A Prefeitura do Rio anunciou, nesta quinta-feira (29), um plano gradual de flexibilização das medidas de restrição na cidade. Serão 3 etapas, de 2 de setembro até 15 de novembro.
O anúncio também incluiu a programação para o réveillon e o carnaval e uma celebração de quatro dias com diversos eventos pela cidade, entre 2 e 6 de setembro.
A primeira etapa, que prevê a reabertura de estádios e boates com 50% do público, depende de 77% dos cariocas já terem recebido a primeira dose da vacina contra a Covid e 45%, a segunda dose.
Hoje, no Rio, há 3.727.738 pessoas vacinadas (73% da população adulta) com primeira dose, e 1.536.740 imunizados com as duas doses.
A meta da prefeitura é ter, até o início de setembro, 4.751.823 vacinados com a primeira dose – 91% da população adulta. Até novembro, o objetivo é atingir 93% de imunizados com a primeira dose e 90%, com as duas doses.
Segundo o prefeito Eduardo Paes, a reabertura será acompanhada de uma celebração de quatro dias, entre 2 e 5 de setembro, em toda a cidade .
Entre 2 e 5 de setembro, a prefeitura prevê:
- fechamento de ruas para o trânsito;
- eventos em pólos gastronômicos;
- DJs em pontos da orla;
- iluminações e projeções;
- apresentações musicais;
- ponto facultativo no dia 3 de setembro (sexta-feira);
- manifestações culturais e artísticas em centenas de pontos com priorização de artistas locais;
- meia entrada nos principais pontos turísticos da cidade;
- mapping e orquestra nos Arcos da Lapa;
- programação especial nas cidades das Artes e do Samba;
- atividades em todas as vilas olímpicas da cidade;
- meditação, tai chi chuan e ioga em praças e parques;
- Taça Renasce Rio: partida comemorativa ("de preferência no Maracanã", diz Paes) com 50% do público;
- campeonato de futebol solidário em comunidades;
- Jogos de Botequim.
Segundo o prefeito o Rio vai ter o 'Maior réveillon da história'" e que o carnaval, se tudo caminhar como o previsto, será realizado.
Paes disse que semana que vem a prefeitura divulga o caderno de encargos da festa de Ano Novo e lembrou que a cessão do Sambódromo foi assinada.
"Já estamos quase fechando os detalhes do apoio e do patrocínio que a prefeitura fará para as escolas de samba. Há uma cláusula que diz: 'Olha, caso não aconteça, na data programada, as escolas terão a obrigação de fazer numa data programada pela prefeitura'. Mas nós estamos programando diante dos dados – aí, desculpe, são os epidemiologistas que podem nos dizer – que a gente vai ter, sim, réveillon e carnaval."
Projeto de liberação do Rio de Novo
O anúncio é considerado um "plano de voo" das atividades que vão ser liberadas até o fim do ano, conforme o avanço da vacinação.
O prefeito explicou que pretende vacinar adultos com a primeira dose até o dia 18 de agosto. E, assim como projetou um calendário de vacinação, decidiu anunciar um calendário para o carioca "poder ter de novo uma vida normal". O plano foi denominado Rio De Novo.
Pré requisito para redução de restrições:
- Cenário epidemiológico favorável
- Continuidade da chegada de vacinas
- Manutenção da vacinação dos cariocas
- Alta cobertura vacinal completa acima de 60 anos
A realização do plano anunciado nesta quinta vai depender da concretização do calendário de vacinação, que pretende imunizar todos adultos, com a primeira dose, até agosto.
Na véspera, o prefeito Eduardo Paes (PSD) admitiu que tentou pressionar Brasília, quando divulgou o calendário de vacinação com base na estimativa de entrega das vacinas do governo federal.
Rock in Rio e feriado
O período de um ano de celebrações termina em 2 de setembro, exatamente quando começa o Rock in Rio 2022 – a edição de 2021 foi adiada devido à Covid.
Paes anunciou nesta quinta que pretende que a abertura do evento, em 2 de setembro de 2022, seja transformada em feriado na cidade – a pauta depende de aprovação da Câmara Municipal. A data seria chamada de Dia do Reencontro.
A organização do festival promete divulgar, nas próximas semanas, novidades e nomes de bandas e artistas confirmados.
Liberação de eventos e regras para o turismo
No dia 04 de maio o Rio de Janeiro já havia liberado a realização de eventos com capacidade reduzida e mantendo a realização de shows suspensa
O Governo do Estado do Rio divulgou mudanças nas medidas restritivas em vigor para conter a Covid. Ainda está suspensa a realização de shows, mas foram liberados alguns tipos de eventos, com capacidade de lotação máxima de 40% em locais fechados e 60% em ambientes abertos.
Confira o que já estava liberado:
- feiras de negócios e exposições;
- eventos corporativos, congressos, workshops, conferências, seminários, simpósios, painéis e palestras;
- casamentos, bodas, aniversários, formaturas, coquetéis e confraternizações;
- eventos em ambientes abertos, como parques e praças;
- food parks, somente para a venda de gêneros alimentícios e bebidas.
- Fica mantido o funcionamento de lojas de comércio de rua, salões de beleza, barbearias, com agendamento prévio, e atividades de ambulantes legalizados.
O decreto publicado no Diário Oficial do dia 04 de maio de 2021 também exige o distanciamento mínimo 1,5 metros.
Segundo o decreto, caso haja conflitos, prevalecem as regras estipuladas pelos municípios, que estão autorizados a promover barreiras sanitárias nas rodovias estaduais, se necessário.
Os hotéis e pousadas deverão observar as regras estabelecidas no programa "Rio de Janeiro Turismo Consciente".
As áreas de lazer só poderão funcionar com 40% de sua capacidade. O funcionamento de academias nesses locais deve manter a limitação de 40%, devendo ser incentivado aos usuários a sanitização dos equipamentos.
Locais como museus, bibliotecas, cinemas, teatros, parques de diversões e jardim zoológico não terão horário para início de funcionamento, mas devem encerrar atividades até as 22h.
Comentários