Pesquisa inédita avalia o Desfile da Oktoberfest

Informações ajudarão a compor regras para a atração em 2014.
A AskNew acompanhou todos os desfiles realizados na edição deste ano




Pela primeira vez na história da festa mais alemã das Américas, uma empresa foi contratada para traduzir, através de técnicas de pesquisa e rigor metodológico, como o Desfile da Oktoberfest é visto por turistas e moradores de Blumenau. A AskNew, empresa de pesquisa e marketing com sede na cidade, acompanhou todos os desfiles realizados na edição deste ano e o resultado foi apresentado na noite desta segunda-feira (11/11) aos grupos que compõem o desfile. 

Uma oportunidade para discutir pontos que certamente influenciarão nas próximas edições do evento. Foram entrevistadas pessoas que estavam na Rua XV de Novembro a cada dia de desfile, somente após o encerramento para que os respondentes estivessem habilitados a participar da pesquisa. Além do público espectador, foram ouvidos parte dos coordenadores dos grupos, escolhidos de forma aleatória por sorteio, representantes dos clubes de caça e tiro, dança folclórica, clubes sociais e entidades.

Para Ricardo Stodieck, presidente da Vila Germânica, a ideia de medir a satisfação do público dá subsídios para analisar formas de agradar tanto quem desfila quanto quem assiste ao espetáculo. “Através da pesquisa podemos saber, por exemplo, que o sistema de rodízio foi aprovado pela maioria da população, que espera um espaço na lista de grupos para poder desfilar pela XV também”, explica.

De acordo com Cristina Otte e Janine Fischer, que estão a frente da AskNew, há pontos que reforçam a alegria transmitida pelos integrantes de clubes, entidades e grupos de amigos. “Os espectadores elegem as próprias pessoas como a essência da beleza e alegria dos desfiles”, comenta Cristina. Um dos vários pontos da pesquisa que surpreendeu positivamente foi o fato de que 98% dos entrevistados indicariam o desfile a um amigo. “É a prova de que o evento e o formato, como um todo, foram bem aceitos”, afirma Janine. “Outro fato curioso revelou-se ao separarmos a opinião de turistas e blumenauenses: assistir aos desfiles oficiais é uma oportunidade para o turista ter contato com a cultura germânica, enquanto que para o morador da cidade o motivador de ir para a XV é ter festa e alegria”, complementa.

Dados complementares da pesquisa:

- A cultura germânica foi representada pelos trajes típicos (22%), carros alegóricos (14%) e grupos folclóricos e apresentações de dança (13%).

- Com 36% a pesquisa aponta que a alegria do desfile é representada pelas pessoas – a diversidade, as crianças, os idosos e as fridas. Com 20% ficam os carros alegóricos e 13% os brinquedos exóticos.

- Em relação à beleza, o que mais chama a atenção dos espectadores são as pessoas, com 28%, os trajes típicos ficaram com 18% dos votos e a realeza da festa com 16%.

- De forma geral o evento também foi avaliado de maneira positiva, estrutura (48%), local para assistir o desfile (51%), horários dos desfiles (65%) e tempo de duração da atração (57%).

- 98% dos espectadores afirmaram que recomendariam o desfile para um amigo.

- A beleza dos trajes típicos foi o item que recebeu a melhor avaliação e a animação dos espectadores teve a média mais baixa.

Sobre a AskNew

A AskNew é uma empresa blumenauense que trabalha com pesquisa e marketing. O objetivo do trabalho é identificar os novos hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações das pessoas. Esta ampla observação de comportamento gera estratégias de marketing conectadas ao público alvo para valorizar a marca e criar inovação de mercado.

Fonte: Assessoria de imprensa