Salvador é a terceira cidade brasileira a sediar mais eventos internacionais

A Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA) acaba de divulgar a lista das cidades que mais receberam eventos internacionais em 2009. A capital baiana volta a se destacar. Pelo quinto ano consecutivo, Salvador é a terceira cidade brasileira a sediar maior número de eventos internacionais, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro.

Foram 15 congressos em 2009, o que fez Salvador ocupar a 25ª posição no ranking de todas as Américas e o 114º no mundo.  "Estamos felizes com a consolidando do destino Salvador no turismo de eventos. Temos consciência que podemos mais, pois a cidade tem enorme potencial e atrativos para continuar se destacando neste importante segmento", frisa o presidente do Convention Bureau de Salvador e Litoral Norte da Bahia, Mario Bruni.
 

Já o Brasil ocupa o sétimo lugar no ranking mundial com a realização de 293 eventos internacionais no ano passado, consagrando-se como o único país latino-americano a figurar entre os Top 10 do ranking da ICCA. O Brasil aparece na frente de países como Japão, Canadá e Holanda.
 
A ICCA (International Congress and Convention Association) é a principal entidade mundial de eventos associativos e seu ranking é referência para todo o segmento de turismo de eventos no mundo. A entidade só contabiliza eventos itinerantes (que acontecem em diferentes países), com periodicidade definida e número mínimo de 50 participantes.
 
Entre os setores que mais promovem eventos internacionais no mundo são: medicina (18,5%), tecnologia (14,1%), ciências (12,7%), indústria (7,4%) e educação (5%). Segundo uma pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV),  o estrangeiro que participa de eventos no Brasil gasta, em média,  US$ 285 por dia, o que atesta a importância do turismo de eventos para a economia das cidades.