Amazon Day Festival anuncia expansão para Emirados Árabes e Europa

Com lançamento de feira de exportação e projeção de movimentar mais de R$20 milhões em negócios, intitulada de Amazon Fair, a iniciativa que está prevista para acontecer em São Paulo, Dubai e Nova York, leva os temas da COP30 e conecta a bioeconomia de todo Brasil com os principais mercados do mundo

Idealizadores do projeto, Giovanni e Michelle Pereira

Amazon Day, projeto criado para promover a bioeconomia e o desenvolvimento sustentável da Amazônia, anuncia o lançamento da Amazon Fair, feira com abrangência internacional de negócios, exportação, importação e turismo que levará os principais temas da COP30 para o mundo. O evento de expansão acontece agora em novembro, com um jantar exclusivo, no espaço Ornare.

Idealizado pelo casal de empresários Giovanni e Michelle Pereira, o projeto Amazon Day nasceu com o propósito de aproximar o público urbano da Amazônia e das causas ambientais por meio de experiências imersivas e eventos de alto impacto. Com 5 edições, a primeira foi realizada na Casa Pompeia, em São Paulo, e 4 internacionais, se radicando em New York. 

As iniciativas consolidaram a marca como uma das principais pontes entre sustentabilidade, cultura e negócios no eixo Brasil–Estados Unidos, onde realizou a abertura do NYCXDesign (Festival de Design de Nova York) e entrou pro calendário do Climate Week em New York (um dos maiores e mais influentes eventos globais sobre clima).

Agora, o Amazon Day dá um novo passo com o lançamento da Amazon Fair, que nasce com o propósito de conectar o pequeno e médio produtor brasileiro a novos mercados internacionais, impulsionando a exportação de produtos da bioeconomia, fortalecendo cadeias produtivas sustentáveis e valorizando a cultura. O projeto prevê investimento inicial de R$2,5 milhões e a expectativa é de movimentar mais de R$20 milhões em negócios durante as feiras programadas.

Com edições anuais, a iniciativa já tem datas confirmadas para os próximos anos: Nova York, em setembro de 2026, e Dubai, em novembro de 2026. A escolha dos Emirados Árabes reflete o crescente interesse global pela economia verde após a realização da COP28 em 2023. “Dubai se tornou um hub estratégico que conecta Ásia, Europa e África, e é hoje um dos principais pólos de investimento em sustentabilidade e inovação”, destacam os organizadores.

O lançamento em São Paulo contará com expositores de destaque, entre eles Warabu (chocolates da Amazônia), Ubatuba Açaí (maior rede de açaí de Los Angeles), Ages (Bio ativos), Inatu (óleos essenciais amazônicos), Ekilibre (cosméticos) Fish Maria, Bom Dia Bubbles (espumante), Friocenter (peixes), Cerâmica Nezmah, AXCELL Aceleradora Amazônica, Ornare e FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia), que levará uma delegação de expositores regionais.

Entre os parceiros institucionais estão ApexBrasil, Sebrae e FIEB, além de Banco do Brasil, Azul Linhas Aéreas e Ornare como parceiros do evento de lançamento. A feira também contará com a colaboração de federações de indústrias de diversos estados brasileiros.

Durante o evento de lançamento, haverá um painel de negócios e sustentabilidade com a participação de executivos do Banco do Brasil, reconhecido como o banco mais sustentável do mundo, Azul Linhas Aéreas, Ornare, Instituto IPE e AXCELL Aceleradora Amazônica. O jantar será assinado pela Chef Benigna Neta.

Com DNA 100% sustentável, a Amazon Fair foi pensada para gerar impacto positivo em todas as suas etapas, da curadoria dos expositores à estrutura do evento. Todos os participantes passam por critérios que priorizam práticas sustentáveis, compensação de carbono e respeito ao meio ambiente. Cada visitante inscrito poderá plantar uma árvore na Amazônia ou na Mata Atlântica, em parceria com programas de reflorestamento. Além disso, parte dos stands será destinada gratuitamente a produtores da agricultura familiar e comunidades ribeirinhas, promovendo capacitação e oportunidades de mercado para novos empreendedores.

Para Ornare, que sedia o jantar de lançamento e é uma das apoiadoras oficiais da iniciativa, o projeto reflete valores que também fazem parte da essência da marca. Com presença global e práticas de ESG integradas ao negócio, a marca acredita que o verdadeiro luxo está na responsabilidade, na forma como cria, produz e se relaciona com o mundo. "A sustentabilidade é um pilar essencial da nossa cultura e se reflete em cada projeto, seja no Brasil, em Dubai ou na Europa”, afirma Esther Schattan, sócia-fundadora da Ornare.

Sustentabilidade não é um discurso, é um modelo de negócio. Nosso objetivo é mostrar que é possível unir desenvolvimento econômico e preservação ambiental. A Amazon Fair nasce para mostrar que a bioeconomia é sinônimo de inovação, cultura e potência econômica, conectando o Brasil ao mundo de forma ética e responsável”, afirmam Giovanni e Michelle Pereira, idealizadores do projeto.

Confira algumas imagens por Duo Comunica

Fonte: Assessoria