Streaming e mídia: Conheça as principais tendências para 2021

2020 foi um ano de muitas transformações digitais e mudanças no comportamento geral do consumidor evidenciados pela pandemia de Covid-19. O mundo passou por uma revolução digital e precisou se adaptar rapidamente integrando novas tecnologias em sua rotina e potencializando mudanças que já estavam em curso, trazendo à luz os setores de Streaming e mídia .

Estamos iniciando a primeira semana de 2021, com cenários ainda incertos. Mas as tendências e previsões para o setor já começam a ser estudados e direcionados por especialistas, deixando o mercado atento para conseguir atender as necessidades e se adequar as novas oportunidades.

Ficar por dentro das tendências e implementá-las em sua própria estratégia é uma das melhores maneiras de sair ou permanecer à frente de seus concorrentes no mercado. E para entender tendências e o motivo delas estarem em evidência, é essencial analisar o que as trouxe até aqui, ou seja, qual é o novo comportamento do consumidor de Streaming e mídia?

Streaming e mídia: o novo comportamento do consumidor digital em 2021

Afinal, porque entender o comportamento do consumidor digital?

Entender o comportamento é essencial para compreendermos o impacto das mudanças culturais, econômicas e tecnológicas na vida de todos, seja na rotina das empresas, seja no dia a dia das pessoas. O consumidor deve ser o centro da estratégia, e esse é um dos pilares das práticas de mercado modernas.

Com uma oferta tão vasta em um ambiente onde limitações geográficas não existem e as opiniões de usuários têm mais força que a publicidade, quem dita as regras do jogo são os consumidores.

E hoje, para analisar o seu negócio e entender o que esperar para esse ano, realizamos uma análise sobre as principais tendências e previsões de Streaming e mídia para 2021, levando em consideração alguns insights.

O estilo de vida dos brasileiros e de toda população mundial se transformou pós-pandemia, e o resultado vem sendo refletido diariamente na rotina de todas as pessoas. A mudança de comportamento de consumo que vivenciamos nos últimos anos está fortemente vinculada a como mídias digitais passaram a desempenhar um papel importante nas nossas vidas, sendo evidenciado ainda mais na pandemia.

Mas afinal, qual é o novo perfil do consumidor de Streaming e mídias digitais?

  • Realiza compras online e gosta de se relacionar digitalmente com a marca. (adora Live Commerce e lives informativas sobre produtos e serviços).
  • Estão conectados em tempo integral as todos os tipos de mídias e redes sociais.
  • Gostam de obter experiências online e atendimento humanizado.
  • 78% assiste a vídeos toda semana e 55% desses diariamente.
  • 7 a cada dez consumidores prefere assistir vídeos online do que na TV .
  • Consumidores que trabalham home office.
  • Consumidores hiper conectados, com excesso de superinformações e perfil ágil, veloz e tecnológico.
  • Conexão social: necessidade de participar de atividades em comum com outras pessoas.
  • Identidade – aprender novas habilidades e se especializar em uma ou mais áreas.

Com um perfil cada vez mais moldado a tecnologia, podemos apostar em tendências que integrem todas as necessidades desse consumidor, e consiga entregar hiperconectividade , evolução e tecnologia em produtora inovadores, vamos conferir?

Streaming e mídia: principais tendências para 2021

Live Commerce ou Shop Streaming

O nicho de Live Commerce movimentou mais de US$ 123 bilhões somente no país asiático – o dobro dos US$ 60 bilhões de 2019. No Brasil, grandes empresas do varejo como Americanas e Riachuelo já aderiram à tendência.

Sim. A tendência é que teremos Lives cada vez mais comerciais. Será um verdadeiro “Shoptime” com famosos e anônimos fazendo lives e vendendo produtos e serviços multimarcas de forma digital.

Eventos online e eventos Híbridos

O que antes era visto com receio por organizadores de eventos, hoje tem sido uma solução viável, assertiva e totalmente eficaz para manutenção de pequenos, médios e grandes eventos. Essa aposta continuará em evidência em 2021. Mas por quê? Além de permitirem redução de custos operacionais como o deslocamento de participantes e a locação do espaço físico, os eventos digitais potencializam o alcance para qualquer região do mundo. Além disso, o conteúdo pode ser disponibilizado para o público após o evento, sendo peça da sua estratégia de vídeo marketing.

Retransmissão de videoconferência

Outro recurso fundamental para lidar com o ano de 2020 foi a videoconferência. Afinal, o trabalho remoto tornou-se uma exigência para que as empresas continuassem operando. E por que não reaproveitar este material? Afinal, é possível utilizá-lo para educar o público com conteúdos de valor – e até em ações e comunicação interna. Desta forma, a retransmissão de videoconferências é uma das principais tendências de vídeo marketing.