJOIAS foi surpreendente e altamente positivo, mostrando que os compradores sabem que precisam investir nos lançamentos para atrair e encantar o consumidor com vitrines recheadas de novidades, especialmente para a temporada Primavera-Verão, que ganha ainda mais importância devido ao clima tropical do nosso país, pois favorece o uso de roupas mais à vontade, com corpos mais à mostra, que pedem para ser adornados com diferentes adereços. As bijuterias e os acessórios possuem o poder de mudar o look com um investimento menor do que a compra de uma roupa nova”. E completa: “Em momentos de crise, crescem mais aqueles que acreditam no seu negócio, atuando com agressividade, investindo e saindo na frente. É assim que estamos atuando para superar os obstáculos nesta fase difícil. Acredito que o mercado de bijuterias, joias de prata, folheados e semijoias deve se manter estável, com um viés de crescimento para o segundo semestre.”.
A BIJOIAS possui um formato dinâmico, com sistema de pronta entrega – a grande estratégia de negócios que a consagrou como a maior referência no setor –, o que agiliza e traz facilidades para os compradores, que não podem se ausentar por muito tempo de suas lojas: em apenas um dia conseguem conhecer, selecionar e já levar na hora o mix de lançamentos ideais para seu público.
O Evento tem quatro edições ao ano, que acompanham as datas comerciais mais fortes do varejo. As duas edições já realizadas, que apresentaram os lançamentos para o inverno 2015 (em março) e as novidades para o Dia das Mães e dos Namorados (em abril), tiveram resultados positivos, gerando negócios de cerca de R$ 15 milhões cada uma. A estimativa dos organizadores é de que a 70ª BIJOIAS tenha concretizado vendas de cerca de R$ 26 milhões.
Sabrina Joias
Lavish
Para a 71ª BIJOIAS – quarta edição anual do Evento –, a ser realizada nos dias 10 e 11 de novembro, com o tema Glam Party, há uma expectativa ainda superior: deve gerar negócios 20% acima dessa edição, pois apresentará os lançamentos para as Festas de Fim de Ano e Alto Verão 16 – considerado o período mais forte e mais movimentado do ano para o varejo.
A OPINIÃO DOS EXPOSITORES
Confira, a seguir, a avaliação de alguns designers e empresas participantes:
• “A BIJOIAS foi muito boa, tanto pela visitação qualificada quanto pelas vendas, e já estamos confirmados para a próxima edição do Evento.” Dani Baratella, designer
• “Considerando o atual momento macroeconômico, a feira foi boa. A visitação foi abaixo do esperado, mas qualificada. Quem veio comprou.” Carlos Gomes, Brilhare Joias
• “Achei a feira muito boa, fizemos ótimos negócios. Na verdade, não sentimos a crise no primeiro semestre. Reconheço que o País está passando por um momento econômico difícil, mas acho que está havendo uma divulgação excessiva do assunto, gerando certo pânico nas pessoas. Como empresária, continuo acreditando no meu negócio e investindo.” Roseli Haddad, diretora da marca Roseli Haddad
• “Os compradores estão receosos com as incertezas da atual conjuntura econômica. Dentro do atual cenário, a feira atingiu nossas expectativas.” Tereza Murakami, Philipines
• “Ficamos satisfeitos com o resultado da BIJOIAS, tanto da visitação quanto das vendas. O momento é difícil para todos, mas com criatividade, empenho e confiança no trabalho que realizamos, os negócios acontecem.” Lázara Ferreira, designer e diretora da marca Lázara Design
• “Gostamos da Feira, especialmente pela visitação, pois reencontramos antigos clientes, amigos e jornalistas, além de realizarmos novos contatos. Na próxima edição, esperamos que a economia esteja mais estável e traremos um mix maior de produtos.” Rudy, designer da marca Marcos e Rudy
TENDÊNCIAS
Entre as principais tendências para a temporada apresentadas por Raquel Leão, supervisora de pesquisa do Grupo de Pesquisa USEFASHION, parceiro da BIJOIAS, em palestra especial realizada na véspera do evento para um pequeno grupo de compradores, destacamos:
BOEMIA – Evidencia um espírito libertário e ousado, mesclando os anos 1970, a cultura hippie, o folk e o western, resultando em uma estética tribal com toque artesanal. A valorização da natureza surge em elementos artesanais e traz como pontos fortes: franjas, principalmente em colares e brincos; vazados; camurça e couro; colares longos, com pingentes, barbicachos e pedras, que podem ter múltiplas voltas; brincos e colares com penas; colares étnicos e peças com miçangas. Além da pegada hippie chic do tema, traz o início da Era Glam e tem um forte apelo jovem.
NOVO ROMANCE – Ressalta um visual com elementos femininos com aspecto retrô, misturado a outras referências mais modernas e casuais. A lady contemporânea exala feminilidade, delicadeza e sensibilidade com uma profusão de flores, especialmente em colares, tons doces, bordados e pedrarias e peças multicoloridas.
PODER EM SINCRONIA – O ponto forte do tema é a mulher contemporânea, que traz questionamentos em relação à sua posição na sociedade atual e ressalta sua liberdade de escolha. Minimalismo, geometria e tonalidades neutras são evidenciados pelo tema. A quebra de clichês surge em looks com estética clean e referências masculinas mescladas com a sensualidade e o minimalismo. A sofisticação chega com as linhas retas e tonalidades neutras. Entre os pontos fortes do tema estão: peças estruturadas, geometria, pérolas, clássicos renovados e o branco como sensação. Os brincos são elaborados em estilo ear curf e ear jacket; os anéis fininhos vão andar juntos em um mesmo dedo ou em dedos diferentes, compondo geometrias para um visual moderno. Braceletes, colares estruturados no estilo coleira, serpentes em anéis e colares também marcam presença, assim como o uso de colares combinados entre si. E os acessórios divertidos dão o toque fun da estação.
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agosto/2015
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