Durante o Destination Brazil Showcase que acontece no Rio de Janeiro, e reúne 220 operadores de turismo de diversos países, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), operadores norte-americanos membros da Brazil Tour Operators Association (BTOA), e Brazilian Incoming Travel Organization (BITO) reuniram-se na última segunda-feira (16), com o enfoque de promover o Brasil nos Estados Unidos.
Na reunião, a presidente da Embratur, Jeanine Pires, adiantou aos operadores as ações de promoção do Brasil que serão realizadas naquele mercado ainda este ano, como por exemplo o lançamento de uma nova campanha publicitária em setembro.
"Queremos estreitar esta parceria com a BTOA, pois ela nos coloca em contato direto com o mercado norte-americano. Nosso trabalho está apenas começando, mas posso dizer que é consistente e já colhe bons frutos. Estamos no caminho certo", diz a presidente da Embratur.
Jeanine lembrou que a Agenda de Promoção Comercial do Brasil no Exterior 2008/2009 será lançada na próxima quarta-feira (18), durante a reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo, que será realizada dentro da programação do 3º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, em São Paulo. "A partir do momento que tivermos a agenda em mãos, poderemos planejar melhor o nosso trabalho", declara.
Para o presidente da BTOA, Adam Carter, é preciso buscar soluções criativas para aumentar a demanda de turistas norte-americanos para o Brasil. "Temos o mesmo objetivo: vender o Destino Brasil nos Estados Unidos da melhor forma possível", diz. Para ele, a realização de promoções e pacotes customizados são apenas alguns dos ingredientes para o sucesso deste trabalho.
"É importante que os estados promovam os seus destinos em momentos-chave, junto a ações da Embratur. O bom agente de viagens não tem tempo de ir em eventos toda semana, pois ele está ocupado vendendo pacotes, disse Liberal Lopes, presidente da operadora Skyline. “Por isso, vamos trabalhar juntos", resumi.
O encontro com operadores de turismo dos Estados Unidos contou ainda com a presença do presidente do Rio Convention & Visitors Bureau, Paulo Senise, e de representantes dos estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.
Os Estados Unidos são um dos mercados prioritários apontados pelo Plano Aquarela– Marketing Turístico Internacional para o trabalho de promoção do Brasil no exterior. Depois da Argentina, é o segundo maior emissor de turistas, foram 699 mil norte-americanos em 2007.
(JA)
Comentários