Publicitários Negros abre edital para apoiar ida de jovens negros ao Festival de Criatividade de Cannes Lions

O grupo "Publicitários Negros" recebe suporte de diversas organizações para fomentar a representatividade no principal evento da indústria publicitária.

Embora haja ainda um longo caminho a ser percorrido, é inegável que o mercado de comunicação e criatividade vem avançando no processo de inclusão racial. Contudo, a busca pela igualdade esbarra em diversos obstáculos relacionados ao racismo estrutural presente em nossa sociedade, que ainda se manifesta em suas diversas formas. Diante deste cenário, o coletivo Publicitários Negros, que há mais de cinco anos luta pela representatividade no setor, decidiu apoiar a ida de três jovens negros ao Cannes Lions. Para tanto, o PN convocou o mercado a oferecer cotas de patrocínio para cobrir 100% dos custos de deslocamento, hospedagem e alimentação dos selecionados. O edital para a seleção foi aberto ontem (18) e o PN espera contar com a participação essencial do mercado para a concretização dessa iniciativa.

Para quem não está familiarizado com a iniciativa, é importante contextualizar o processo que levou ao objetivo inicial de arrecadação e à convocação de jovens negros talentosos na área de criação para se inscreverem. Desde o ano passado, foram realizadas conversas com a organização do festival, diante das críticas sobre a falta de representatividade no principal evento da indústria publicitária. Como resultado dessas conversas, Simon Cook, CEO de Cannes, se reuniu com a equipe e promoveu uma mudança que permitiu um crescimento de 800% no número de participantes brasileiros negros no evento. No ano passado, apenas uma pessoa negra participou, enquanto neste ano o número subiu para oito. Além disso, o festival ofereceu credenciais de acesso para que os jovens profissionais selecionados possam acompanhar o evento pessoalmente.

Com base nessas negociações, o Publicitários Negros lança a seleção para que jovens profissionais tenham a chance de participar e aproveitar a oportunidade de aprimoramento profissional, além de contribuir para o desenvolvimento de conteúdos mais diversos e inclusivos no mercado. A presidente do conselho do PN, Luna Lima, afirma que a ideia tem sido gradualmente incorporada pelo mercado, “Graças à colaboração de empresas como a Smiles, a Globo e agências como Wunderman Thompson, Talent Marcel, FCB e Almap BBDO, bem como o apoio de Vox Haus e B&Partners, além de profissionais aliados, nossos jovens talentos terão a chance de sentar-se à mesa e se alimentar direto de uma grande referência para a publicidade no Brasil. Há um movimento de sensibilização quanto à demanda, mostrando que há um entendimento das especificidades quanto à luta por igualdade”, destaca Luna.

Os três jovens que serão selecionados para a bolsa de desenvolvimento criativo serão escolhidos com base na avaliação das ideias que apresentarem sobre como usar a experiência adquirida para impulsionar suas carreiras e destacar profissionais com perfis semelhantes. “Nossa intenção é instituir uma semente que, num futuro breve, tenha alcance para além do mercado publicitário”, comenta Luna.

O coletivo Publicitários Negros continuará com sua batalha em prol de uma cultura mais justa, em especial dentro de sua área de atuação, com o intuito de proporcionar chances de inclusão, aprimoramento e networking para profissionais negros, por meio de ações contínuas que gerem oportunidades. A participação de jovens talentos em eventos e iniciativas de destaque no mercado é de extrema relevância para a criação de um vínculo saudável em favor da equidade.





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