Sesc São Paulo Realiza Congresso “move2012” Para Discutir Formação de Rede de Ação em Esporte Para Todos (ept)

Iniciativa da International Sport and Culture Association (ISCA), congresso será Realizado pela primeira vez fora da Europa e reúne convidados do Brasil e do exterior

Entre os dias 24 e 27 de outubro, o Sesc São Paulo recebe o Congresso MOVE2012, iniciativa da ISCA - International Sport and Culture Association, que pela primeira vez será realizada por uma instituição brasileira e fora do continente europeu. A unidade Sesc Vila Mariana sediará o evento.

O Congresso é voltado a profissionais, pesquisadores, administradores, gerentes de projetos e voluntários que atuam na área físico-esportiva, ainda saúde e educação, representantes de empresas privadas, de instituições governamentais, organizações esportivas, ONG’s, lideranças políticas e comunitárias. As inscrições estão esgotadas.

O MOVE2012 tem o propósito de reunir, aproximar e facilitar a possibilidade de realizar novos contatos e buscar a formação de redes de ação em Esporte para Todos (EPT). Em sua quarta edição, abrange palestras, painéis de debate, apresentação de pôsteres institucionais das áreas físico-esportiva, educação e saúde, além de encontros paralelos e eventos culturais.

Para tanto, foram convidados estudiosos, organizações e instituições ligadas aos setores privado, público e ONGs para apresentação e intercâmbio de experiências bem-sucedidas em todos os continentes; também foram abertas oportunidades para que pesquisadores e envolvidos com o tema das mais diversas procedências apresentem trabalhos por meio de painéis, de forma a propiciar uma visão ampliada das possibilidades de atuação em EPT e, também, fomentar a circulação de informação entre os participantes.

Na abertura do congresso está previsto o lançamento, pelo Sesc, da Carta MOVE Brasil, contendo uma série de ações estratégicas para fomentar a prática de atividades físicas e esportivas no lazer. A ideia é que, no momento em que o Brasil vive os dois maiores eventos esportivos mundiais, a Copa de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016, entidades que já desenvolvem um trabalho voltado à promoção do Esporte para Todos, bem como o poder público, se comprometam a unir esforços com o objetivo de aumentar o número de praticantes de atividades físicas e esportivas no lazer no país.

Entre os palestrantes nacionais estão nomes como a ex-jogadora de voleibol, Ana Moser; o Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Afonso Barbosa (Brasil e o Mundo – Novas Visões, Guerra no Mar); a coordenadora do Programa de Esporte e Lazer da Cidade, Ministério do Esporte, Ana Elenara Silva Pintos; o Vice Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Luiz Claudio Pereira; a historiadora e colaboradora do Instituto Ayrton Senna, Nilcéa Lopes; e a Vice-Presidente da ISCA e colaboradora do Sesc São Paulo, Maria Luiza Souza Dias, entre outros.

Já a delegação internacional conta com o coordenador Regional da Sport for Social Change Network - SSCN, Sul da África, Allan Williams; o Gerente Geral do Streetfootball World, Brasil, Andrés Thompson; a presidente do Liberi Nantes e colaboradora da Unione Italiana Sport Per tutti UISP, Daniela Conti; o presidente da ISCA - International Sport and Culture Association, Mogens Kirkeby; a Diretora do Projeto Acesso ao Esporte, apoiado pela NIKE Inc., Lisa MacCallum Carter; o Diretor de Marketing e Parcerias da EuroSport TV, Patrick Maitrot; a presidente e CEO da ParticipACTION – Canadá, Kelly D. Murumets; e a gerente nacional para o Programa Girls Sports, no- Reino Unido, Karen Keohane; e pela Laureus Sport for Good Foundation, Tom Pitchon.

O MOVE2012 também pretende atuar pelo enraizamento de uma nova mentalidade na sociedade, que passa por uma livre escolha consciente. Isto se persegue com a mobilização de cidadãos e parceiros engajados e atuantes nos mais diversos campos culturais, através do encantamento e da adesão incondicional aos valores humanitários presentes nesta proposta.

Sendo assim, os realizadores esperam que todos os envolvidos possam contribuir para o desenvolvimento da liberdade de escolha das comunidades, estimulando o fortalecimento de sua autonomia por meio de ações no presente com a sensibilização de multiplicadores e atores sociais, para uma transformação do quadro atual em um futuro próximo.

Fonte: Comuniquese