RN quer atrair eventos internacionais e turista corporativo

O estado acaba de lançar a Emprotur e vai investir R$ 4 milhões em divulgação e promoção turística

Conquistar o turista de negócios, atrair eventos corporativos e incrementar o número de visitantes estrangeiros são as três ações majoritárias concentradas no topo da pirâmide do setor turístico do Rio Grande do Norte. Para que o nicho continue com ainda mais força e que estas e outras ações sejam concretizadas com proficiência, acaba de ser criada a Emprotur – Empresa Potiguar de Promoção Turística.

 

O evento de lançamento aconteceu nesta terça-feira (23), no Hotel Bourbon Convention Ibirapuera, em São Paulo, e contou com as presenças do secretário de Turismo do Estado, Fernando Fernandes; do diretor presidente da Emprotur, Armando José; do presidente executivo do Natal Convention Bureau, Neiwaldo Guedes; do presidente da ABIH - Rio Grande do Norte, Enrico Fermi Fontes; dentre outras autoridades.

 

Segundo Fernando Fernandes, o governo, em parceria com a iniciativa privada, vai investir até o final deste ano R$ 4 milhões na promoção e divulgação do Rio Grande do Norte. “Do valor despendido, R$ 62 mil já foram, inclusive, destinados para a área de eventos e turismo corporativo e até dezembro vamos injetar mais R$ 40 mil neste nicho”, completa. A previsão para 2009 é ainda maior: no total serão gastos R$ 9 milhões em divulgação.

 

Além dos investimentos no setor turístico nacional, que gera anualmente ao estado cerca de R$ 500 milhões, o Rio Grande do Sul está de olhos bem abertos em outro mercado: o visitante estrangeiro corporativo. “Queremos estimular a vinda desse público e fazer com que tragam seus eventos pra cá”, explica Fernandes ao anunciar a recente reforma do centro de convenções de Natal. “Ampliamos a nossa área de eventos, que hoje está apta a receber até 15 mil pessoas em um ambiente totalmente privilegiado, a praia de Ponta Negra”.

 

Segundo Fernandes, o centro de convenções da capital sedia uma média de 230 convenções por ano, quantidade ainda considerada pequena. “Nosso forte são os eventos locais e nacionais. O número de encontros internacionais ainda é pífio, mas certamente vai ser estimulado com o lançamento da Emprotur e com os copiosos investimentos que estão sendo feitos no setor. Outra vantagem é que estamos situados a 6 horas da europa e pretendemos nos tornar uma grande porta de entrada de visitantes estrangeiros”, garante. A reforma do espaço vai gerar um incremento de 25% no fluxo de turistas de Natal.

 

Caos Aéreo

 

Enquanto as injeções de capital no Rio Grande do Norte seguem vertiginosas, a estrutura aeroportuária da região se mantém na contramão desse desenvolvimento. Fernandes explica que a Infraero já foi informada sobre os problemas vigentes, mas continua inerte. “Estou cansado de pedir melhorias. Já mostrei a necessidade de reformas, mas nada foi feito. Recentemente passamos cinco meses com uma escada rolante quebrada e dois meses com um ar condicionado sem funcionar. Mesmo assim não existe sequer uma previsão de quando nosso aeroporto vai sofrer alterações”, lamenta e almeja: “assim que tivermos uma audiência com a Infraero e definirmos o projeto de melhorias, serão necessários apenas 12 meses para que possamos receber qualquer visitante". O secretário defendeu ainda a privatização de todos os aeroportos brasileiros. "Essa é solução mais viável em nosso país", sugere.

 

FOTO: Secretário de Turismo do Rio Grande do Norte(Fernando Fernandes) e diretor presidente da Emprotur (Armando José e Silva)

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