A Praia de Copacabana foi o palco perfeito para o lançamento da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016, nesta sexta-feira, dia 31 de dezembro. Às 22h20 desta sexta-feira, pouco antes da virada de ano, um telão montado no palco na praia de Copacabana, em frente ao Hotel Copacabana Palace, a maior comemoração popular da passagem de ano do planeta reuniu cerca de dois milhões de pessoas, que se emocionaram com as palavras de Daniela Mercury, com os atletas brasileiros medalhistas de ouro presentes no palco e com o vídeo da marca, que introduziu ao público o símbolo dos Jogos, com transmissão ao vivo por canal fechado para todo mundo.
A festa de apresentação foi comandada pela cantora Daniela Mercury, que recebeu a saltadora Maurren Maggi, medalhista de ouro em Pequim 2008, quando se tornou a primeira mulher a conquista o feito, de maneira individual, para o Brasil.
Segundo o Comitê Organizador, "a marca traduz, com inspiração, o espírito olímpico e os atletas, o Rio e os cariocas, sua natureza, sentimentos e aspirações. Juntos, diferentes países, atletas e povos se abraçam - um movimento individual e coletivo que, num segundo olhar, revela um dos mais belos cartões postais do Rio, um Pão de Açucar vibrante, que balança num gingado feito de alegria, união, celebração e amizade".
Ainda segundo o CO/RIO, "desenvolver uma marca capaz de traduzir a paixão do brasileiro pelo esporte e o grande poder transformador dos Jogos Olímpicos para o Rio de Janeiro e para todo o país, é um marco na vida de uma equipe", explicou o CO-Rio.
A imagem vencedora é da agência carioca Tátil, que disputou com outras 138 concorrentes, em um processo inaugurado no mês de março. Na reta final, oito agências sobrevieram a duas primeiras fases e foram submetidas a uma comissão julgadora de 12 membros. A decisão saiu no dia 1º de setembro. No dia 8 de outubro, a marca foi enviada para aprovação do COI (Comitê Olímpico Internacional), que bateu o martelo no dia 17 de novembro. A partir de agora, a marca vai acompanhar todas as ações da Rio-2016.
A nova marca foi inspirada no espírito olímpico, nas cores que marcam a identidade nacional e no imaginário iconográfico brasileiro, como pode ser observada na conceituação da marca, que acompanha sua apresentação, dividida em cinco marcos que a determinaram.
ESPÍRITO OLÍMPICO
O Espírito Olímpico se desdobra em SUPERAÇÃO e EXCELÊNCIA
Superação
Ultrapassar os limites, superar os desafios com prazer, garra, motivação e energia. A marca Rio 2016 é um exemplo vivo de transformação através do esporte. Sua força é contagiante, mobiliza, amplia possibilidades e horizontes. Dissemina e traz os valores olímpicos - respeito, amizade e excelência - para o nosso cotidiano.
Excelência
Rio 2016 é uma marca que equilibra despojamento e compromisso com a qualidade, leveza e atenção aos detalhes. Sabe que tudo que é verdadeiramente único precisa combinar inspiração e refinamento. Um olhar criativo e, ao mesmo tempo, cuidadoso, capaz de escrever uma história inédita e empolgante
NATUREZA EXUBERANTE
A Natureza Exuberante combina INSPIRAÇÃO e SUSTENTABILIDADE.
Inspiração
A atmosfera exuberante, do Rio e dos cariocas, da paisagem e das pessoas, se materializa na marca Rio 2016 com vibração e propriedade. É espelho de um cenário vivo, moldado pela natureza pulsante e pelo calor humano de uma cidade que escolheu viver com alegria, que gosta de compartilhar seu céu, seu mar, sua gente feliz.
Sustentabilidade
Rio 2016 aprende com a sabedoria da natureza e dela extrai suas formas e cores, descobre seus elementos essenciais. Sabe que o futuro é feito do presente e, por isso, desperta em cada um o desejo de transformar. Acredita na força da interdependência entre pessoas, idéias e ações. Entende que a disseminação de uma cultura mais próspera, consciente e sustentável, é o nosso maior legado para o planeta e para o futuro.
DIVERSIDADE HARMÔNICA
A Diversidade Harmônica se manifesta através da UNIÃO e ESPÍRITO JOVEM.
União
Rio 2016 é uma marca que acredita na diversidade. De idéias, de raças, de povos e culturas. Sabe que a verdadeira riqueza está na mistura harmoniosa de diferentes influências e origens. Em um único abraço, acolhe com calor, celebra o encontro. Estimula o engajamento e a participação de todos em torno de um ideal comum.
Espírito Jovem
É movida por uma energia leve, positiva. Expressa um jeito descontraído de levar a vida, sempre com um olhar próximo e o espírito agregador do jovem, cheio de energia e entusiasmo, que atrai e inspira pessoas de todas as idades. É um catalisador da transformação do movimento olímpico. Um convite para chegar perto e fazer parte.
ENERGIA CONTAGIANTE
A Energia Contagiante transmite CELEBRAÇÃO e OTIMISMO.
Celebração
Festejar cada conquista. Espalhar simpatia. Contagiar o mundo com um gingado único, feito de parceria, beleza e criatividade. Rio 2016 é uma marca energética, expressiva. Celebra a vida com paixão e acolhe quem chega de um jeito caloroso, projetando de forma memorável o Brasil e o Rio de Janeiro para o mundo.
Otimismo
Transformar o presente e o futuro. Refletir a força realizadora que move nossos desejos e nossas aspirações. Rio 2016 é um marco. Acredita no que está por vir com uma visão positiva, potencializadora, que fortalece a auto-estima e nos permite ir
PAIXÃO E TRANSFORMAÇÃO
Paixão de alma carioca, que acolhe com um abraço e espalha simpatia, num movimento coletivo, caloroso, que traduz nosso jeito apaixonante de celebrar.
Paixão e transformação de uma cidade e de um país inteiro, embaladas pela renovação do espírito olímpico, para projetar o Brasil e o Rio de Janeiro para o mundo.
Paixão e transformação do planeta e das pessoas, através da disseminação de uma cultura mais interdependente, consciente e sustentável, como uma inspiração para o presente e um legado para o futuro.
Comentários