Os moradores e turistas de Santos, no litoral paulistano, foram surpreendidos na última semana de setembro, por uma invasão de literatura pela cidade em razão da realização da 5ª edição da Tarrafa Literária tradicional evento que promove mesas de discussão e aproxima escritores e leitores. Foram 11 encontros de temas variados com autores nacionais e internacionais e um show de abertura, com Hamilton Holanda Trio. Pela primeira vez o evento contou com o envolvimento da agência High Up, que integra o grupo Holding Up, e que possui no seu DNA a expertise em criar projetos estruturados que provoquem mudanças na paisagem para movimentar grandes massas.
Como consequência do bom trabalho, a agência assinou contrato para as próximas três edições do evento e promete grandes novidades já a partir de 2014. “Vamos buscar uma integração ainda maior entre as inúmeras possibilidades de ativação ao conteúdo de alto nível que a Tarrafa Literária, que chega à sua 6ª edição, já apresenta, sem cair na mesmice. Esse é um evento que nos dará a oportunidade de mostrar como envolver uma cidade inteira, visitantes e patrocinadores em torno de uma ação que já se consolidou no calendário literário do Brasil”, afirma a CEO da Holding Up, Silvana Torres.
Segundo o curador da Tarrafa Literária, José Luiz Tahan, o trabalho da High Up vai intensificar o propósito do evento que é propiciar um ambiente de conversa entre os autores e seus leitores. “Na última edição, mais de 4 mil pessoas visitaram as mesas realizadas. Ao mesmo tempo, é preciso gerar uma associação entre a ação e a cidade de Santos, de forma que seus habitantes possam considerá-lo como um patrimônio da cidade.”
Para alcançar estes objetivos e trazer a iniciativa para mais perto do público, a High Up começa a idealizar os projetos que ganharão vida, como por exemplo, a intervenção “A Pedra”. “Vamos colocar uma pedra no centro de uma praça com um texto que faz alusão a uma das mais famosas poesias da literatura nacional, acompanhada do convite para o evento”, conta Paulo Farnese, CCO da agência.
Além disso, na linha de integrar a cidade ao evento, estão previstas ações de “Reverse Graffiti” e em bancos de praças que ganharão nova roupagem em formato de livros. Para as crianças, a “Tarrafinha Literária” também passará por uma transformação.
Essa proposta mostra o quanto a High Up está preparada para enfrentar os desafios do Live Marketing, que incluem uma intervenção urbana bem planejada. “Não podemos interferir na cidade de maneira agressiva. Tudo tem que ser feito de forma harmoniosa e que façam as pessoas se sentirem bem, que aprovem as ações e ainda percebam que são parte integrante de tudo o que acontece”, finaliza SilvanaTorres.
Comentários