Abertas desde maio, as inscrições para a 24ª EDIÇÃO DO PRÊMIO CAIO encerraram na última sexta-feira (11), com recorde de concorrentes e trabalhos. Considerado o Oscar dos Eventos e Turismo de Negócios, o Prêmio Caio é a principal e mais tradicional premiação brasileira nas áreas de eventos corporativos, marketing e turismo de negócios.
Em 2023 concorrerão trabalhos executados e finalizados entre 30 de junho de 2022 e 01 de julho de 2023.
DESTAQUES
Com crescimento de 22% no número de empresas inscritas em 2023 em relação à edição passada, os números do Prêmio Caio 2023 mostram que o mercado de eventos retornou com força total em todo o país. “Os números cresceram sob todos os aspectos que avaliamos”, afirma Sergio Junqueira Arantes, diretor do Prêmio Caio.
Inscrições de empresas participando pela primeira vez da premiação? Crescimento de 15% em relação a 2022 e de 75% sobre a média dos últimos 10 anos. Inscrição de empresas que já concorreram anteriormente? Aumento de 32% em comparação à 2022 e de 88% sobre a média dos últimos 10 anos.
Outro quesito de destaque é quantidade de trabalhos que concorrerão em 2023: são 1.319 cases pré-inscritos, contra 939 em 2022. Crescimento de 45%.
Também chama a atenção nos números finais das inscrições do Prêmio Caio 2023 a representatividade de quase todas as regiões do país. Pela primeira vez na história da premiação, todas as cinco regiões do Brasil estarão representadas no julgamento dos cases nesta edição, com destaque para a participação de empresas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal e Paraná.
“Estes números, acima de tudo, mostram a força e o crescimento do mercado de eventos no país. Até 2018 vínhamos anunciando um crescimento contínuo nas inscrições e quantidade de trabalhos. Aí veio a pandemia. E em 2022, no primeiro ano de funcionamento 100% do mercado de eventos, já havíamos igualado com os números de 2019. E agora, um ano depois, anunciamos este crescimento exponencial”, afirma Junqueira. “Deu Jacaré na cabeça. Ou melhor, nos Eventos”.
PRÓXIMAS ETAPAS
Encerradas as inscrições, a próxima etapa do Prêmio Caio 2023 é a entrega dos trabalhos, que vão até 30 de agosto. Durante o mês de setembro serão feitos os trabalhos de Curadoria e Julgamento, e anúncio dos finalistas até o início de outubro.
Os critérios adotados pelo Júri para avaliar os cases incluem, principalmente, estratégias, desafios, soluções, execução e entrega dos Eventos, além de aspectos específicos que pautam os Serviços de cenografia, montagem de estande, recurso audiovisual e inovações tecnológicas.
JULGAMENTO
Enquanto os concorrentes dos segmentos de EVENTOS, CLIENTE FINAL, SERVIÇOS e SUSTENTABILIDADE estão finalizando a entrega de seus cases, o JÚRI DO PRÊMIO CAIO 2023 já está trabalhando na primeira etapa de Julgamento, fazendo a indicação dos profissionais que concorrerão ao GRAND PRIX PRÊMIO CAIO 2023. Ainda em agosto, a organização da premiação prevê a abertura da segunda etapa do julgamento: a eleição dos Melhores Empreendimentos para Eventos das Regiões Centro-Oeste/Norte, Nordeste, Sudeste e do Sul do país. Em setembro ocorre a terceira etapa: a eleição dos Melhores Empreendimentos para Eventos do Brasil.
Nos segmentos “Destinos para Eventos” e “Empreendimentos para Eventos” não há necessidade de inscrição e submissão de defesa; uma vez que os concorrentes são indicados pelo Conselho Diretor do Prêmio Caio.
E na segunda dezena de setembro acontece a quarta e última etapa do julgamento, quando o JÚRI DO PRÊMIO CAIO 2023 vai avaliar os cases inscritos em 2023, e escolher os vencedores dos Jacarés de Ouro, Prata e Bronze.
CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
E a cerimônia de entrega do Oscar dos Eventos e Turismo de Negócios já tem local e data certa para acontecer: pela décima primeira edição consecutiva, o EXPO CENTER NORTE será o anfitrião da Noite do Jacaré, no dia 12 de dezembro de 2023, a partir das 18h30.
CONSELHO DIRETOR
O Prêmio Caio é realizado pelo GRUPO CONECTA EVENTOS, e supervisionado pelo Conselho Diretor do Prêmio Caio, formado pelas entidades mais representativas dos segmentos de eventos: Abeoc Brasil, ABIH, Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Ampro, Unedestinos e pelas personalidades da indústria de eventos que conquistaram o título de Hors Concourts do Prêmio Caio, por terem sido eleitos em três edições da premiação como Grand Prix Prêmio Caio.
Comentários