É muito fácil perceber como a tecnologia tem invadido nossas vidas, seja no smartphone, em nossa casa, no meio de transporte, na medicina e nas atividades diárias. Ela tem encurtado as distâncias, aumentado a quantidade de conteúdo e a velocidade da comunicação e das transformações.
Neste cenário de transformações tão fortes, o mercado de eventos brasileiro evolui e incorpora novos formatos, novas necessidades e inúmeras ferramentas digitais. Entre elas, o formato do evento híbrido já está consolidado como referência importante essencial para alcançar vários objetivos corporativos.
O conhecimento é fundamental para compreender as oportunidades e desafios envolvidos. Para compreender melhor por que, para quem e como ele é utilizado, realizamos estudo inédito no país, retratando a visão de empresas, de agências e produtoras de eventos. Consideramos para o estudo que o evento híbrido é o evento realizado simultaneamente com a presença física dos participantes em um local, com a utilização de componentes digitais na sua transmissão e/ou recepção para outros locais.
A metodologia escolhida incluiu pesquisa quantitativa online feita através do autopreenchimento com 116 profissionais, além de entrevistas qualitativas realizadas com experts do mercado de eventos nacional. Esta amostra foi constituída pela sua maioria de clientes nos setores de indústria e serviços (65%) e agências e produtoras (32%), dos quais mais da metade ocupa cargos diretivos ou gerenciais.
Os resultados apontam que 83% do mercado já utiliza o evento híbrido. Segundo a classificação definida pelo MPI – Meeting Planners International, os eventos híbridos são agrupados em 4 tipos. Todos eles receberam citações dos entrevistados de serem por eles utilizados. São eles:
A. APENAS TRANSMISSÃO – Transmitem o evento para participantes remotos (ex. webinar). É o que possui menor complexidade para a sua operacionalização. Citado por quase 70% das empresas.
B. CONEXÃO SIMPLES – Conectam os locais ao evento principal. Quase metade dos entrevistados o citaram,
C. CONEXÃO COM PALESTRANTE - Inclui local de transmissão com palestrante remoto. Indicado por 1/3 das pessoas
D. MULTI HUB MEETING - Conectam múltiplos locais ao evento principal. Esta opção demanda profissionais muito experientes e requerem elevado grau de complexidade operacional, de infraestrutura e de logística para a sua realização, uma vez que conecta diferentes locais com eventos presenciais e em diferentes graus de interação entre eles. Mesmo assim, foram citados por 23% dos entrevistados..
Este resultado pode refletir a falta de proatividade dos fornecedores na apresentação das soluções, aliada a uma partição de muitos serviços em muitos fornecedores. E, como não poderia deixar de ser, o fornecedor de soluções é avaliado pelo seu histórico de sucesso (68%), ou seja, os profissionais vão a um evento, ficam satisfeitos com as soluções utilizadas e então as contratam.
A complexidade na operacionalização impulsiona os itens seguintes na relevância dos fatores de escolha do fornecedor de soluções para o evento híbrido: conhecimento técnico e experiência da equipe responsável (62% e 60%, respectivamente). Há grande dispersão deste mercado, uma vez que foram citados mais de 50 fornecedores contratados, sendo que o mais citado recebeu apenas 5 citações.
— Produção de conteúdo exclusivo para participante online,
— Retransmissões,
— Formas adicionais de patrocínio,
— Venda de conteúdo sob encomenda e
— Novas modalidades de inscrição
A importância dos eventos híbridos no país é inequívoca: 76% dos profissionais entrevistados disseram que eles serão cada vez mais utilizados. Além disso, 10% deles afirmaram que será o principal formato a ser utilizado no futuro.
Mas há muito ainda a caminhar. Apesar dos eventos híbridos e suas soluções ainda carecerem de maturidade e de experiência por parte dos usuários e pelos compradores de solução, entre as principais conclusões deste estudo está a consolidação da relevância atual e do enorme potencial de mercado do evento híbrido, bem como das diversas oportunidades existentes para clientes, participantes, fornecedores e demais stakeholders do setor.

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