Presidente do Recife CVB, José Otávio de Meira Lins, apresenta os desafios turísticos de Pernambuco para a Copa de 2014

O presidente do Recife Convention & Visitors Bureau e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Pernambuco (ABIH-PE), José Otávio de Meira Lins, compôs a bancada de palestrantes, na última segunda-feira (14), durante workshop que comemorou os três anos de criação da revista Negócios PE. O evento reuniu também nomes como Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, Leonardo Estevam, diretor geral da Faculdade Estácio do Recife, e Frederico Amâncio, presidente do Complexo Industrial de Suape.

Tendo em mãos dados reunidos através de pesquisa realizada FGV/ EMBRATUR, Meira Lins pontuou os ‘Desafios turísticos de Pernambuco para a Copa de 2014’. “É de extrema importância que o trade turístico local saiba quem são e o que esperam os visitantes que desembarcarão em Pernambuco motivados pelo Mundial de Futebol de 2014. Precisamos estar preparados para recebê-los”, diz o presidente do Recife CVB. E não é de se estranhar tamanha preocupação, já que nos dias que seguem os jogos no Brasil, o país deverá receber um total de 600 mil turistas estrangeiros, sendo uma média de 83% deste público de gênero masculino e 19% com uma renda mensal entre R$20 mil a R$50mil.

“Não queremos ficar sem a nossa fatia do bolo, levando-se em conta que esses turistas deverão injetar mais de R$ 3,9 bilhões nos cofres brasileiros e gastam uma média de R$ 10 mil durante a viagem com alimentação, bebidas, hospedagens, transporte local, bilhetes para os jogos e presentes. É importante lembrar, que durante os jogos, três milhões de turistas brasileiros vão fazer circular R$ 5,5 bilhões na economia do país”, assegura Meira Lins.

A capital pernambucana promete estar entre as cidades-sedes mais disputadas durante a Copa do Mundo de 2014, fator que se justifica pelos principais interesses deste público, que leva em consideração em primeiro lugar o interesse pelos jogos de futebol (36%), seguido por aventura (20%), sol e mar (17%) e cultura (11%).  “83% dos visitantes que o Brasil receberá pretendem realizar turismo nos dias em que estiverem no país. Recife é uma cidade multicultural e que se destacará por apresentar temperaturas quentes e belezas naturais estonteantes”, diz José Otávio de Meira Lins. Recife, Olinda, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha deverão estar no mapa de 19% dos visitantes que optam por conhecer até seis destinos turísticos na sua estada no Brasil.

Para receber esse público, onde 42% dos visitantes escolhem hotéis de até três estrelas e 35% hotéis econômicos, a indústria hoteleira pernambucana oferecerá um total de 10 mil novos leitos até 2014. “Uma grande parcela dos equipamentos hoteleiros pernambucanos já estão em processo de retrofit, modernizando toda a sua estrutura. Com a vinda dos novos hotéis, a exemplo das redes Ibis, Beach Class e Rio Ave, será possível atender a toda a demanda que chegará para esse período”, finaliza Meira Lins.

Projetos Recife CVB

Destination Nordeste: Desenvolver a promoção nacional e internacional integrada dos destinos nordestinos que serão sede da Copa de 2014 (participação integrada em feiras e workshops, realização de business travel, famtours, publicidade em mídias direcionadas e redes sociais)

Recife – Pernambuco – Brazil – Outstanding, just like you: Preparar as empresas do Estado para receber viagens de incentivo internacionais e divulgar o Recife/PE como destino para viagens de incentivo, onde as grandes empresas premiam seus principais colaboradores ou clientes com viagem para o país-sede da Copa.

Pernambuco bom para o seu Negócio: Apresentar o estado de Pernambuco como destino preferencial para realização de eventos e viagens de incentivo. Cerca de 22% do público que viajou para África em 2010 teve sua viagem custeada pela empresa como objetivo de premiação.