Secretarias de Turismo apostam em informação

Estado e município apostam no atendimento ao turista como estratégia de gestão.

Devido ao protagonismo da Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Sul (Setur), a região de fronteira do Brasil com a Argentina e o Uruguai ganhará nove Centros de Atenção ao Turista (CAT) até junho de 2014. A Setur foi buscar recursos de R$ 4 milhões junto ao Ministério do Turismo e ofereceu R$ 872 mil em contrapartida. O projeto visa melhorar o atendimento aos visitantes de países vizinhos, principais emissores sul–americanos de turistas para o Brasil.

A secretária de Turismo do Rio Grande do Sul, Abgail Pereira, afirma que os CATs funcionam como estratégia de gestão do Estado, que aposta na perspectiva da criação das condições de atendimento e não apenas na prestação de informações. "Na nossa concepção, o Centro de Atenção ao Turista tem de informar a quem chega, mas também ajudar a promover o Rio Grande do Sul de forma efetiva. Os turistas precisam ter todas as informações por meio de um serviço qualificado e constatarem, já na entrada do país, toda a nossa hospitalidade", diz.

As primeiras cinco unidades, com conclusão prevista para o início do próximo ano serão implantadas em Porto Mauá, Porto Xavier e Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, e em Quaraí e Jaguarão, na fronteira com o Uruguai. Na segunda etapa serão contemplados os municípios de Bagé, Santana do Livramento, São Borja e Santa Vitória do Palmar. A parceria entre o MTur e a Secretaria de Estado de Turismo prevê ainda a construção de um CAT em Porto Alegre, além da reforma dos CATs do Aeroporto Internacional Salgado Filho e da Rodoviária da capital.

O projeto dos CATs, neste conceito, foi uma estratégia inédita apresentada pela Setur ao Ministério do Turismo, que repassou a ideia aos demais Estados da União. "No ano passado destinamos R$ 116 milhões para as cidades–sede para implantação de CATs e também para obras de acessibilidade e sinalização turística”, afirma o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur, Fábio Mota. Segundo ele, são obras que atendem a matriz de responsabilidades do governo federal para a Copa do Mundo.

A Argentina, que enviou 1,67 milhões de turistas ao Brasil no ano passado, é o principal emissor de turistas para o país. O Uruguai é o quarto no ranking, depois dos Estados Unidos e da Alemanha. Cerca de 250 mil uruguaios visitaram destinos brasileiros em 2012.

Moinhos de Vento será um dos bairros beneficiados com as novas placas



Sinalização em bairros

Já a Secretaria Municipal de Turismo entregou a ordem de início para a elaboração do projeto executivo de sinalização turística para mais bairros da Capital, investimento que tem o selo Copa 2014. Serão beneficiados os bairros Cidade Baixa, Moinhos de Vento, a área central da orla do Guaíba até o bairro Ipanema e, a partir daí, a complementação da sinalização na rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre.

O projeto executivo irá detalhar o número e o tipo de placas necessárias para indicar a direção e localização dos principais atrativos turísticos em cada bairro e regiões, que irão receber dois modelos de sinalização turística, a exemplo do que já foi implantado no Centro Histórico da cidade: viária, para orientar motoristas, e para pedestres, orientando visitação dos atrativos em caminhadas.

Nesta etapa, o investimento é de R$ 351.106,99, recursos captados junto ao Ministério do Turismo com contrapartida do município. A empresa vencedora da licitação, a VPR Arquitetura, tem prazo de 150 dias para concluir o projeto executivo a partir do qual será aberta licitação para a implantação da sinalização.

Instituto de Cardiologia

A Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) e o Instituto de Cardiologia, da Fundação Universitária de Cardiologia, firmaram temo de cooperação na quinta-feira, 4, para a instalação de um Ponto de Orientação e Informação Turística (Point) na área de recepção do hospital, o que irá ampliar a oferta de informação turística sobre Porto Alegre junto ao público usuário dos serviços de saúde da instituição. O termo foi assinado pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, o diretor-presidente e o superintendente geral da Fundação, Dr. Ivo Nesralla e Dr. Alberto Beltrame, respectivamente. 

O espaço do Point já começa a ser preparado pela administração do hospital para receber os materiais informativos e os displays para sua exposição ao público que serão fornecidos pela SMTUR. O atendimento será feito por funcionários da instituição, que participarão de oficinas sobre o conteúdo informativo das peças bem como sobre o boletim eletrônico semanal que irão receber com informações atualizadas sobre a cidade. Ainda pelo termo de cooperação, a SMTUR irá realizar edições do workshop Porto Alegre Turística dirigidas ao conjunto dos funcionários do hospital para seu aprimoramento e atualização sobre acolhimento e informações turísticas.

POINTs – O programa de Pontos de Orientação e Informação Turística foi criado pela SMTUR com o objetivo de ampliar a oferta de informação turística sobre a cidade. A modelagem é de parceria com a área privada. O órgão municipal fornece a folheteria sobre atrativos e serviços receptivos, mapas turísticos, expositores e oficinas de capacitação e a empresa ou entidade parceira disponibiliza infraestrutura física e pessoal qualificado para o atendimento. Atualmente há cinco Points em funcionamento: na loja da Aerolíneas Argentinas, no Centro Histórico; na Vinum Enoteca, no Moinhos de Vento; no hostel Pousada do Parque, no Menino Deus; no terminal hidroviários da Catsul, no Cais do Porto Mauá; e na sala vip da empresa Ouro e Prata, na Estação Rodoviária.



Fonte: Assessorias de Imprensa