Rio de Janeiro tornarará-se capital internacional da energia, em setembro

Organizada pelo IBP, a Rio Oil & Gas agora é ROG.E e terá lideranças globais presentes nos debates sobre transição energética, diversidade e novas tecnologias verdes, além de transformar a capital carioca na capital da energia para sua edição de 2024
Victor Montenegro, gerente executivo de Eventos e Novos Negócios do IBP

Entre os dias 23 e 26 de setembro, a indústria de energia estará com sua atenção voltada para o Rio de Janeiro. Um dos maiores eventos globais de energia, que já tinha realizado em 2022 a maior ocupação do Boulevard Olímpico desde a Rio 2016, volta à zona portuária carioca de um jeito diferente para abarcar mais discussões, pessoas e energias.

A Rio Oil & Gas, com 40 anos de tradição, agora é ROG.e e já nasce com um legado histórico. Com o lema “Conectando energias”, a conferência este ano vai ampliar seu escopo, abraçando mais atores em um cenário de transição energética e dando mais protagonismo para novas fontes de energia.

A gente já vinha trabalhando conteúdos mais transversais nas últimas edições, mas achamos que esses temas deveriam ter ainda mais espaço. O que a gente percebeu é que a marca do evento precisava refletir esse avanço. Temos feito um evento que acompanha a indústria e interage com diversas fontes de energia. Falamos de matriz energética e oportunidades para o Brasil se conectar ainda mais com o mundo”, explica Victor Montenegro, gerente executivo de Eventos e Novos Negócios do IBP.

Isso pode ser traduzido, por exemplo, no congresso, que recebeu o dobro de sinopses trabalhos técnicos – 1.608 em relação a 803 da última edição. Além de novos eixos temáticos - Soluções de Baixo Carbono; Pessoas, Cultura e Sociedade; e Financiabilidade da Transição –, ele conta com um comitê organizador e técnico mais diverso e plural.

Impulsionando a economia do Rio de Janeiro

Para dar vazão às novas discussões, o evento contará ainda com oito pavilhões na região. Serão 60 mil m² de área construída - mais do que os 51 mil m² de 2022 -, além da ocupação do próprio Boulevard Olímpico como área de convivência e espaços para embarcações e flutuantes atracados no Pier Mauá. Tudo isso para receber mais de 60 mil pessoas ao longo de quatro dias.

Para que a zona portuária possa ocupar um evento desse porte, o IBP está reformando dois armazéns - liberando espaços que vão duplicar a capacidade de exposição da região -, além de construir rampas, banheiros e uma passarela coberta que interligará os dois lados do Boulevard, trazendo mais comodidade aos participantes.

Na última edição, nós levamos a ROG.e para o centro da cidade. Foi um desafio enorme em termos de estrutura, mas, com isso, tivemos um evento muito mais conectado à cidade e com uma visão mais contemporânea. Foi muito bom ver as pessoas ocupando a rede hoteleira e usufruindo dos atrativos da região com segurança. Atuamos junto dos órgãos públicos para reforçar a sensação de segurança e acolhimento durante o período do evento”, indica Montenegro.

A venda de ingressos já está disponível em diferentes formatos, como o ROG.e VIP Pass, que permite uma experiência completa no evento, abrangendo todas as sessões, eventos paralelos e espaços, inclusive o ROG.e Club, área vip do evento.

Programação mais ampla e diversa

Outras duas novidades para a próxima edição são reflexos da maior internacionalização da ROG.e e o aumento de eventos paralelos, com o intuito de atrair um público ainda mais plural. Em 2024, a exposição vai ter mais espaços dedicados às discussões sobre Diversidade, Equidade e Inclusão, um fórum exclusivo para as energias renováveis, além de uma arena para startups e estudantes.

O espaço será dividido entre congresso – que contempla os Strategic Talks, Diálogos, sessões exclusivas e apresentação de trabalhos técnicos -, exposição e seis eventos paralelos: iUP Innovation Connections, uma das novidades da edição; Arena de DE&I; Young Summit; Arena de Renováveis e Biocombustíveis; Fórum Onshore; e Arena de Lubrificantes.

A programação já tem confirmados nomes como Anders Opedal, CEO da Equinor; Patrick Pouyanné, CEO da TotalEnergies; Wael Sawan, CEO da Shell; Magda Chambriard, Presidente da Petrobras; Roberto Monteiro, CEO da PRIO; Liz Schwarze, VP Global Exploration da Chevron; Gordon Birrell, EVP Production & Operations da bp; e Maiza Goulart, Gerente Executiva do CENPES, entre outros.

Temos uma programação de altíssimo nível, com importantes lideranças no setor de energia mundial. E com os eventos paralelos, como por exemplo, o iUP Innovation Connections, voltado para startups e estudantes, e a Arena de Diversidade, teremos conteúdo para todos os públicos nesta edição”, conclui Montenegro.

* Fotos Destaques: Divulgação/Assessoria

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.