Profissionais de turismo marcam presença no FTN em Florianópolis

FTN em Florianópolis reuniu profissionais de turismo para Mostra de Turismo, passeios por Florianópolis e palestras de qualificação.
Mesa de abertura do FTN: Miguel Goby, presidente da Adjori, Breno Pockszevnicki, coordenador geral do MTur, Beto Martins, secretário de turismo de SC, Marta Lobo, presidente do FTN, Maria Claudia Evangelista, secretária de turismo de Florianópolis, Valdir Walendowsky, presidente da Santur e Ely Ribeiro, presidente da ABAV-SC



Agentes de viagens vindos em caravanas de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, além de empresários, jornalistas e demais profissionais do turismo de todo o Brasil participaram da IV edição do FTN (Fórum de Turismo de Negócios), realizado em setembro. O evento, que aconteceu no Hotel Jurerê Beach Village, em Florianópolis (SC), contou com Mostra de Turismo, passeio pelos principais pontos turísticos de Florianópolis no Floripa By Bus, palestras de qualificação sobre Mídias Sociais, Tecnologia, Sazonalidade e Empreendedorismo.

A palestra de grande sucesso entre os profissionais foi “Mídias Sociais e seu Impacto no Negócio do Turismo”, ministrada por Gil Giardelli, professor na ESPM e especialista em ações colaborativas e inovação digital. Álvaro Ornelas, consultor em Gestão do Sebrae-SC, ministrou palestra sobre Gestão do Turismo com combate à sazonalidade. Joel Fernandes, engenheiro especialista em marketing e colunista na revista empreendedor, falou sobre Um Novo Empreendedorismo – maneira certa de tocar sua empresa. Houve ainda palestras de qualificação ministrada pela MSC Cruzeiros, Transmundi, Convention Bureau Guadalajara, Patagônia Chilena e sustentabilidade em Hotelaria e Destinos. Tanielson Campos, secretário de Turismo de Ribeirão Preto e Uta Schwietzer, diretora Executiva Câmara Brasil- China, fazem uma palestra sobre Turismo de Negócios.

Palestras atrairam a atenção do público na FTN



Mostra de Turismo

Além das palestras, os agentes de viagem puderam conferir as novidades na Feira de Turismo, onde expositores de principais destinos do Brasil puderam expor seus produtos e serviços para os profissionais. Entre os expositores das feira: MSC Cruzeiros, Operadora Transmundi, R&M Turismo, Viajes Punto Com (Argentina), Hotel Vila do Farol, Hotéis Gravatal, Recife Praia Hotel, Lorentz, Hotel da Barra, Sul Serra Hotel, Nordeste OFF Road, Harus, Cecomtur Executive Hotel, Câmara de Comércio e Industria Brasil – China, Hotel Las Torres, Repytur Operadora, Câmara de Comércio e Indústria Brasil – China, ABAV-SC (Associação Brasileira de Agentes de Viagens), Verdes Veredas Ecoturismo, Yasaí Biojóias.

Turismo catarinense em destaque na abertura do IV FTN

Maria Cláudia Evangelista, secretária de turismo de Florianópolis, ressaltou a vocação turística da capital do estado e sua evolução na realização de eventos. A cidade catarinense aparece em sexto lugar entre as cidades que mais realizam eventos internacionais no Brasil, segundo a ICCA (International Congress & Convention Association – ICCA). A secretária também aproveitou para anunciar o investimento de R$ 1 milhão do Ministério do Turismo na melhoria da sinalização do Estado.

A presidente do FTN, Marta Lobo, destacou a importância do turismo de negócios para os destinos turísticos. “O turismo de negócios é uma importante ferramenta para trazer o cliente e vender o destino”, analisa. Marta Lobo também ressaltou sobre a importância de discutir e praticar ações visando a sustentabilidade, um do temas inseridos nas palestras de qualificação ministradas para os agentes de viagens, jornalistas e estudantes durante o FTN.

O Secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Beto Martins, ressaltou as diferentes potencialidades turísticas do Estado que precisam ser mais divulgadas, pois as vezes os próprios catarinenses não as conhecem. Na avaliação do secretário, uma das marcas do estado são a forte influência das culturas estrangeiras radicadas por aqui e o próprio povo catarinense, que tem o prazer de receber as pessoas.

O presidente da Santur (Orgão Oficial do Turismo de Santa Catarina), Valdir Walendowsky, falou do prêmio “O Melhor da Revista Viagem e Turismo” na categoria “Melhor Estado do Brasil”, que Santa Catarina recebeu, pela sétima vez consecutiva da Editora Abril. “Esse prêmio foi concedido pelos próprios turistas que escolheram Santa Catarina como melhor estado”, explica.

Brasília apresentou diferentes opções de turismo no FTN, em Florianópolis

A capital Federal foi um dos destinos apresentados para os agentes de viagens, jornalistas e demais profissionais do turismo durante na IV edição do FTN (Fórum de Turismo de Negócios). Segundo a Diretora de Turismo da Secretaria de Turismo do DF, Isabel Toschi, o objetivo foi apresentar Brasília como a capital do Brasil, uma cidade que é o centro de negócios nacional e que oferece outras diversas opções de turismo como: arquitetônico, de lazer, religioso, de eventos, gastronômico, cultural, ecológico e rural.

Toschi destacou a importância do agente de viagem para o turismo de Brasília, tanto que toda estratégia de divulgação e marketing do Distrito Federal são voltados para os profissionais. “A secretaria de turismo acredita no trabalho do agente de viagem e por isso apoia o trabalho deles, investe na qualificação desses profissionais expondo e divulgando seus serviços e atrativos turísticos em eventos de turismo e em veículos de comunicação segmentados”, ressalta Toschi, que acrescenta sobre a preparação da cidade para receber o turista, tendo entre um dos grandes destaques o arrojado planejamento urbano, com ótima mobilidade urbana e uma vasta opção com qualidade na rede hoteleira.

O turismo de eventos aliado a turismo de lazer foi o principal ponto abordado pela Secretaria de Turismo do GDF (Governo do Distrito Federal), durante o FTN. Pela localização estratégica, e por ser uma cidade centro de grandes negócios, Brasília é muito procurada para a realização de eventos. A estimativa é que os evento represente 60% do mercado de turismo da capital Federal e 40% entre turismo de negócios, lazer e religioso. "Estamos preparados para receber todos tipos de eventos, possuímos infraestrura com centro de eventos e convenções, além de termos alternativas de turismo de lazer que complementam o mercado do turismo de eventos”, explica Isabel Toschi.

Mais investimentos colocam Ribeirão Preto na ponta em Turismo de Negócios

A cidade de Ribeirão Preto é hoje referência nacional em Turismo de Negócios e tal feito não se conquistou por acaso. A economia forte da região, sustentada principalmente no comércio, saúde, educação e no agronegócio, favorece a demanda por muitas reuniões, congressos e convenções, estimulando o turismo local e favorecendo a dinâmica do município.

Tanielson Campos é o primeiro a assumir a Secretaria de Turismo local, criada na gestão da atual prefeita, Dárcy Vera, e acredita ver na cidade um case de sucesso: “Ao assumir a secretaria, busquei entender a cidade e compreender o que tínhamos disponível para oferecer como nossa vocação turística”, comenta. Ribeirão é o principal pólo do nordeste paulsita, centro de uma região com quase 4 milhões de habitantes e conta atualmente com 10 centros de convenções e 10 mil leitos de oferta hoteleira.

“Nossa missão na Secretaria tem sido principalmente o de divulgação entre grandes empresários, corporações, feiras e aeroportos, com intuito de garantir um fluxo constante de grandes eventos em Ribeirão”, assinala Tanielson, que ministrou palestra no IV Fórum de Turismo de Negócios, em Florianópolis. A Agrishow, Stockcar, a Feira do Livro e os festivais de música João Rock e Carnabeirão são alguns dos destaques dentre os eventos realizados regularmente na cidade, que se prepara para receber a Seleção Francesa na Copa do Mundo de 2014.

A preparação para ser sub-sede da Copa inclusive tem sido intensa: “Um milhão de reais do Ministério de Turismo serão investidos em sinalização, 55 totens eletrônicos estão sendo instalados com informações turísticas em pontos chave do município, e 10 hotéis de grandes redes (tais como Blue Tree e Mercure) estão sendo construídos; além de capacitações preparativas oferecidas a profissionais”, destaca o Secretário.

Outro grande desafio para a cidade tem sido o de estimular o turismo de lazer entre os visitantes que vem a Ribeirão fazer negócios. Além do projeto de capacitação e implantação de 7 roteiros distintos (CCC – Chopp, cerveja e cachaça, gastronomia, cultura, esportes, parques, compras e do campo), a cidade quer construir uma Arena Multiuso e planeja ofertar passeios de balão.

Também buscando maior integração com a modernidade, a Secretaria desenvolve atualmente um website próprio e um app para smartphones com o mapa da cidade e informações turísticas. “Queremos oferecer uma cidade completa que seja um destino sustentável para empresários interessados em realizar grandes eventos, nacionais ou internacionais”, finaliza o Secretário.

Fonte: Assessoria de imprensa