A Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (ABPITV) e a Esmeralda Produções estão otimistas com os resultados já registrados na terceira edição do RioContentMarket, maior evento de conteúdo multiplataforma da América Latina, que em 2013 acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro. A produção do evento contabiliza até o momento 673 empresas inscritas. No total, são mais de 1100 pessoas confirmadas, das quais 744 representantes das empresas credenciadas, sendo 105 estrangeiros e 640 brasileiros. A organização também já computou o credenciamento de 346 pessoas físicas.
Uma das novidades da edição deste ano será a sala exclusiva para esportes, eventos e conteúdos interativos, que contará com canais de TV de clubes de futebol brasileiros como Corinthians, Santos, Flamengo e Cruzeiro, além de painéis com vários canais esportivos, entre eles ESPN, SporTV, FoxSports, BandSports, Combate, OFF, Esporte Interativo, TV Globo e Rede Record.
As inscrições vão até o dia 1º de fevereiro e podem ser feitas através do site http://riocontentmarket.com.br/2013//inscricoes
RioContentMarket impulsiona negócios e parcerias importantes no setor audiovisual, 160 players já participaram de 1230 reuniões de rodadas de negócios das edições anteriores, que geraram investimentos e coproduções de sucesso
Mais do que incentivar a troca de informações, networking e ideias para a indústria audiovisual, o RioContentMarket vem se consolidando como a melhor plataforma para a realização de negócios, além de apresentar inovações e tendências do setor. Os números das duas primeiras edições do evento - 2011 e 2012 - oferecem a exata dimensão desse potencial. Foram nada menos do que 1230 reuniões de rodadas de negócios com produtores de outros países, resultando no fechamento de grandes parcerias com os mais de 160 players presentes.
Os exemplos de sucesso são múltiplos. A Movioca, por exemplo, assinou contrato de coprodução da série de animação Brazoocup com a Planet Nemo, no valor de R$ 6 milhões. Foi o primeiro acordo de coprodução nacional de animação infantil com a França. Já o Universal Chanel fechou negócios com duas produtoras independentes: o projeto Corta! com a 2Dlab, orçado em R$ 1,3 milhão; e o What’s Off, da Púcaro, orçado em R$ 800 mil. O GNT foi outro canal que se rendeu às oportunidades surgidas durante o evento, comprando o projeto Mulheres de Aço, da Terra Vermelha Filmes. O reality acompanha o dia a dia de quatro delegadas da Polícia Civil do Rio de Janeiro e mostra como elas lidam com os problemas práticos da segurança pública, sem deixarem a feminilidade de lado.
A TV Escola adquiriu conteúdos das produtoras Visom Digital e Cosmonauta Filmes. Da Visom, o canal comprou a série Villa Lobos – A Integral do Quarteto de Cordas, que mostra registro ao vivo de todos os quartetos de cordas compostos por Villa-Lobos, com comentários do violinista e maestro Turíbio Santos. Com a Cosmonauta Filmes, foram negociados cinco episódios da série Vindima da Imagem, composta por vários programas de 20 minutos em média sobre diversos fatores culturais e sociais da influência da emigração italiana no Rio Grande do Sul.
Uma série da Câmera 2 com cinco episódios sobre favelas cariocas foi exibida pelo canal TLC, da rede Discovery. As conversas foram iniciadas no RioContententMarket 2012 e a rede adquiriu o conteúdo desenvolvido pela produtora brasileira. Além disso, a Giros, produtora dirigida por Belisario Franca, começou as negociações para produzir documentários para o projeto Wide Angle, da rede pública americana PBS.
RioContentMarket 2013
Em apenas duas edições – 2011 e 2012 – o RioContentMarket se consolidou como um evento de referência para o mercado mundial ao promover o encontro de mais de 300 executivos, com a participação de 2.500 profissionais de TV e mídias digitais de 28 países para troca de experiências e rodadas de negócios. No ano passado, o evento reuniu 2.100 participantes de 24 países, e promoveu 950 reuniões em rodadas de negócios. Realizado pela ABPITV, a terceira edição do evento acontece entre 19 e 22 de fevereiro de 2013, no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro.
Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (ABPITV)
A ABPITV reúne produtoras independentes de conteúdo do audiovisual para televisão e novas mídias e conta com 268 associados de diversas regiões do Brasil. Fundada em 1999, no Rio de Janeiro, a associação comemora mais de uma década trabalhando pelos seus principais objetivos: auxiliar no desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro; representar o setor em diversos fóruns de debates; incentivar a produção e novos modelos de negócio; analisar e estimular a utilização da legislação do setor, participando ativamente de suas regulamentações e alterações; oferecer capacitação ao produtor e apoiar a atuação do empresário brasileiro no mercado internacional.
Comentários