
Foto: Sílaba Comunicação
A Academia Brasileira de Eventos realizou ontem, no Expo Center Norte, na capital paulista, jantar para comemorar seus cinco anos de fundação e empossar quatro novos membros: Gérard Bourgeaiseau, diretor de relações institucionais da Rede Windsor (cadeira 32); o publicitário Mario Padovan, responsável pela criação de diversas feiras (cadeia 21); Mario Carlos Beni, professor títular em turismo na ECA-USP - Escola de Comunicação e ArteS da Universidade de São Paulo e membro da Organização Mundial do Turismo (cadeira 6); e Enid Câmara, diretora da Pratica Eventos e presidente do Skal Fortaleza (cadeira 27).
Presidida pela professora, consultora e acadêmica Marisa Canton, a Academia Brasileira de Eventos também lançou o Dia do Profissional de Eventos, a ser comemorado em 30 de abril. Os integrantes da Academia se reúnem seis vezes ao ano e discutem uma pauta de análise dos acontecimentos mais importantes no campo dos eventos e, como resultado, nasceram os Seminários Técnicos que contribuem para o aprimoramento e a educação continuada dos profissionais do mercado.
Hoje acontece o 12º Seminário ABE, que abordará “Perspectivas dos Eventos e Turismo, no Brasil, para os próximos anos”, com palestrantes renomados como o consultor Wagner Ferreira enfocando a questão aeroportuária e o acadêmico Mário Beni discorrendo sobre o turismo em tempos de megaeventos.
Cinco anos de atividades
Em cinco anos de atividades tirou do papel projetos ambiciosos, promovendo seminários itinerantes nas principais cidades do país, cuja proposta é alcançar a difusão do melhor uso das ferramentas do marketing promocional e do turismo de negócios.
Entre as atividades da Academia Brasileira de Eventos, destacam-se:
Projeto Brasil 2022 – tem como meta transformar as comemorações do Bicentenário da Independência e o Centenário da Semana de Arte Moderna em eventos que destaquem o potencial do país. Nesse sentido a Academia Brasileira de Eventos publicou textos e apresentou às diversas esferas governamentais proposta de realização da Expo Mundial São Paulo, em 2020 ou 2022.
Dia do Profissional de Eventos – dada a importância do segmento eventos para o desenvolvimento econômico, cultural e social do país e a crescente especialização do profissional que incorpora este trabalho, a Academia Brasileira de Eventos sugeriu a apresentação de um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados, visando a instituição do Dia do Profissional de Eventos, a ser comemorado no dia 30 de abril, data do aniversário de Caio de Alcântara Machado.
Todos pela Educação – a Academia se incorporou ao movimento que visa garantir que até 2022 todos os brasileiros tenham educação de qualidade.
Biblioteca Nacional de Eventos - que nascerá com mais de milhares de cases, além de reunir também projetos profissionais e monografias produzidas nas universidades brasileiras. Todo o material referente aos melhores eventos já realizados no país, acervo doado pela Eventos Expo Editora, referente aos cases vencedores do Prêmio Caio, farão parte do acervo a ser disponibilizado no Portal da Academia para consulta de profissionais e o público em geral.
Pesquisa A Formação Superior em Turismo - que tem como objetivo principal mapear a formação superior em Turismo, Hospitalidade e Eventos no Brasil, conforme diferentes tipos e níveis de programas oferecidos por instituições de ensino superior da categoria de Universidades e Centros Universitários, ranquear os programas de Graduação (Bacharelado) e Pós-Graduação (“lato sensu”) em Turismo, Hospitalidade e Eventos e propor a análise dos efeitos dessa formação no desenvolvimento do Turismo, Hospitalidade e Eventos, desenvolvendo ao final um Ranking das melhores Faculdades de Turismo, Hospitalidade e Eventos do Brasil.
Centro Cultural Palácio dos Eventos – que será um local multi-uso, de caráter cultural, aberto ao público e onde será instalado o Centro de Estudos e Pesquisa - informação, documentação, divulgação e promoção do patrimônio nacional de eventos.
Museu - que deverá representar a memória histórica dos eventos, representar seu estado da arte, registrando e armazenando tudo o que for por ele produzido, pesquisado e ou documentado.
Livro dos Patronos - publicação de livro antológico do setor, onde será retratada a vida e obra dos grandes nomes, que fizeram a história dos eventos, do turismo e hospitalidade, de nosso país, acontecer. Serão apresentados os 40 Patronos da Academia Brasileira de Eventos,
Seminários Técnicos - ciclo de palestras proferidas pelos acadêmicos, em vários estados do Brasil, buscando trazer à discussão, idéias inovadoras referentes ao panorama atual e de mercado , nacional e internacional, tendo como objetivo, a gestão moderna e consciente do setor.
Comentários