Os eventos e a consolidação do destino Gramado

Ex-prefeito da cidade serrana do RS, Pedro Bertolucci apresentou o case durante o 8º Fórum Municipal de Turismo de Bento Gonçalves.
Ex-prefeito Pedro Bertolucci



A Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha, promoveu durante todo o dia 10 de setembro (quarta-feira) o 8º Fórum Municipal de Turismo com o tema Políticas Públicas e Estratégias de Promoção do Destino. No primeiro painel Desafios Multiconectados: como o ambiente digital influencia comportamentos de consumo no século 21, o mestre em marketing e MBA em negócios, Christian Tudesco reforçou o fato de não estarmos preparados para lidar com a complexidade do século 21 em relação à oferta excessiva de informação. “Além disto, o sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã. O ciclo de vida de produtos e serviços está cada vez mais curto, mais parecido e o consumidor mais conectado”, disse ele.

No case da Vinícola Aurora: mídias sociais, Rodrigo Arpini Valerio abordou a importância da maturidade relacional e a variedade de novos rótulos que vão surgindo a cada dia, sendo 30 mil somente de vinhos importados e oriundos de 32 países presentes no Brasil. “Para o trade deste tipo específico de bebidas estar presente em todas as mídias sociais é fundamental, assim como o diálogo constante com esta comunidade”, reforça. Rodrigo também forneceu algumas dicas, como respeitar os enófilos, ser transparente nas ações e ter um caráter informativo na rede social. “A empresa não pode se isolar e a questão emocional é fundamental. É preciso saber o que os consumidores querem e apostar nas promoções, pois os turistas desejam conhecer a serra gaúcha”, completa.

Case Gramado

Ex-prefeito de Gramado por quatro mandatos, duas vezes vereador eleito e presidente da Câmara de Gramado, Pedro Bertolucci apresentou o case da cidade que se transformou em um dos mais importantes destinos no mundo inteiro, sob o título Gestão Pública e Turismo. No fórum, ele relacionou a importância dos eventos para a consolidação da marca, como, por exemplo, a realização do Festival de Cinema, em 1973, seguido do Natal Luz (1986); Festa da Colônia (1987) e Festival de Turismo (1988). “Conseguimos com isto uma mídia gratuita e não pagamos nada por isto. Não dá para ficar na zona do conforto e a iniciativa privada buscou alternativas. Promovemos a região como se fosse uma grife, reforçando os atrativos e rica oferta na compra de artesanato, móveis, malhas, cerâmica, café colonial, galeto, chocolate e estilo arquitetônico”, revelou.

O ex-prefeito ressaltou que Gramado realiza por ano 300 eventos, todos terceirizados. Já o Natal Luz tem um papel voltado para a educação, conscientização e de autoestima da comunidade, lançando em torno de R$ 500 milhões no PIB do Rio Grande do Sul. “Com o passar do tempo sentimos a necessidade de reformular os desfiles e fomos até a Disney buscar informações”, disse. Na opinião de Bertolucci, a curva da sazonalidade precisa ser a mais reta possível, pois quando ela baixa significa prejuízo para todos. “Existem prefeitos que ainda não apostam no turismo, o que é um erro. Em Gramado, o setor significa 90% da economia e o resultado direto é o baixo índice de desemprego”, complementa.

Bertolucci também salientou a importância da cidade turística apresentar estruturas de receptivo, como banheiro público de qualidade, bons acessos por meio de estradas, limpeza urbana e cuidados com a vegetação. Os desejos e anseios da população local costumam ser ouvidos e a realização de obras visam à qualidade de vida de todos. Na receita do sucesso, conforme o ex-prefeito, estão os cursos de preparação e capacitação para os profissionais que trabalham na área. “O papel do poder público é o de facilitador e o segredo das cidades é ter sempre uma visão de futuro. Em 2001 nosso orçamento era de R$ 17,5 milhões e 20% de recursos próprios. Em 2008, foram 67,5 milhões, com 60% de recursos próprios”, falou.