Aktuell registra crescimento de 35% em 2008

Projeções finais de desempenho apontam para um faturamento de R$ 42,5 milhões, entre janeiro e dezembro, na agência liderada por Rodrigo Rivellino

Mesmo diante de um ano de forte investimento no próprio negócio (com nova sede, ampliação da equipe para quase 100 funcionários e novos negócios a caminho), bem como enfrentando os desafios gerados pela alta turbulência do cenário global no último quadrimestre, a Aktuell vai fechar 2008 com crescimento estimado de 35% em relação a 2007, movimentando R$ 42,5 milhões em verbas de clientes. No ano passado, a agência já havia registrado uma ampliação de seu faturamento na ordem de 25%. Os números são resultado do balanço realizado na última semana pelo diretor-presidente da Aktuell, Rodrigo Rivellino, junto aos gestores de negócios da agência.

A ótima performance vêm no vácuo da ampliação do envolvimento estratégico e criativo estabelecido ao longo do ano com clientes como Sony Ericsson, Ford, Nike, Sadia, Sony Brasil, Schincariol, Intel, Livraria Cultura e HTC, entre outros. A conquista de projetos recentes para execução já no começo do próximo ano, envolvendo marcas como Kimberly-Clark e Tintas Coral, pavimentam um 2009 mais voltado às oportunidades do que às ameaças. "O ano de 2009 será marcado pela necessidade de aproximação das marcas com os consumidores, para garantir resultados de vendas e de envolvimento. Nosso modelo de atuação, enquanto agência de comunicação integrada, vai ao encontro desta demanda", avalia Rivellino. "Ativações, promoções, design, eventos e especialmente o universo do trade marketing estarão mais aquecidos do que nunca, o que com certeza nos favorece".

O ano de 2008 também foi marcado na Aktuell por conta de projetos de grande porte em várias frentes do universo da comunicação. Entre eles, o Athina Onassis International Horse Show, final do circuito mundial de hipismo, realizada no Brasil em outubro; o stand-conceito da Ford, Kinetic Design, um dos principais destaques no Salão do Automóvel deste ano; o lançamento no Brasil da nova coleção Nike Sportswear, em agosto, alterando cenografias e vitrines de lojas prioritárias da marca em todo o Brasil em um intervalo de apenas uma noite; o Vira Cultura, primeira edição do novo evento do calendário cultural de São Paulo, realizado no fim de novembro durante 37 horas ininterruptas no Conjunto Nacional da Avenida Paulista; o lançamento do Novo Ford Ka, em abril, que inovou as mecânicas de promoção e de envolvimento do setor automobilístico com o varejo, por conta da aproximação com a Rede Pão de Açúcar; e os extensos trabalhos de trade marketing e design language desenvolvidos para Sony Ericsson ao longo de todo o ano. Internamente, foram implantadas iniciativas como o Projeto Portfólio, plataforma de exposições que traz para o ambiente de trabalho as criações de novos nomes relevantes do cenário das artes visuais - e que chega à sua terceira temporada neste mês de dezembro.

Para 2009: Novos Negócios

Em paralelo ao crescimento da Aktuell, Rivellino conduziu ao longo deste ano um plano de desenvolvimento de novos negócios, visando constituir um grupo de empresas trabalhando em sinergia a partir de 2009. A meta é agregar valor às estratégias de marca desenvolvidas pela agência para seus clientes. "Estamos trabalhando para compor um leque de soluções que serão de grande necessidade das marcas em competição no mercado no próximo ano", pontua o empresário. Entre estas empresas já estabelecidas estão a iTrade (Trade Marketing, Field Force e Insights do ambiente de varejo e consumidor), Plusmedia (Out Of Home Adversiting), Sportcom (Marketing Esportivo) e N-SENSE (Soluções em Experiências Sensoriais para ponto-de-venda, varejo e eventos).

Além destes negócios, que já são realidade, os segmentos de Branding / Design e Internet também estão na mira da Aktuell. “Queremos ter junto do nosso negócio empresas especialistas em disciplinas muito pertinentes às necessidades das marcas e negócios de nossos clientes no atual cenário. Não podemos correr o risco de querer fazer tudo, porém temos a obrigação de estabelecer sinergia e inteligência para nossos clientes a fim de termos legitimidade para a estruturação das idéias e estratégias para as marcas neste novo ano”, acredita Rivellino. (VB)