De acordo com a organização, durante os três dias do evento, mais de 5.000 mil expositores de 52 países, representados em 448 stands nos três pavilhões do espaço Riocentro, localizado no bairro da Barra da Tijuca, geraram pelo menos R$ 4 milhões em negócios.
Entre os países participantes, Portugal se destacou pela 26ª vez na ABAV. “A demanda de turistas do Brasil foi a que mais cresceu nos últimos quatro anos no país”, ressalta Cecília Meireles, Secretária de Estado do Turismo de Portugal e convidada de honra da organização da ABAV 2012.
Segundo Cecília, a cada ano mais empresários atuantes no Turismo português são atraídos pelo evento, em busca de novos negócios. Durante a 40a ABAV, Portugal participou com um stand de 150 m², juntamente com 18 empresas e entidades regionais do setor – no ano passado, foram 16 expositores.
Em 2012, ainda por ocasião da ABAV, Portugal homenageou com a Medalha de Mérito Turístico a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), representada por seu presidente Marco Ferraz, o ator brasileiro Antonio Grassi, presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes) e atual Comissário-Geral do Ano do Brasil em Portugal e a cantora brasileira Roberta Sá.
Esta é a honraria mais importante do Turismo de Portugal, anualmente entregue a personalidades e organizações do mundo todo que contribuem de forma excepcional para a promoção de Portugal como destino turístico. No Brasil, até então haviam recebido a condecoração, a apresentadora Ana Maria Braga, a cantora Fafá de Belém, a TAP Brasil e a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens).
A entrega das medalhas ocorreu na quarta-feira (24) à tarde, no stand de Portugal, para a Braztoa e, à noite, para Antonio Grassi, na sede da Funarte, no Palácio Gustavo Capanema. A cantora Roberta Sá recebeu a homenagem durante um jantar para convidados, no Palácio São Clemente, na noite da quinta-feira (25).
Para Paulo Machado, diretor do Turismo de Portugal no Brasil, a participação do país na ABAV já é uma tradição. “Encerramos a 40a edição da feira bastante satisfeitos. O stand de Portugal traduziu muito bem a imagem que gostaríamos de transmitir. Em sintonia com o Ano de Portugal no Brasil, mostramos um país moderno, atualizado, em que tradição e modernidade convivem em harmonia, com vocação inquestionável de boa recepção a seus turistas, assim como foi revelado em uma pesquisa recente sobre a satisfação do viajante brasileiro em relação a Portugal. Quem foi gostou, pretende voltar e levar os amigos”, diz.
Comentários