Abav faz lançamento do Roteiro "Passos de Anchieta"

A caminhada de 100 km realizada pelo jesuíta Padre Anchieta será feita nos dias 22 a 25 de maio no Espírito Santo

Na noite desta quinta-feira (23), a Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens do Espírito Santo) apoiou o lançamento da 11ª Edição dos "Passos de Anchieta". O evento conta com o apoio da Abav Espírito Santo, Companhia de Desenvolvimento de Vitória e Prefeitura de Vitória, além da iniciativa privada.

O roteiro da caminhada revive a trilha histórica delineada pelo padre José de Anchieta, durante os dez últimos anos de sua vida, e passa por todo litoral capixaba seguindo de Vitória, até o município de Anchieta. A caminhada reúne andarilhos de todo Brasil, e a expectativa dos organizadores é que este ano, três mil pessoas participem do evento.

Vale frisar que "Passos de Anchieta" é o quarto roteiro desse tipo existente no mundo- os demais são os conhecidos caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha; a trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália.

Roteiro e Estrutura do Evento

Durante os quatro dias os andarilhos (referência as pessoas que fazem a caminhada)  percorrerão 100 km , nos seguintes trechos: primeiro, entre Vitória e Barra do Jucu, em Vila Velha, serão percorridos uma média de 25 km. No segundo trecho que vai de Barra do Jucu até Setiba, em Guarapari, 28km. No terceiro trecho são 24 Km entre Setoba e Meaípe, ainda em Guarapari. E finalmente os 23 km finais abrangem os municípios de Meaipe até Anchieta.

Para Renata Rosa, Diretora de Mobilização Comunitária da Abapa (Associação dos Amigos dos Passos de Anchieta), realizadora da caminhada, fazer a divulgação do evento em São Paulo, é um marco. "Entusiasmo não nos falta, uma vez que estamos no pólo gerador de eventos do país. A parceria com Abav e outros órgãos públicos só consolida o bom resultado que temos com a caminhada, nesses 11 anos de história. Esperamos superar a meta de público este ano", diz Renata Rosa.

Com a preocupação com os participantes são montados em todo percurso equipes de apoio, os chamados "oásis", onde os andarilhos recebem água, frutas e medicação para  eventuais problemas de saúde.

Espírito Santo entre os 65 Destinos Indutores

O estado do Espírito Santo, especificamente Vitória, está entre os 65 Destinos Indutores brasileiros apresentados pela Fundação Getúlio Vargas, ao Ministério do Turismo. Para ser considerado um destino indutor, o município deve possuir infra-estrutura básica e turística, ter atrativos qualificados e ser um núcleo receptor e distribuidor de fluxos turísticos

Pensando no futuro a cidade de Vitória já se prepara com investimentos de R$ 600 milhões em obras de infra-estrutura. Em entrevista exclusiva a Revista Eventos, Anderson Fioretti de Menezes (Diretor de Turismo e Projetos Especiais de Vitória), diz que a cidade se prepara com um Plano Diretor para o Turismo, que será lançado no mês de maio, onde estão inclusas as modificações na infra-estrutura, qualificação do receptivo e investimento no Centro de Convenções de Vitória.

"Vitória é considerada porta de entrada do turismo no estado, e queremos colocar a cidade na rota dos destinos mais procurados no país. Além disso, precisamos mostrar ao Brasil que a cidade além do turismo de lazer, também tem capacidade para abrigar os eventos de pequeno, médio e grande porte em âmbito nacional e internacional", diz.

Centro de Convenções Vitória

O empreendimento é um espaço multifuncional, e ocupa uma área total de 13 mil m², com 16 salas que dão suporte a congressos, palestras, seminários, feiras, exposições, entre outros, com capacidade para receber 4.250 pessoas sentadas, e 6 mil pessoas em auditórios circulando.

Quando questionado aos investimentos para o Centro de Convenções de Vitória, o Diretor de Turismo menciona:"O turismo de negócios no estado tem no Centro de Convenções de Vitória um divisor de águas. Antes, congressos que rodavam o Brasil inteiro muitas vezes não eram realizados na cidade devido à falta de um espaço com infra-estrutura apropriada e equipe capacitada que oferecesse todo o suporte técnico. Agora precisamos retomar está imagem a nosso favor, de que Vitória está preparada para ser inclusa na rota do turismo de  lazer e negócios de todo Brasil, e do mundo", finaliza Anderson.

Serviço
Local: Catedral Metropolitana de Vitória- Espírito Santo
Telefone: (27) 3227-2661
www.abapa.com.br

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.