A secretária do Turismo, Abgail Pereira, fez um balanço do RS Mais Turismo realizado desde o dia 9 de abril, quando teve início em Caxias do Sul. "Estamos encerrando esta ação com todos os atores que constroem o turismo no Rio Grande do Sul bastante mobilizados. Conseguimos superar os obstáculos e reunir, em todas as regiões por onde passamos, o Poder Público, a iniciativa privada e a academia. Isso nos dá a certeza que acertamos nesta estratégia. Todos estão olhando o turismo como um vetor da economia", ressaltou. Abgail disse ainda que quando assumiu "não queria inventar a roda, mas fazer com que ela girasse. O RS Mais Turismo, que termina consagrado de êxito, mostrou que ela está andando para frente".
O secretário do Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, cumprimentou a Setur pela realização dos eventos. "O turismo tem de trabalhar de forma integrada e precisamos do Estado para fazer a articulação. E este tipo de iniciativa é importante porque nos tira do isolamento", avaliou. A presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), Ana Cláudia Bitencourt, afirmou que o "RS Mais Turismo é único em nosso Estado e foi algo muito democrático, onde todos foram convocados para participar e que irá auxiliar todas as regiões gaúchas".
A titular do Turismo apresentou à plateia o Plano Diretor do Turismo, composto pelos planos de Desenvolvimento e de Marketing e destacou que, agora, o Rio Grande do Sul tem uma política de pública de Estado. Além disso, destacou os quatro programas nos quais a Setur trabalha: fortalecimento da gestão do turismo, qualidade da oferta turística, promoção e apoio à comercialização do turismo e Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Neste último item, relembrou que nunca o RS havia acessado o programa. "Hoje, graças ao empenho da Setur, teremos US$ 45 milhões para aplicarmos no corredor turístico Porto Alegre - Campos de Cima da Serra".
Outro aspecto abordado por Abgail foi com relação à qualificação do receptivo. "Estamos construindo nove Centros de Atenção ao Turista na linha de Fronteira e um em Porto Alegre, além de reformarmos os que já existem na rodoviária e no aeroporto da Capital. Nossa proposta é que não seja só um centro de informação, mas de acolhimento ao visitante com uma central de atendimento trilíngue, totens informativos e chimarródromo".
Qualificação
A qualificação profissional, considerada pela secretária como um dos principais legados da Setur para a Copa do Mundo, também mereceu destaque. "Por meio do Pronatec Copa na Empresa, estamos qualificando os gaúchos de 16 municípios. Nossa meta é chegarmos a 2014 com mais de 10 mil pessoas qualificadas", disse.
A Copa do Mundo também foi citada no RS Mais Turismo da Capital. "Estamos trabalhando para que Porto Alegre seja a melhor sede da Copa, pois nosso objetivo é que os turistas desejem retornar ao Estado. Temos excelentes produtos para oferecer no nosso mapa turístico, mas queremos mais, como o enoturismo e o turismo religioso, por exemplo. Quanto maior o número de atrativos, mais competitivo o Estado se torna frente a outros mercados".
Centro de Eventos
A construção do Centro de Eventos do Estado foi pauta da reunião. Abgail ressaltou que o forte do Rio Grande do Sul é o turismo de eventos e que, para melhor atender a demanda, Porto Alegre receberá um equipamento de nível mundial. "A Capital tem de crescer ainda mais e buscar uma maior competitividade. Para isso, é importante que tenhamos um Centro de Eventos, que era uma reivindicação antiga do setor e que nunca havia sido abraçada por ninguém até nós a colocamos na pauta", afirmou a secretária. Abgail repetiu a frase dita em todos os 25 encontros regionais realizados até esta quinta-feira. "Um lugar só é bom para o turista se for bom para quem vive nele".
RS Mais Turismo
Os Encontros Regionais RS Mais Turismo percorreram as 26 regiões turísticas definidas no Plano de Desenvolvimento do Turismo: Uva e Vinho; Rota das Araucárias; Vale do Taquari; Porto Alegre e Delta do Jacuí; Vale do Rio Pardo; Jacuí Centro; Vale do Rio dos Sinos; Centro-Serra; Vale do Paranhana; Alto da Serra do Botucaraí; Rota do Yucumã, Hortênsias; Rota das Terras; Campos de Cima da Serra; Costa Doce; Pampa Gaúcho; Fronteira; Rota Missões; Rota do Rio Uruguai; Central; Vale Jaguari; Rota Águas e Pedras; Litoral Norte; Cultura e Tradição, Terma e Lagos e Vale do Caí.
Com foco na gestão, qualificação e promoção, os Encontros Regionais RS Mais Turismo identificaram o atual ciclo de desenvolvimento de cada região e fizeram propostas de ações específicas para aumentar a competitividade. Esse modelo de organização, que adota a região turística como referência territorial para fins de planejamento e gestão, permite a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo de forma equilibrada, considerando todas as diversidades e potencialidades dos municípios envolvidos sob a ótica do desenvolvimento integrado. Além disso, possibilita o aumento da competitividade das regiões turísticas e da qualidade dos produtos, gerando impactos positivos nas economias locais.
"Um lugar só é bom para o turista se for bom para quem mora nele”
Repeti essa frase nos 25 Encontros Regionais “RS Mais Turismo” que realizamos no Estado, percorrendo as 26 regiões turísticas, com o objetivo de estruturar e consolidar a ação regionalizada, identificando o atual ciclo de desenvolvimento de cada uma delas e apresentando ações específicas para aumentar sua competitividade.
Hoje, quando chegarmos na nossa última edição, no encontro em Porto Alegre, certamente será dita outra vez. Muito mais do que uma frase de efeito, representa o pensamento dominante no trabalho que estamos realizando à frente da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), dando prosseguimento às medidas adotadas desde o início de nossa gestão, quando nos debruçamos na instituição de uma política pública para o turismo do Rio Grande do Sul, até então inexistente.
Com esse propósito elaboramos o Plano Diretor do Turismo, formado pelos planos de Marketing e de Desenvolvimento, e, além disso, identificamos a diversidade das nossas regiões turísticas. Para fortalecer a aplicação das diretrizes aprovadas, merece destaque a criação do Conselho Estadual do Turismo (Conetur), que tem o papel de monitorar a execução do Plano Diretor, ou seja, de fazer com que ele, efetivamente, seja colocado em prática.
Quando assumimos, difundimos nosso entendimento de que o turismo precisa ser impulsionador do desenvolvimento econômico do Estado, mas, sobretudo, deve servir de passaporte para a melhora da qualidade de vida do povo gaúcho. O desafio da aplicação dessa política é garantir que, ao mesmo tempo em que os investimentos em infraestrutura resultem em maior conforto na mobilidade, na estadia e nos serviços ao turista, também alterem positivamente as condições de vida das pessoas que residem nos locais que estão recebendo tais investimentos, ampliando seus horizontes e suas possibilidades de realização profissional e social.
Para tanto, estamos investindo na promoção de nossos destinos, divulgando o RS em feiras e eventos nacionais e internacionais. Assim, nosso objetivo é que cada vez mais os turistas sintam-se atraídos a conhecer o Rio Grande do Sul. Afinal, nos diferenciamos dos demais Estados brasileiros por termos opções turísticas o tempo todo! E o resultado já pode ser constatado pelo anuário do Ministério do Turismo que apontou que, em 2012, o RS apresentou um crescimento de 12% na entrada de turistas estrangeiros quando a média nacional ficou em cerca de 5%.
Nosso maior investimento, contudo, aliado à promoção, ao marketing e à infraestrutura, é a qualificação profissional. A Setur tem investido nas pessoas e no seu aperfeiçoamento e expansão profissional. Foram ofertados 52 cursos de qualificação em 16 municípios. Somente em 2011, qualificamos 75 gestores públicos. Em 2012, abrangemos aproximadamente mil profissionais. Queremos chegar a 2014 com mais de dez mil pessoas qualificadas, pois acreditamos que esse seja um importante legado que a Copa do Mundo de 2014 nos deixará.
Entendemos que a alma de um lugar está na sua cultura, na sua história e na sua gente, com suas multiplicidades que se unificam em atitudes comuns, dando origem ao que podemos chamar de “jeito de ser”. Queremos, pois, que o nosso jeito de ser e de tratar continue expandindo fronteiras, cada vez com mais competência e alegria, porque pensamos o Rio Grande do Sul para o Brasil e para o mundo, mas, antes e acima de tudo, para todos os gaúchos.
Abgail Pereira
Secretária de Estado do Turismo do Rio Grande do Sul
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