Evento foi marcado pela presença maciça dos 27 secretários de Turismo dos estados brasileiros e do ministro, Luiz Barretto
No prelúdio das discussões o ministro Luiz Barretto destacou a importância da reunião para a oxigenação do turismo brasileiro. “São em eventos desse tipo que podemos discutir melhorias, lapidar projetos e afinar parcerias que vão afetar, positivamente, no andamento do setor. O Fonetur tem sido um grande impulsionador deste mercado em todos os sentidos. Este é um momento para apontar problemas e levantar soluções”, comenta.
O secretário de Turismo, Airton Pereira, defendeu a recente medida de descentralização de verbas provenientes de parcerias entre o Ministério do Turismo, organismos oficiais e iniciativa privada, através dos R$ 100 milhões de convênio com o Banco Interamericano do Desenvolvimento – BID. “Através dessa proposta vamos passar com clareza as estratégias do Ministério para a promoção nacional, e isso será de estrema importância para que o viajante saiba as potencialidades de cada região”, ressalta.
Promoção Nacional
“As promoções turísticas do Brasil devem ser alinhadas com a Embratur e com o Ministério”. As palavras de Jeanine Pires foram reforçadas com uma das propostas que a presidente da entidade apresentou durante o salão: uma nova agenda de promoção comercial com a data dos maiores eventos do Brasil, que já está disponível no site do Mtur. A medida, segundo ela, é para evitar confusões. “Queremos que todas as regiões estejam a par do que acontece no turismo brasileiro e por isso insisto em dizer que, tanto o Ministério como a Embratur, devem ser informados sobre possíveis encontros”, explica.
A presidente lembrou ainda que, em setembro próximo, começa a campanha de promoção dos 13 mercados prioritários incluídos no Plano Aquarela. “É mais uma forma de alavancar e colocar o nosso pais na rota do turismo nacional e internacional”, finaliza.
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