Tecnologia é tema de palestras do congresso no Festuris

Segundo o Ministro do Turismo Vinícius Lages, a realidade virtual transforma a experiência de se visitar um determinado local em algo lúdico.












Os impactos e resultados nos negócios através da inovação, tecnologia e relacionamento em redes: os desafios mais emergentes na gestão do turismo foi o tema de abertura do congresso da 26ª edição do Festuris Gramado. Na palestra, o Ministro do Turismo Vinícius Lages falou sobre grandes revoluções tecnológicas como os computadores sensoriais e a revolução mobile. “A capacidade de reconhecer as coisas terá um impacto transformador. O turista está hiperconectado, pois no Brasil são 260 milhões de celulares”, disse. Segundo Lages, a realidade virtual transforma a experiência de se visitar um determinado local em algo lúdico. A realidade é aumentada e existe a antecipação da experiência. “Estamos falando de abordagens intuitivas, o reconhecimento do DNA digital”. O Ministro reforçou ainda os avanços nas compras pela internet durante a viagem, a automação dos aeroportos e os aplicativos colaborativos. “No pós-viagem temos diversas plataformas para contar e compartilhar histórias. Precisamos redefinir a nossa presença digital”, revelou.

Em sua exposição Edmar Bull, presidente da Abracorp, destacou a necessidade do segmento corporativo adotar não somente a tecnologia e a inovação, mas também a qualificação. "Hoje temos consultores que analisam mais de mil transações por mês, e por isso, precisamos muito de investimentos". Ele destacou também o crescimento de plataformas que realizam a fatura de despesas on-line e os desenvolvedores de conteúdo. O dirigente confirmou que a previsão de crescimento do segmento corporativo para este ano deva ficar entre 5,5% a 6%.

Roberto Rotter, presidente do Fohb, destacou a evolução da banda larga e o maior relacionamento, transparência e interação entre empresas e clientes. Para ele, a venda online é resultado de uma evolução natural. "O grande desafio é tirar da informação o melhor proveito, e cada vez mais, saber aplicar os dados que vão surgindo aos novos negócios. Precisamos identificar melhor o nosso cliente e descobrir formas de vender". O dirigente lembrou ainda que a atualização permanente é fundamental. Admitiu que muitas vezes o empresário não sabe antecipar as necessidades e os desejos do cliente e exemplificou o uso das redes sociais no processo de hospedagem. "Mas é preciso fazer mais".

Ele falou ainda dos diversos estágios que motivam uma viagem, tais como sonhar, pesquisar, reservar, vivenciar e compartilhar. "Os turistas fazem pesquisas permanentes na internet para se decidir e precisamos estar atentos a essa demanda. Cada vez mais temos que buscar a maximização do nosso negócio e isso vem do conhecimento do nosso cliente". Ao encerrar falou sobre o compartilhamento de experiências. "Precisamos oferecer incentivos para que o hóspede transmita sua experiência de viagem e faça uma avaliação do seu negócio". Em relação aos hotéis reforçou que é primordial criar vínculos emocionais com os hóspedes e demais membros da equipe. “Precisamos inovar no design de áreas comuns que permitem a socialização, mais tomadas e pontos de internet, vending machines com opções naturais e carrinhos de camareiras menores”, avaliou.

Marco Ferraz, presidente da Braztoa, também comentou sobre a evolução da tecnologia do turismo. "Hoje temos mais de 26 tarifas num avião e mais de 10 tarifas num hotel. Isso fica difícil de explicar ao nosso cliente". Destacou então o uso dos aplicativos e finalizou ao falar das oportunidades das novas tecnologias. "Hoje temos muito conteúdo e dados que mudam constantemente, principalmente no que diz respeito às aéreas e aos hotéis. Os pacotes são como um carrinho de compras onde vamos inserindo produtos e serviços, oferecendo tarifas mais em conta, programas exclusivos e financiamentos que devem estar alerta a questões de segurança para evitar fraudes".