Os gatilhos da mudança

Inovação acima de tudo é um desafio. Não é fácil propor premissas, alternativas, encontrar novas formas de testar, de transformar o que já é bom em algo melhor ou mais adequado à realidade mercadológica de um produto.

Ainda que possa parecer uma repetição, sempre que começo um curso na faculdade, uma palestra, ou uma consultoria, resgato um tripé influenciador e comportamental da comunicação.

Mudança. Inovação e Sustentabilidade, que eu prefiro chamar de Responsabilidade Social.

O século XX pode ser caracterizado pelo cenário de mudanças nas organizações, no trabalho e na educação

Pode parecer óbvio e até forçado, no entanto em todas as atividades, corporativas, comunicacionais, mercadológicas e até na vida, o tripé influenciador está sempre presente, sem esquecer o combustível motivacional sempre responsável pela nossa autoconfiança.

Aliás, a motivação para a mudança só funciona quando é incorporada à nossa realidade pessoal.

Assim, ressalto que a mudança é um estagio comportamental, uma nova realidade transformadora.

Na mudança, é importante a sua capacidade de entender e reconhecer de antemão os desafios que essa mudança exige. Novas oportunidades ou novas metas são determinantes na mudança, porem, é importante qualificar se elas são realistas e factíveis

MUDANÇA, é uma das principais características do mundo contemporâneo, uma ação inevitável no cotidiano das pessoas e das organizações, aliás, uma atitude proativa que melhor define o momento atual em que vivemos. Propor mudanças é participar das decisões políticas de seu país, da sua cidade, da sua escola e de sua família.

Mudar! É um fator importante na transformação, nos processos e experiências.

Cito aqui o sociólogo francês Pierre Bourdier, que ressalta:

"O ser humano sem exceção, procura na mudança uma diferenciação que lhe proporcione reconhecimento, ascensão profissional, e principalmente, o seu bem estar

Uma transformação que começa realmente com a mudança das nossas atitudes, comportamentos e pensamentos.

INOVAÇÃO. Tão importante quanto a criatividade a inovação é a busca por soluções apoiadas em mudanças sustentáveis, principalmente, através do conhecimento da ousadia.

Para começar vamos quebrar alguns paradigmas, inovar sem gerar valor não é inovação.

Para isso é preciso transformar necessidades em oportunidades de negócios, em experiências, processos, que traduzam em benefícios em geração de novas soluções econômicas e criativas, transformando oportunidades em novas realidades.

Inovação, acima de tudo, é um desafio. Não é fácil propor premissas, alternativas, encontrar novas formas de testar... de transformar o que já é bom em algo melhor ou mais adequado à realidade mercadológica de um produto.

Não posso deixar de ressaltar o exemplo da China transformando e inovando em ritmo acelerado, principalmente, com baixo custo quebrando o mito da má qualidade.

Para terminar vamos falar de sustentabilidade.

SUSTENTABILIDADE. Ações e práticas que visam suprir as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras. Para isso, é Importante a garantia que o desenvolvimento possa garantir um futuro melhor para a humanidade quanto para o planeta.

É importante ressaltar a responsabilidade, o compromisso da sociedade, ressaltando que a sustentabilidade não significa apenas da conservação do meio ambiente e dos recursos naturais, a sustentabilidade envolve o meio social e econômico, o desenvolvimento humano, e trabalho de forma ética.

Na verdade é uma cultura colaborativa de responsabilidade onde cada empresa cada pessoa, tenha e pratique a responsabilidade social e ambiental, facilitando a conscientização coletiva, através da conscientização, da motivação e reprogramação cognitiva.

Finalizando cito uma frase relativa à mudança. Ela é de um autor desconhecido, porem, muito pertinente na nossa realidade vivencial.

A única constante na realidade da historia humana, é a mudança.

Obrigado