Superintendente da CEF em Caracas enfatiza importância das grandes feiras de negócios brasileiras para o comércio bilate

Álvaro Hall destaca que empresas venezuelanas de telecomunicação, alimentação, mineração e construção civil, além do setor de franquias, têm especial potencial de negócios nas feiras brasileiras

De olho nas relações comerciais entre Brasil e Venezuela, a UBRAFE - União Brasileira dos Promotores de Feiras - lançou oficialmente a edição 2011 do Calendário "Principais Feiras de Negócios do Brasil" em Caracas, capital da Venezuela, no último dia 26 de maio. O evento aconteceu paralelamente à apresentação do Panorama das Principais Feiras de Negócios do Brasil em 2011, conduzida por Álfredo Fróes, assessor da presidência da UBRAFE, reunindo executivos, adidos comerciais, cônsules e representantes de câmeras de comércio e agências de turismo corporativo.

"Seria interessante identificar alguns setores de mais carência da Venezuela, e trabalhar com este grupo empresarial, como por exemplo, o setor de empresas estatais que hoje atuam nas áreas de telecomunicações, alimentação e em quase todas as áreas de mineração e insumos para a construção civil. Outro setor que poderia ser trabalhado é o de franquias, com foco nos pequenos empresários venezuelanos", destacou Álvaro Augusto Hall, superintendente de área internacional da Caixa Econômica Federal em Caracas, um dos convidados da apresentação. O escritório da CEF na capital venezuelana tem caráter de representação, atuando primordialmente no relacionamento com entidades do governo venezuelano, empresas brasileiras e a comunidade brasileira que reside no país. "As grandes feiras brasileiras são de grande importância para o comércio bilateral. A feira é um grande agente de promoção comercial e colocará os empresários brasileiros em contato com os venezuelanos", completou.

O Brasil é o terceiro maior fornecedor da Venezuela, com 9,8% de participação nas importações do país. No ano passado, o intercâmbio comercial entre as duas nações movimentou US$ 4,6 bilhões, segundo o BrasilGlobalNet, do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores. Ainda de acordo com as pesquisas do BrasilGlobalNet, a balança comercial é dominada por combustíveis, animais vivos, carnes e miudezas comestíveis, óleos e ceras minerais e açúcares e produtos de confeitaria. Vale lembrar que a classificação dos segmentos é feita a partir da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), método internacional de classificação de mercadorias, baseado em uma estrutura de códigos e respectivas descrições.

Sobre a UBRAFE - A União Brasileira dos Promotores de Feiras é a entidade privada que representa desde 1986 as empresas envolvidas na organização, promoção, operação e montagem das principais feiras de negócios do Brasil. Sob a liderança da UBRAFE, as feiras de negócios brasileiras sextuplicaram de tamanho de 1992 a 2011 e consolidaram-se como os maiores e mais importantes encontros comerciais do Brasil para empresas de todos os portes: grandes, médias, pequenas e micro.

A UBRAFE publica anualmente o Calendário "Principais Feiras de Negócios do Brasil" e o distribui para meios de comunicação, associações comerciais, industriais e de serviços, embaixadas, consulados e câmaras de comércio no Brasil e no exterior. E também conta com o site www.ubrafe.org.br, que disponibiliza o calendário para consulta em três línguas e publica notícias atualizadas sobre a s feiras de negócios. A soma dessas ações faz da UBRAFE uma associação forte e reconhecida como representante legítima do setor. Com 46 associados (entre promotoras, centros de exposições, empresas transitárias, de infra-estrutura e montadoras de estandes), a UBRAFE é hoje um selo de qualidade que identifica as melhores feiras do país.