Accor apresenta novas tendências de construção hoteleira

Para o Diretor Técnico de Implantação e Patrimônio, Paulo Mancio, novos empreendimentos levam em conta a sustentabilidade e são concluídos com uma velocidade 35% maior em relação aos métodos tradicionais

A Accor, líder mundial em operação hoteleira, apresenta as atuais tendências na construção de hotéis adotadas no Brasil e na América Latina. De acordo com o diretor técnico de Implantação e Patrimônio da Accor América Latina, Paulo Mancio, as novas técnicas e conceitos aplicados são fundamentais para garantir três pontos chave na hotelaria: qualidade em serviço, satisfação do hóspede e o retorno de investimento. Uma das maneiras de alcançar estes objetivos é a utilização da construção pré-fabricada, a qual traz como consequências de seu uso a sustentabilidade ao diminuir o consumo de água e de energia, o planejamento completo de manutenção preventiva e parcerias com fornecedores que se adaptam às necessidades de cada hotel ou rede.

Segundo ele, a indústria da construção pré-fabricada e a utilização de estruturas prediais metálicas, que já começaram a ser utilizadas na construção dos empreendimentos, serão ainda mais presentes no futuro. Com essas técnicas, o tempo para a construção de um hotel pode chegar a ser até 35% menor que em obras tradicionais. “A Accor foi pioneira e hoje é a rede com mais hotéis em estrutura metálica na América Latina. Além disso, cerca de 80% das obras da Accor já contam com banheiros pré-fabricados. Eles são facilmente encaixados nas construções e depois basta fazer todas as conexões elétricas e hidráulicas necessárias. No futuro, a tendência é ser como uma grande linha de montagem, com tudo pré-preparado”, explica. O executivo afirma que as construções serão quase que totalmente industrializadas. “Um bom exemplo é o ibis Piracicaba, que ficou pronto em apenas nove meses, quando o normal seriam 14 ou 15 meses”, lembra.

As soluções sustentáveis para gerar economia no consumo de energia e água também estão cada vez mais presentes nos empreendimentos hoteleiros. Boa parte dos novos hotéis da Accor já conta com painéis solares, o que gera redução de 35% em energia elétrica ou gás natural. “A Accor investe em alternativas sustentáveis há 10 anos e está sempre buscando novas tecnologias. Toda a rede local já está na terceira geração de lâmpadas econômicas. As atuais, de led, tem maior durabilidade e são mais sustentáveis, consumindo o equivalente a 10% das luminárias da 1ª geração”, conta Mancio. “Além disso, também monitoramos em tempo real como está o consumo de água e energia do hotel. Assim, sabemos onde estão os problemas e corrigimos rapidamente”.

Manutenção preventiva e customização são fundamentais

A Accor desenvolve também, em toda a rede, um complexo Plano de Manutenção Preventiva. Todos os elementos que impactam na percepção dos hóspedes são verificados periodicamente, muitos deles todos os dias. “Esse é um dos pilares da confiabilidade, consistência e qualidade da Accor. Não queremos corrigir os problemas que um hóspede pode ter, mas sim que tudo funcione sempre perfeitamente”, diz o executivo.

Uma parte fundamental do plano é a gestão do patrimônio da Accor. A empresa utiliza há um ano e meio uma ferramenta chamada MACH, que registra todos os dados sobre todos os equipamentos do hotel, desde o tipo de aparelho, marca e data que foi implantado. “Desta forma, com as especificações técnicas, sabemos exatamente quais tipos de manutenção devem ser feitas e quando é preciso trocar cada uma das peças. É o que chamamos de rastreabilidade do patrimônio”, explica.

Mancio destaca também o aprimoramento das parcerias com fornecedores que produzem e entregam equipamentos e mobiliários adequados ao que cada unidade necessita. “A Accor, muitas vezes, desenvolve internamente o produto que precisa para as necessidades de cada hotel e apresenta aos fornecedores. Um bom exemplo são as portas com isolamento acústico, presentes em toda a rede. Nós levamos a solução ao fornecedor e ele se convenceu que valeria a pena fazer em larga escala”, conta.

“Com essas novas técnicas e tendências, temos o objetivo de garantir aos hóspedes, funcionários e investidores que eles não terão nenhum problema, seja durante a estadia, o trabalho do dia a dia ou a implantação de um novo hotel”, completa o diretor. No momento, na América Latina, a Accor também tem dezenas de unidades em construção ou com contratos assinados. Apenas no Brasil 74 empreendimentos estão em construção e 37 com contratos assinados. Outros 35 passam por reformas. Na Argentina, são 3 em construção e mais 5 projetos. No Chile, 2 em construção e 10 novos projetos. No Peru 3 estão em construção, além de mais 5 projetos. No México, há um novo hotel em construção e outros 4 contratos.

Segurança em primeiro lugar

Além de tendências para o setor, Mancio também destaca sobre segurança nos hotéis. “O Brasil não tem uma legislação única sobre o assunto. Então seguimos o padrão mais alto aplicado na Europa e nos Estados Unidos, utilizando o que há de melhor em cada um deles. Desta forma, estamos sempre bem acima do que é exigido no país e tranquilizamos os hóspedes”, conta. “E os investidores também entendem essa necessidade. Nós mostramos que a segurança e a manutenção preventiva vão valer a pena no futuro, e ele se convence em aplicar as iniciativas que propomos”.

Uma das receitas para manter o local seguro é adotar um padrão em toda a rede na América Latina. “Em qualquer unidade da Accor, o hóspede e os funcionários encontram a mesma estrutura de segurança, seja ele econômico ou de luxo. Um exemplo são as duas rotas de fuga, que faz com que sempre haja um caminho para que as pessoas deixem o local em caso de emergência”, diz o executivo.

Líder mundial em operação hoteleira e líder de mercado na Europa, a Accor está presente em 92 países com aproximadamente 3.500 hotéis e 440 mil quartos. Na América Latina são 223 hotéis em 10 países. O amplo portfólio das marcas hoteleiras da Accor na América Latina – Sofitel, Pullman, MGallery, Grand Mercure, Novotel, Mercure, Adagio, ibis, ibis Styles e ibis budget – oferece uma oferta variada, do luxo ao econômico. Com mais de 160 mil colaboradores no mundo inteiro, o Grupo oferece aos seus clientes 45 anos de experiência em hotelaria.

Fonte: Assessoria