A aposta da Ambev no Brasil para a Copa das Confederações

A Ambev coloca em campo um time de mais de nove mil pessoas para fazer da edição da Copa das Confederações da FIFA no Brasil a melhor já realizada no mundo. A preparação da companhia para o evento começou há cerca de três anos e agora, os brasileiros vão poder aproveitar tudo o que foi organizado para essa grande festa.

A aposta da Ambev no Brasil para a Copa das Confederações

  • Companhia organiza mais de 200 eventos de norte ao sul do país para torcer pela seleção brasileira;
  • Mais de nove mil pessoas, entre funcionários, parceiros e temporários, trabalham para organizar as ações da empresa;
  • Dez mil garçons, vendedores e ambulantes que vão comercializar e servir bebida alcoólica nos estádios sede e no entorno receberam treinamento de consumo responsável;
  • Brahma 0,0%, sem álcool, é lançada para deixar a festa ainda maior;

Dentre as principais iniciativas há aquelas, como o treinamento de consumo responsável para bares e restaurantes, que vão além do período da competição. Por meio delas, a Ambev espera deixar um legado para o país e para o futebol brasileiro, além de contribuir para a economia nacional com a geração de empregos e renda.

Grandes eventos 

A Ambev vai organizar mais de 200 eventos entre os dias 15 e 30 de junho para que todos possam acompanhar os principais lances e gols da Copa das Confederações. Brahma e Budweiser, as marcas patrocinadoras oficiais da FIFA, terão ações em todo o país.

A Brahma comandará, por exemplo, as exibições públicas em São Paulo (Vale do Anhangabaú), no Rio de Janeiro (Terreirão do Samba) e em Belo Horizonte (Praça da Estação). Os espaços levarão o nome de Concentra e, além dos jogos, contarão com programação de shows e outras atividades ao longo de toda a Copa. Em todos eles haverá gerenciamento de resíduos, que serão destinados à reciclagem. Os cariocas terão ainda mais uma celebração em dia de jogo do Brasil, a Arena Brahma, que acontece no Morro da Urca e no clube Monte Líbano. No Morro da Urca é esperado um público em torno de 3.500 pessoas que poderão ver os jogos e na sequência assistir a apresentações de artistas nacionais, como a funkeira Anitta, Fernanda Abreu cantando com Carrossel de Emoção e o baile do Sapuca.

Já a Budweiser promoverá duas festas VIPs em São Paulo. A primeira é a Mansão da Copa, que vai funcionar num tradicional casarão na região dos Jardins e será um espaço premium com shows e atrações exclusivas para convidados. A outra é a festa Ginga Brasil, que acontece nos jogos do Brasil no bairro do Itaim Bibi, também com música ao vivo e transmissão das partidas.

Em Brasília, para a estreia do Brasil na Copa, haverá uma exibição do jogo na Esplanada. Seis telões de LED transmitirão em alta definição todos os momentos da partida. A expectativa de público é de 300 mil pessoas. A programação contará ainda com show do sertanejo Gusttavo Lima, entre outras atrações musicais.

O evento, que leva o nome de Brasília Joga Junto, terá todo o resíduo direcionado para cooperativas de reciclagem. E além desse gerenciamento, a Ambev, por meio de seu programa Ambev Recicla, vai organizar uma frente de educação ambiental para conscientizar as pessoas sobre a importância do tema. Um time de 80 agentes de cooperativas de reciclagem (Central Cooperativas do DF e Rede Alternativa de Catadores) vai atuar com mobilizadores ambientais. Eles vão abordar o público do evento para estimular o descarte correto de lixo e também haverá uma pequena central de triagem para auxiliar nessa iniciativa de educação ambiental.

Em todos os estádios da competição, os torcedores poderão confraternizar nos Beer Gardens de Budweiser, localizados em pontos privilegiados das arenas e que ganharão diferentes modelos em cada cidade-sede. Com opções de bebidas e snacks, os locais vão receber a torcida antes dos jogos, sendo uma opção confortável para o público chegar mais cedo, evitando filas e atrasos.

De maneiras distintas, os mais de um milhão de pontos de venda atendidos pela Ambev vão participar dessa grande comemoração no país e contarão com o apoio da empresa. Esses estabelecimentos geram cerca de 6 milhões de empregos e têm na venda de cerveja e refrigerante a mais importante fonte de renda.

Em um importante estímulo à economia nacional, a Ambev colocou mais de nove mil pessoas para organizar toda essa estrutura de eventos. Fazem parte desse time, a Gente Ambev – como os funcionários da cervejaria são chamados – fornecedores, parceiros, clientes e temporários contratados especificamente para as ações.

Inovações e recordações

A Brahma 0,0%, cerveja totalmente sem álcool, chega neste momento para completar a festa do brasileiro. O produto vem se somar ao portfólio da Ambev e estimular novas ocasiões de consumo.

Já para criar recordações da Copa das Confederações no Brasil, a Brahma preparou a Alubotltle – edição premium e limitada de garrafas em alumínio – e o promopack, pack de latas de Brahma que inclui uma latinha especial com uma camisa do Brasil alusiva à competição.

As franquias da Ambev também vão contribuir com a festa. Nos estabelecimento da rede Nosso Bar, o cliente poderá ganhar um Copo Oficial da Copa das Confederações e também camisas da Seleção autografadas. Já quem quiser curtir os jogos em casa, ao contratar o Chopp Brahma Express, há a chance de levar um kit torcedor com camiseta, mochila, apito e óculos. Já os Quiosques Chopp Brahma terão as mini calderetas colecionáveis relacionadas ao campeonato.

A melhor Copa das Confederações

Em linha com o seu compromisso com a sociedade de promover o consumo responsável de seus produtos, a Ambev organizou um treinamento sobre o tema para os dez mil garçons, vendedores e ambulantes que vão trabalhar no campeonato.

Com um programa de ativação criado com o apoio da Fundação Getulio Vargas, a companhia se organizou para atuar junto a todas as pessoas que vão comercializar e servir bebidas alcoólicas dentro dos estádios no Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília.

A força-tarefa também envolveu mais de uma centena de bares do entorno dos estádios e os vendedores ambulantes cadastrados com as prefeituras. O curso tem o objetivo de orientar esses profissionais a agir como multiplicadores das práticas de uso adequado de álcool, tanto em sua vida pessoal quanto no mercado de trabalho.

Esse treinamento é uma ação de longo prazo que se estenderá por outras cidades do país e visa também a preparação dos estabelecimentos para a Copa do Mundo de 2014.

Para reforçar essa mensagem, Ambev lança a versão verde-amarela de seu principal ícone de consumo responsável, o +ID. O símbolo reforça que a cerveja é uma bebida democrática, para todos, menos para quem ainda não tem 18 anos de idade.

A Ambev também está empenhada em evitar que haja associação entre álcool e direção. Em Brasília, por exemplo, no dia do jogo de estreia do Brasil contra o Japão, quem for ao estádio ou para a área central da cidade vai contar com 20% de desconto nas corridas de táxi (com a empresa Alvorada). Na saída da arena haverá bolsões de táxi para facilitar o acesso do público a eles e os passageiros ganharão como brinde uma lata de Brahma 0,0%.

E, com o intuito de minimizar a geração de resíduos nos estádios sede, a Ambev lança copos colecionáveis exclusivos que os consumidores poderão levar para casa. Já as latas ficarão nos bares do interior das arenas e serão destinadas à reciclagem.

Vai Brasil

O trabalho da Ambev em prol do futebol não se encerra com a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. A companhia está comprometida em deixar um legado positivo para o esporte e acredita que as benfeitorias das competições, aliadas aos esforços do Movimento por um Futebol Melhor (www.futebolmelhor.com.br), serão capazes de levar o futebol brasileiro a um novo patamar de infraestrutura e performance no período após esses campeonatos.

O Movimento por um Futebol Melhor consiste na união de empresas, redes de supermercados, clubes e sociedade para impulsionar a receita dos clubes por meio do programa de sócio-torcedor de cada agremiação.

Lançado em janeiro de 2013, o programa oferece descontos em mais de 600 produtos e serviços para os sócios. Uma economia que pode ser superior às mensalidades pagas aos clubes. Com 25 clubes e cerca de 495 mil participantes, o programa já contribuiu até agora com uma receita incremental de mais de R$ 50 milhões ao cofre dos times.

E, em seu compromisso com o meio ambiente, a Brahma também aproveita o momento de maior alegria do futebol em benefício de uma boa causa: a conservação das florestas e áreas verdes do país. No projeto "Alegria no Pé, Floresta de Pé", a Brahma se compromete a conservar 100 árvores para cada gol marcado durante a Copa das Confederações. Por meio do site www.brahma.com.br/alegrianope os torcedores poderão acompanhar o balanço dos gols e conferir como os artilheiros estão contribuindo com a conservação e preservação de áreas verdes.