16º Congresso Brasileiro de Enfermagem da SOBECC: Destaques do evento

O 16º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização e I International Congress of Perioperative Nursing, aconteceu entre os dias 07 e 10 de novembro em São Paulo
16º Congresso Brasileiro de Enfermagem da SOBECC

Com o tema central “A experiência do paciente cirúrgico: o cuidado singular do amor de alguém”,o 16º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização e I International Congress of Perioperative Nursing, aconteceu entre os últimos dias 07 e 10 de novembro, em São Paulo, com o objetivo de oferecer conteúdo científico que levasse aos participantes a reflexão sobre como alcançar a prática segura na assistência ao paciente por meios de processos, fluxos e educação permanente dos profissionais da Enfermagem Perioperatória, além de fortalecer o olhar humanizado e acolhimento sobre o paciente e sua família. 

O evento ofereceu mais de 90 atividades que aconteceram em 7 auditórios, contou com mais de 2.443 participantes, 5 palestrantes internacionais, mais de 159 profissionais nacionais, que atuaram como palestrantes e moderadores, 274 trabalhos científicos, além das oficinas Pré-Congresso, que contaram com 491 congressistas, 84 empresas patrocinadoras e 14 Simpósios-Satélites e durante os três dias de Congresso, os participantes tiveram à disposição uma rica grade científica em todas as salas, com palestras enriquecedoras e os mais renomados palestrantes do setor.

Dessa forma, além do foco científico e educacional, quem participou do evento teve acesso, também, as atividades do Programa Viver Bem que já virou uma marca dos eventos da SOBECC, que ofereceu atendimento voltado para saúde física e mental com práticas integrativas e complementares à saúde com atendimentos de reflexologia, quick massagem e auriculoterapia. Já a Arena Tecnológica, foi outro espaço dedicado do programa, que levou oficinas temáticas sobre a boa alimentação e saúde emocional. Visando o fortalecimento do conhecimento na prática, o 16º Congresso da SOBECC ofereceu simulações práticas com todas as sessões esgotadas, sendo que foram 24 turmas de simulação distribuídas no Centro Cirúrgico, montado dentro do evento que ofereceu uma sala de CC e SRPA para levar conhecimento por meio das aulas de simulação.

Evento Paralelo - Cirugia Robótica

A edição atual do evento foi marcada por uma novidade: o I Encontro Nacional Interprofissional de Cirurgia Robótica, que aconteceu de forma paralela às atividades do Pré-Congresso e levou para 285 congressistas um conteúdo rico e atualizado sobre as práticas assistenciais na cirurgia robótica. Durante as palestras, uma mesa que ofereceu bastante troca de conhecimento foi a apresentação das três plataformas robóticas (Intuitive Surgical, CMR Surgical e Medtronic) disponíveis hoje no mercado brasileiro, sendo que nos intervalos, os participantes puderam desfrutar de oficinas práticas sobre posicionamento adulto e pediátrico, processamento de pinças robóticas e montagem e desmontagem da mesa cirúrgica robótica, conteúdo oferecido em parceria com as empresas expositoras do I Encontro.

Novidades e lançamentos

SOBECCast, podcast transmitido direto do Congresso via canal da SOBECC no Youtube, foi uma novidade e um sucesso. O objetivo da iniciativa era levar conhecimento por meio de bate papo entre profissionais da área e proporcionando a quem não esteve no evento, conteúdos relevantes e discussões relacionadas ao Congresso. Ao todo, 10 transmissões aconteceram durante os dois dias de Congresso e o conteúdo segue disponível e de livre acesso a todos no canal da SOBECC.

Na cerimônia de abertura, os Comitês de OPME, Robótica e Endoscopia lançaram os três e-books de boas práticas da SOBECC:

• Comitê de OPME - Boas Práticas na Gestão de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME)

• Comitê de Robótica - Boas Práticas em Cirurgia Robótica

• Comitê de Endoscopia - Boas Práticas para o Processamento de Endoscópios

Quem esteve presente no evento teve a oportunidade de comprar exemplares físicos. Agora a venda segue on-line pelo site da SOBECC.

Comitê CME

Um novo Comitê de Especialidades foi lançado, o Comitê de CME, que tem como proposta de trabalho fomentar as discussões e protocolos na assistência, boas práticas e segurança no CME.

SOBECC Social

Repetindo o sucesso do ano passado, o SOBECC Social junto com a participação de empresas apoiadores do projeto, beneficiou a ONG Zoé - Saúde na Amazônia, que realiza um trabalho de assistência aos ribeirinhos da Amazônia, proporcionando mais qualidade de vida.

A SOBECC reforça o agradecimento das empresas que apoiaram a iniciativa, comprando inscrições para profissionais da área. Os valores das inscrições comprados pelas empresas foram revertidos em doações para a ONG.

Menção Honrosa

História em quadrinhos em Segurança Cirúrgica: desenvolvimento de Tecnologia Educacional | Autores: Ana Graziela Alvarez, Gabriéli Azevedo dos Santos, Neide da Silva Knihs, Daniela Couto Carvalho Barra

Aplicativo “minha cirurgia”: desenvolvimento e validação | Autores: Liliane de Lourdes Teixeira Silva, Rafael Corbelli Lima, Rone Ilideo Silva, Vanessa de Brito Poveda

Trabalhos Premiados

Mais uma vez a SOBECC se orgulha em receber tantos trabalhos científicos. No último dia do evento tivemos a apresentação dos trabalhos premiados. Confira:

ENFOQUE CIENTÍFICO – 1º LUGAR

Simulação virtual em cenários ramificados: tecnologia interativa para o ensino da segurança cirúrgica | Autores: Ana Graziela Alvarez, Larissa Fernanda de Oliveira, Daniela Couto Carvalho Barra, Neide da Silva Knihs, Grace T. Marcon Dal Sasso

ENFOQUE CIENTÍFICO – 2º LUGAR

Eficácia de cartilha educativa sobre cuidados pós-operatório para pacientes em domicílio: ensaio clínico randomizado | Autores: Maynara Lima e Francisco Gilberto Fernandes Pereira

ENFOQUE NA PRÁTICA – 1º LUGAR

Utilização da Escola Filosófica Estoicismo como ferramenta de gestão no Bloco Operatório | Autores: Júlio César Costa, Ana Luiza Ferreira Meres, Mayara Marques Torres de Jesus, Ketlen Henara Macedo Guadagnim, Larissa Bueno Pimentel Sabetta Techio, Marcela Pinheiro Barbosa Lourenço

ENFOQUE NA PRÁTICA - 2º LUGAR

A teleconsulta de enfermagem no pré-operatório: implementação de melhoria | Autores: Tatiany Marques Bandeira, Greiciane da Silva Rocha, Rosimere Ferreira Santana, Thalita Gomes do Carmo

ORAL – 1º LUGAR

O efeito da implementação do “Time SETUP” para otimização do giro de sala cirúrgica | Autores: Renata Pereira Silva Artioli, Carolina Zenilda, Marcelo Padilha, Eliezer Melo de Sá, Denilse Damasceno Trevilato

ORAL – 2º LUGAR

Ação do picolé mentolado sobre vasopressina e sede: ensaio clínico randomizado | Autores: Thammy Nakaya, Marilia Ferrari Conchon, Leonel Alves Nascimento, Lígia Fahl Fonseca. 

Confira abaixo imagens dos espaços de alguns expositores

Fotos Polly Eventos