Entre os dias 24 e 27 de outubro, o Sesc São Paulo recebe o Congresso MOVE2012, iniciativa da ISCA - International Sport and Culture Association, que pela primeira vez será realizada por uma instituição brasileira e fora do continente europeu. A unidade Sesc Vila Mariana sediará o evento.
O Congresso é voltado a profissionais, pesquisadores, administradores, gerentes de projetos e voluntários que atuam na área físico-esportiva, ainda saúde e educação, representantes de empresas privadas, de instituições governamentais, organizações esportivas, ONG’s, lideranças políticas e comunitárias. As inscrições estão esgotadas.
O MOVE2012 tem o propósito de reunir, aproximar e facilitar a possibilidade de realizar novos contatos e buscar a formação de redes de ação em Esporte para Todos (EPT). Em sua quarta edição, abrange palestras, painéis de debate, apresentação de pôsteres institucionais das áreas físico-esportiva, educação e saúde, além de encontros paralelos e eventos culturais.
Para tanto, foram convidados estudiosos, organizações e instituições ligadas aos setores privado, público e ONGs para apresentação e intercâmbio de experiências bem-sucedidas em todos os continentes; também foram abertas oportunidades para que pesquisadores e envolvidos com o tema das mais diversas procedências apresentem trabalhos por meio de painéis, de forma a propiciar uma visão ampliada das possibilidades de atuação em EPT e, também, fomentar a circulação de informação entre os participantes.
Na abertura do congresso está previsto o lançamento, pelo Sesc, da Carta MOVE Brasil, contendo uma série de ações estratégicas para fomentar a prática de atividades físicas e esportivas no lazer. A ideia é que, no momento em que o Brasil vive os dois maiores eventos esportivos mundiais, a Copa de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016, entidades que já desenvolvem um trabalho voltado à promoção do Esporte para Todos, bem como o poder público, se comprometam a unir esforços com o objetivo de aumentar o número de praticantes de atividades físicas e esportivas no lazer no país.
Entre os palestrantes nacionais estão nomes como a ex-jogadora de voleibol, Ana Moser; o Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Afonso Barbosa (Brasil e o Mundo – Novas Visões, Guerra no Mar); a coordenadora do Programa de Esporte e Lazer da Cidade, Ministério do Esporte, Ana Elenara Silva Pintos; o Vice Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Luiz Claudio Pereira; a historiadora e colaboradora do Instituto Ayrton Senna, Nilcéa Lopes; e a Vice-Presidente da ISCA e colaboradora do Sesc São Paulo, Maria Luiza Souza Dias, entre outros.
Já a delegação internacional conta com o coordenador Regional da Sport for Social Change Network - SSCN, Sul da África, Allan Williams; o Gerente Geral do Streetfootball World, Brasil, Andrés Thompson; a presidente do Liberi Nantes e colaboradora da Unione Italiana Sport Per tutti UISP, Daniela Conti; o presidente da ISCA - International Sport and Culture Association, Mogens Kirkeby; a Diretora do Projeto Acesso ao Esporte, apoiado pela NIKE Inc., Lisa MacCallum Carter; o Diretor de Marketing e Parcerias da EuroSport TV, Patrick Maitrot; a presidente e CEO da ParticipACTION – Canadá, Kelly D. Murumets; e a gerente nacional para o Programa Girls Sports, no- Reino Unido, Karen Keohane; e pela Laureus Sport for Good Foundation, Tom Pitchon.
O MOVE2012 também pretende atuar pelo enraizamento de uma nova mentalidade na sociedade, que passa por uma livre escolha consciente. Isto se persegue com a mobilização de cidadãos e parceiros engajados e atuantes nos mais diversos campos culturais, através do encantamento e da adesão incondicional aos valores humanitários presentes nesta proposta.
Sendo assim, os realizadores esperam que todos os envolvidos possam contribuir para o desenvolvimento da liberdade de escolha das comunidades, estimulando o fortalecimento de sua autonomia por meio de ações no presente com a sensibilização de multiplicadores e atores sociais, para uma transformação do quadro atual em um futuro próximo.
Comentários