Santos apresenta Postos de Informações Turísticas revitalizados

Além disso, novos ônibus turísticos também foram apresentados

PIT Praça Mauá

No último dia 16 de janeiro, a cidade de Santos celebrou importantes avanços na infraestrutura turística, por meio de uma cerimônia de inauguração da revitalização dos Postos de Informações Turísticas (PITs), às 11h, na Praça Mauá, além da apresentação dos ônibus turísticos que começaram a circular pela cidade.

A revitalização dos PITs e a adesivagem dos ônibus aconteceram entre os últimos dias 28 e 30 de dezembro e foram uma realização do Santos Convention & Visitors Bureau (SCVB), em parceria com a Central de Receptivos e a Secretaria Municipal de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur), sendo parte do esforço contínuo para tornar a cidade ainda mais acolhedora e atrativa para os visitantes.

O PIT localizado na Praça Mauá recebeu uma nova adesivagem, com elementos gráficos que faziam parte da nova identidade do Visite Santos - Santos Convention & Visitors Bureau, refletindo a diversidade e a beleza da cidade. Este posto entrou em funcionamento no dia 16 de janeiro, oferecendo informações aos turistas sobre as atrações locais, serviços e eventos.

O Posto do Aquário, que já estava em funcionamento, passou por uma revitalização completa, contando com o trabalho do artista visual Leonardo Lete, o Preo, valorizando os talentos locais e destacando o lugar como um ponto importante para os turistas que visitam um dos principais atrativos da cidade. Ambos os postos tiveram como objetivo melhorar a experiência do visitante, tornando o acesso à informação mais acessível e eficiente.

Para o secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Thiago Papa, a parceria com o Santos Convention & Visitors Bureau foi uma forma de fortalecer o trade local. “Estávamos em pleno crescimento do segmento do turismo na nossa cidade e a criação de dois pontos de atendimento ao turista, sendo um no centro histórico e um outro na orla, comercializando city tours, foi um grande incremento para o turismo receptivo de Santos, bem como o retorno da linha turística regular. Essa parceria e apoio do Visite Santos fortaleceu a união do trade local”. 

A presidente do SCVB, Vanessa Lombardi, destacou a importância dessas iniciativas e relembrou que foram ações anunciadas no 7° Fórum de Turismo e Eventos, realizado no último dia 11 de dezembro. "A revitalização dos PITs e o envelopamento dos ônibus turísticos foram iniciativas essenciais para destacar Santos como um destino turístico de referência. Elas proporcionaram maior visibilidade aos nossos associados e, ao mesmo tempo, enriqueceram a experiência do visitante. Com a presença dos associados nos PITs, oferecendo materiais e ações específicas, conseguimos aproximá-los ainda mais do público, criando uma conexão direta entre turistas, munícipes e os melhores serviços que nossa cidade tem a oferecer. O transporte turístico foi projetado para proporcionar aos visitantes uma experiência confortável e informativa, com veículos que receberam adesivagem especial para destacar a identidade visual do Visite Santos. Este investimento do Santos Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Prefeitura, via Setur, e com a Central de Fretes, fortaleceu o trade e gerou uma união local”. 

Linhas Turísticas

Os ônibus turísticos, com três rotas fixas e uma sazonal, começaram a operar no dia 16 de janeiro, oferecendo a oportunidade de explorar a cidade de maneira prática e diversificada. As novas rotas foram:

  • Rota Amarela: Conectou a orla de Santos ao Centro Histórico, proporcionando uma vista panorâmica da cidade e das principais atrações turísticas.
  • Rota Azul: Percorreu toda a orla santista, permitindo que os passageiros desfrutassem das belíssimas praias da cidade.
  • Rota Verde: Focou nos pontos turísticos relacionados a Pelé e ao Santos Futebol Clube, oferecendo uma imersão na história do esporte e da cidade.

Além dessas rotas fixas, uma Rota Sazonal foi ativada a partir do Terminal Marítimo Giusfredo Santini-Concais, sempre que havia passageiros de cruzeiros em trânsito. Essa rota permitiu que turistas que chegassem de navio explorassem a cidade de maneira prática e confortável.

Concorrência Pública

A Central de Receptivos venceu uma concorrência pública, tipo maior oferta, para a exploração de dois espaços públicos destinados à implantação de uma agência de turismo receptivo para comercialização de passeios, city tours, walking tours, ingressos, souvenirs, entre outros. A linha turística Visite Santos foi um dos produtos que a agência passou a comercializar.

José Luiz Blanco, CEO da Central de Receptivos, também enfatizou o papel crucial dos PITs e dos ônibus turísticos para o crescimento da cidade. "Os pontos de informações turísticas desempenharam um papel essencial no desenvolvimento do turismo. Eles não só melhoraram a experiência do visitante, mas também impulsionaram a economia local e promoveram a cultura de Santos". 

Com essas ações, a cidade se preparou para oferecer uma experiência ainda mais rica e completa para seus visitantes, consolidando-se como um polo turístico importante no litoral paulista.


Fonte: Visite Santos Comunicação
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.