A TAM Linhas Aéreas acaba de registrar o crescimento da utilização dos canais de self check-in no acumulado de 2013, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Se no primeiro semestre de 2012 a média de adesão aos serviços foi de 24%, neste ano a companhia já alcançou um percentual maior, de 36%, em seus embarques domésticos e internacionais. Atualmente, o self check-in da TAM é oferecido em totens instalados nos aeroportos, pela web e pelo celular.
Além do crescimento semestral, 40% dos embarques realizados pela empresa em junho já contaram com os canais de autoatendimento. O volume foi calculado com base em toda a operação da companhia no mês e sobre o total de passageiros transportados no período.
“Em terminais mais movimentados, onde há grande volume de passageiros viajando a negócios, essa participação é ainda mais expressiva. Porto Alegre, Congonhas, Curitiba e Confins, por exemplo, já têm picos de até 68% no atendimento por meio de canais eletrônicos”, revela Victória Guimarães, diretora de Aeroportos da TAM Linhas Aéreas. “Quem realiza o check-in antecipado, mesmo que ainda vá despachar a sua bagagem, reduz em até 50% o tempo gasto no aeroporto”.
A crescente aceitação dessas alternativas pelos passageiros tem relação direta com as recentes iniciativas da TAM de ampliar a cobertura dos serviços e de orientar os passageiros nos aeroportos para a utilização dos canais de autoatendimento. Neste ano, por exemplo, a companhia já realizou forças-tarefa no aeroporto de São Paulo/Guarulhos com o objetivo de incentivar os clientes a usar esses serviços. Ao mesmo tempo, a TAM tem ampliado as posições dedicadas exclusivamente ao despacho de bagagem nos seus guichês.
Nos aeroportos com operações da TAM fora do Brasil, a adesão aos canais de autoatendimento também cresceu. De janeiro a junho, o percentual de utilização saltou de 18% para 24%.
“O crescimento dos serviços de autoatendimento da TAM no exterior é reflexo dos nossos investimentos nesses canais, incluindo a ampliação do check-in pelo celular, que estreou em janeiro deste ano em voos internacionais na América do Sul e na Europa, e também já vale para as rotas que operamos dos Estados Unidos para o Brasil”, afirma Marcius Moreno, diretor de Aeroportos Internacionais do Grupo LATAM Airlines.
Até 2017, a IATA (Associação Internacional do Transporte Aéreo) prevê que o Brasil seja um dos seis maiores mercados mundiais no uso de dispositivos móveis para compra de passagens, check-in, despacho de bagagem e embarque.
A TAM (www.tam.com.br) opera voos diretos para 42 destinos no Brasil e 18 na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas estrangeiras, chega a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976. É a líder do mercado doméstico, com market share de 39,8% no último mês de junho. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 88,4% do mercado em junho. A TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização. O TAM Fidelidade, que possui hoje 11 milhões de associados, já distribuiu mais de 25 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus. É membro da Star Alliance e, desde 27 de junho de 2012, a companhia faz parte da holding LATAM Airlines Group S.A, resultado de sua associação com a LAN Airlines S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 27 países, com uma frota de 317 aviões.
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