A Organização Mundial do Turismo (OMT) oficializou nesta sexta-feira, 13, o ingresso de Porto Alegre em sua rede de membros afiliados. A formalização ocorreu na sede da organização em Madri, Espanha, em reunião do diretor executivo de Competitividade, Relações Exteriores e Associações do organismo mundial, Márcio Favilla, e da diretora do Programa de Membros Afiliados da OMT, Yolanda Perdomo, com o secretário de Turismo da capital gaúcha, Luiz Fernando Moraes. Os dirigentes deram as boas-vindas à capital gaúcha, cuja candidatura foi apresentada pela Secretaria Municipal de Turismo e aceita na assembleia geral da OMT ocorrida no final de agosto, em Victoria Falls, Zimbabwe.
“Essa articulação com a OMT nos coloca diante de um novo canal de comunicação e de contato com o mundo que nos permitirá buscar experiências bem sucedidas em outras cidades, realizar intercâmbios e ampliar a promoção turística de Porto Alegre”, avalia Moraes. A OMT possui 400 membros afiliados no mundo, entre empresas privadas e destinos, sendo 15 brasileiros. Além disso, Porto Alegre passa a ter acesso a pesquisas e estudos que compõem as bibliotecas física e virtual da organização.
Turismo Criativo – Na reunião também foi confirmado o apoio da OMT à 1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo, que ocorrerá em Porto Alegre dias 22 e 23 de outubro deste ano. O evento é uma realização da prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e tem o objetivo de debater e ampliar as informações sobre este novo segmento do turismo mundial que consiste em oferecer aos turistas experiências de aprendizagem em oficinas e cursos de conteúdo local e a possibilidade de vivenciar o destino como fazem seus moradores.
O tema Turismo Criativo despertou o interesse da OMT, que estuda incorporar o novo segmento em seu campo de estudos, pesquisas e projetos. No encontro, Moraes apresentou o programa Porto Alegre Turismo Criativo, primeiro estruturado no Brasil, e Caroline Couret, dirigente da Creative Tourism Network, rede internacional de promoção dos destinos de Turismo Criativo, mostrou um panorama do segmento que tem como referências Barcelona, Ibiza e Galícia (Espanha), Paris, Sant Feliu de Guixols, Biot e Le Louvre-Lens (França), Quebec (Canadá) e cidades da Guatemala, Áustria e Tailândia. Na segunda-feira, 16, Moraes terá nova reunião na OMT, desta vez para apresentar a estrutura do programa Porto Alegre Turismo Criativo e sua rede de parceiros ao corpo técnico da OMT.
Festival - O Turismo Criativo em Porto Alegre será tema também de conferência que abordará o segmento no 1º Festival do Rio Grande do Sul de Paris, que ocorrerá na capital francesa de 17 a 21 de setembro. Moraes estará ao lado do secretário adjunto de Turismo da prefeitura de Paris, Jean-Bernard Bros, da criadora do portal creativeparis.info, Sylvie Canal, e do curador da conferência sobre Turismo e diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RS), Abdon Barreto Filho.
O evento é uma iniciativa da Association Sol do Sul, organização sem fins lucrativos, e contará com conferências, exposições de fotografias, entre outras atividades sobre os aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos turísticos e serviços receptivos do Rio Grande do Sul. Moraes integrará a comitiva convidada para o festival, que terá a participação da secretária estadual de Turismo, Abgail Pereira, de dirigentes de entidades, artistas gaúchos e do Embaixador do Churrasco, um dos parceiros do Turismo Criativo de Porto Alegre que apresentará ao público francês informações sobre o preparo do churrasco, a mais famosa iguaria culinária gaúcha.
Comentários