O sotaque espanhol tomou conta de São Paulo nesta terça-feira (30), durante coletiva de imprensa realizada no Centro de Convenções da FAAP. Oscar de Los Santos e Artigas Barrios, prefeitos de Maldonado e Rocha, respectivamente, províncias localizadas na região de Punta Del Este, falaram sobre condições de investimento e atrativos turísticos.
Na ocasião, o prefeito de Maldonado apresentou importantes projetos estratégicos para o desenvolvimento da região. Destaque para a construção do anel viário (27 km de estrada pavimentada); novo e moderno Centro de Convenções e projeto portuário Piedras Del Chileno, situado no acesso a Punta Del Este. O equipamento permitirá receber embarcações esportivas e navios privados de grande calado.
As ações programadas no plano traçado até 2025 contemplam o fortalecimento do Mercosul como pólo turístico receptivo internacional, focado nos mercados europeu e norte-americano. “A união de esforços entre Uruguai, Brasil, Paraguai e Chile garante maior competitividade a todos os países”, afirmou o líder uruguaio Oscar de Los Santos.
Punta Del Este, considerada o balneário mais sofisticado da América Latina, vive um crescimento na demanda de europeus e norte-americanos (média de 7% a 8% por ano). Buscam refúgio para seus investimentos em um mercado seguro e com crescimento sustentável. Já os brasileiros, de acordo com pesquisas, são aqueles que usam os hotéis mais luxuosos e alugam as residências de primeira categoria do balneário. Segundo Oscar de Los Santos, “o fluxo turístico cresce anualmente cerca de 14%; sendo o principal público os turistas argentinos, seguidos dos uruguaios e, depois, os brasileiros”.
Como exemplo concreto da chegada dos empresários brasileiros no Uruguai, Artigas Barrios citou o Grupo Fasano, que está investindo na construção de um hotel nas proximidades de Punta Del Este.
O prefeito da Província de Rocha, estância que fica na fronteira com o Brasil, está direcionando suas estratégias para aumentar a urbanização através de planos de sustentabilidade. Para ele, a paisagem natural, o valor acessível da terra e a política de governo fazem de Rocha “terra das oportunidades”.
Estas iniciativas posicionam a região como pólo catalisador e multiplicador de ações integradas entre os países da América do Sul, como Chile, Argentina, Brasil e Paraguai. Além disso, tal posicionamento coloca o Uruguai como modelo de desenvolvimento turístico para todos os países do Mercosul.
Outro fator que coloca Punta Del Este em posição de destaque é o moderno sistema de comunicação, o que motiva ainda mais a presença de empresários e investidores na região.
Após a coletiva, as autoridades ministraram palestra aos estudantes da FAAP, onde estiveram presentes a consulesa-geral do Uruguai, Brígida Scaffo Erviti, e o professor responsável pelo curso, Victor Mirshawka. O evento faz parte de um plano estratégico que tem como objetivo atrair os jovens para o destino e sensibilizá-los para a promoção de intercâmbio cultural. Com esta ação, o governo uruguaio atrai, posteriormente, todos os familiares, que podem adotar o país como segunda residência. (VB)
Comentários