A WGSN é autoridade global em previsão de tendências de consumo, com inclusão de curadoria de dados, análises do panorama global e conhecimento aprofundado sobre a indústria, promovendo aos clientes, ferramentas necessárias para entender a vida e comportamento de público, e dessa forma, a empresa consegue trabalhar com diversos setores e antecipar as necessidades do consumidor, em frentes como: Moda; Decoração e design de interiores; Beleza; Saúde e bem-estar; Alimentação e bebidas; CPG & FMCG; Eletrônicos; Transporte; Mídia e entretenimento; Embalagens; Hotelaria e turismo; Lifestyle; Agências e publicidade e finanças.
Sendo assim, a WGSN listou as 13 tendências que definirão 2024 e além. Confira:
- Cocriação com a IA
- Assistentes de IA
- Alfaiataria de brechó
Roupas sociais compradas em brechós permeiam uma personalização artesanal à visão do vesturário urbano, tornando a moda de escritório subvertida, e rejeitando a estética tradicional em prol do estilo pessoal e identidade profissional de cada um. A principal característica da tendência é a mistura de itens novos e de segunda mão por meio de uma proposta eclética.
- Apricot Crush
Com a proposta de revitalizar o corpo e a mente, a cor alaranjada terrosa vibrante é a aposta de 2024 como cor do ano para a WGSN, com a aposta de atrair um consumidor que lida com uma série de emoções e sentimentos de incerteza em relação ao futuro. Com um aspecto natural que remete a vitaminas cítricas ricas em antioxidantes, e alusão à saúde, ao bem estar e à beleza encontrada na natureza, a cor é ideal para a moda esportiva.
- Autoentretenimento
O autoentretenimento é a busca para dar ao automóvel configurações flexíveis, assentos rebatíveis e materiais sofisticados para à disposição do público, assim como efeitos olfativos e de iluminação que vão potencializar a sensação de bem-estar e proporcionar uma experiência imersiva – como no recurso Holoride, da Audi, ou no carro-conceito Afeela, da Sony Honda Mobility.
- Ordenha vegetal
- Cozinha de terceira cultura
Cozinhas híbridas misturam heranças culinárias à lugares diversos, criando uma gastronomia que mistura as tradições culinárias dos seus países de origem com os pratos e as bebidas dos locais.
- Aprendizagem social
- Casa multiespécie
Espaços onde moramos que se adpatam às necessidades de animais de estimação, tornando-se muito comum abrigar diversas espécies de seres vivos, o que anuncia o surgimento de famílias não tradicionais.
- Beleza da terra
A prioridade das práticas sustentáveis passa a ser a preservação, sendo então o solo reconhecido como um recurso vital para proteger e revitalizar, fazendo com que marcas de beleza sustentável mostrem que é fundamental cuidar do solo como se fosse a nossa pele, implementando sistemas circulares e o uso de ‘salvadores do solo’, como micróbios e insetos, em ingredientes de beleza alternativos com benefícios à pele.
- Cortinas
As cortinas voltam a ser interesse dos consumidores, por conta de sua essencialidade para a economia de energia e o isolamento térmico, que ocorre por conta da crise climática.
- Jeans biodegradável
O desperdício do jeans vira pauta de 2024, e os inovadores estão pensando e criando soluções de fibra para reduzir os danos. Embora a indústria de vestuário esteja fazendo progressos contínuos para adotar um modelo circular, apenas 1% das roupas são recicladas.
- Drinks como refeições
À medida que o interesse por novos sabores e experiências sensoriais cresce, os mixologistas estão usando ingredientes amargos, picantes e salgados, bem como o umami, para criar drinks com o sabor de pratos clássicos.
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