Programa Parada Tri Legal seleciona 30 empresas

O programa irá qualificar e aperfeiçoar a pessoa física ou jurídica que exerça atividade de prestação de serviços turísticos ao longo das estradas gaúchas.












As 30 empresas que receberão qualificação - através de edital de chamada pública - por meio dos cursos gratuitos oferecidos pelo programa Parada Tri Legal - Conforto e Segurança na Estrada serão selecionadas nesta quinta-feira (12) por um grupo de trabalho formado pela Secretaria do Turismo (Setur/RS) e Sebrae-RS. A divulgação dos estabelecimentos ocorrerá na sexta-feira (13).

O programa é uma iniciativa da Secretaria do Turismo (Setur/RS) em parceria com o Sebrae/RS e irá qualificar e aprimorar os serviços dos empreendimentos ao longo da BR-116, no trecho entre Vacaria a Jaguarão.

Os estabelecimentos comerciais de artesanato, alimentação, meios de hospedagem, postos de combustíveis e lojas de conveniência focados no atendimento de turistas poderão realizar os cursos de qualificação dentro de suas próprias empresas nas áreas de atendimento ao cliente, consultoria de finanças, design, segurança e manipulação de alimentos e análise e desenvolvimento de cardápio.

O objetivo do programa é qualificar o receptivo turístico gaúcho e aprimorar a hospitalidade aos turistas que chegam ao Brasil pelas estradas ou que estejam em deslocamento pelos destinos turísticos entre o interior, Capital e litoral.

Trinta empreendimentos serão contemplados, desde que sejam micro e pequenas empresas, ou sejam estabelecimentos comerciais de artesanato, alimentação, meios de hospedagem, postos de combustíveis e lojas de conveniência focados no atendimento de turistas.

"Com o projeto, a Setur promoverá os locais preparados para o atendimento ao turista localizados na BR-116, no trecho entre Jaguarão e Vacaria, criando referenciais de qualidade no atendimento e no acolhimento aos turistas, resultando na melhoria dos produtos e serviços dos estabelecimentos", afirma a secretária do Turismo, Abgail Pereira.

De acordo com cronograma, na próxima semana, dias 17, em Caxias do Sul, e 18, em Jaguarão, serão realizadas reuniões de alinhamento e assinatura dos termos de cooperação com as empresas selecionadas.

Cidades contempladas: Porto Alegre; Canoas; Esteio; Sapucaia do Sul; São Leopoldo; Novo Hamburgo; Estância Velha; Ivoti; Dois Irmãos; Morro Reuter; Presidente Lucena; Picada Café; Nova Petrópolis; Caxias do Sul; São Marcos; Vacaria; Jaguarão; Arroio Grande; Capão do Leão; Pelotas; Turuçu; São Lourenço; Cristal; Camaquã; Sentinela do Sul; Barra do Ribeiro, Tapes e Guaíba.

Informações sobre o programa estão disponíveis no site da Setur/RS (www.turismo.rs.gov.br) e do Sebrae/RS (www.sebrae-rs.com.br) ou pelo telefone (51) 3288-5431.

Fonte: Setur RS