Open Innovation Seminar lança site e abre inscrições para participantes

Maior evento de inovação da América Latina deve reunir cerca de 2 mil pessoas em novembro

Já estão abertas as inscrições para o 5º Open Innovation Seminar – maior evento de inovação aberta da América Latina. Com o tema “Crescimento sustentável apoiado em redes de inovação: agenda Brasil”, o evento reunirá palestrantes de diversos países entre 12 e 14 de novembro no hotel Transamérica, em São Paulo. A expectativa é reunir cerca de 2 mil pessoas entre empresários, profissionais ligados à área de inovação da indústria, pesquisadores e representantes de governo. A inscrição pode ser realizada pelo site:www.openinnovationseminar.com.br.

Neste ano, o evento reúne países parceiros para a construção de uma agenda Brasil pela busca de parcerias internacionais para o desenvolvimento nacional. Além das palestras que serão realizadas no primeiro dia do evento, serão promovidos também workshops colaborativos envolvendo profissionais de diversas áreas. A ideia é construir ambientes para a prática da inovação aberta estimulando a busca por parcerias para a resolução de desafios comuns. Os temas das arenas foram propostos por diversas organizações e entidades ligadas ao evento e discorrem sobre questões como “Ciência sem Fronteiras: construindo redes internacionais para inovação”, “Mecanismos Públicos de Incentivo a Inovação: uma troca de experiência entre praticantes e proponentes”, “Mega Eventos: inovação e geração de negócios a partir da inserção do Brasil no calendário internacional de grandes eventos”, entre outros.

Durante o 5º Open Innovation Seminar também serão realizados cursos para os participantes relativos à prática da inovação aberta, com temas como “Cultura de Inovação”, “Transferência de Tecnologia”, “Design Thinking e Inovação”, entre outros. Os cursos, com instrutores nacionais e internacionais, serão realizados no segundo e terceiro dia do evento.

Open Innovation em Minas Gerais - Minas Gerais está fortemente envolvida no OIS 2012, tendo participado inclusive das etapas preliminares. No início do semestre, especialistas mineiros em inovação se reuniram na sede da Fundação Dom Cabral em Belo Horizonte para colocar em pauta o Open Innovation Seminar. Coordenados pelo Centro de Open Innovation – Brasil, eles fizeram parte de um comitê que levantou os principais desafios relacionados à inovação aberta encarados no dia a dia da empresas, universidades e do governo. Minas Gerais desempenha importante papel no contexto da inovação. Além de reunir universidades públicas e privadas de referência e empresas de base tecnológica, o estado abriga mecanismos únicos no país em relação à participação governamental para a geração de inovação, como é o caso do Simi, Sistema Mineiro de Inovação. Ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a organização participou do encontro e é parceira do OIS 2012. Também são parceiros do evento o Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas Gerais, a Fundação Dom Cabral e a Fapemig – Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais –, além de organizações ligadas ao setor empresarial do estado que ainda estão formalizando o apoio.

Edições anteriores - Desde 2008, o OIS reúne especialistas da chamada hélice tripla da inovação – governo, empresas e universidades – de diversos países e tem desempenhado papel de destaque na inserção do Brasil em uma rede global de inovação. Também tem sido apoiado por importantes entidades públicas, como ABDI, ANP, Finep, CNPq e INPI, além de associações, universidades e grandes empresas. Em 2011, mais de 60 organizações se envolveram no evento, que contou com cerca de 1,2 mil participantes.

De acordo como diretor executivo do Centro de Open Innovation – Brasil, Bruno Rondani, o tema da inovação aberta vem amadurecendo no Brasil desde a primeira edição do seminário. “No início, poucos profissionais sabiam o que é inovação aberta e o papel do evento era difundir o conceito. Hoje, alcançamos um público bastante grande e qualificado, o que permite um nível de discussão avançado. Isso tem demandado que o Open Innovation Seminar cumpra novas funções”, afirma. Além de palestras com especialistas de diversos países, o evento se transformou em um espaço para o desenvolvimento de networking, para colocar a inovação aberta em prática e para gerar e consolidar conhecimentos.

Centro de Open Innovation – Brasil - O Centro de Open Innovation – Brasil é uma comunidade de praticantes da inovação aberta. Lançada em maio de 2009, foi criada a partir da necessidade de melhorar as práticas de inovação aberta no Brasil e, desde então, tem sido responsável por articular agentes da chamada tríplice hélice da inovação (governo, empresas e universidades). A ativação dessa rede de profissionais e organizações se dá por meio da promoção de eventos e a geração de debates sobre o tema. Desde 2008, o Centro realiza o Open Innovation Seminar, principal evento de inovação aberta da América Latina, que em 2011 reuniu cerca de 1.200 especialistas e praticantes em São Paulo. A organização tem como conselheiro Henry Chesbrough, pesquisador da Universidade de Berkeley (EUA) e criador do conceito de inovação aberta.

Fonte: Tinno Comuicação