O Cantor Paulinho da Viola foi o grande vencedor da noite

A sexta edição do Prêmio TIM de Música, realizada 28 de maio, no Rio de Janeiro, consagrou o cantor Paulinho da Viola. Concorrendo pela primeira vez, o cantor e compositor venceu em quatro categorias, com o CD Acústico MTV: Melhor cantor de Samba, Melhor Disco de Samba, Melhor Canção: Vai dizer ao vento. O disco de Paulinho da Viola também faturou o prêmio de Melhor Arranjador para Cristóvão Bastos.

O segundo lugar foi dividido entre Fafá de Belém, Ivete Sangalo, Emílio Santiago, Rodrigo Maranhão e Siba, todos com dois prêmios. Fafá de Belém ganhou Melhor Cantora e Melhor Disco de Canção Popular, com Ao vivo. Ivete Sangalo foi a Melhor Cantora Regional, além de ter sido eleita a Melhor Cantora pelo Voto Popular, prêmio recebido das mãos dos embaixadores do Projeto TIM Música nas Escolas, Tainá da Silva Ferreira e Fabiano Santos Silva, que entregaram ainda o troféu de Melhor Cantor pelo Voto Popular ao gaúcho Vitor Ramil.

Emílio Santiago ganhou como Melhor Cantor e Melhor Disco de MPB, com De um jeito diferente. Rodrigo Maranhão foi apontado como a Revelação do ano, além de vencer como Melhor Cantor Regional, pelo CD Bordado. O disco Toda vez que eu dou um passo o mundo sai do lugar, de Siba e a Fuloresta, foi escolhido como Melhor Projeto Visual e como Melhor Disco Regional.

A atriz Marieta Severo e o ator Marcos Palmeira foram os apresentadores da cerimônia e anunciaram o nome dos 35 vencedores nas categorias MPB, Música Erudita, Pop / Rock, Samba, Canção Popular, Eletrônico, Regional, Língua Estrangeira e Projeto Especial. Este ano, o Prêmio apresentou uma nova categoria, Full track, voltada para os três artistas cujas músicas tiveram o maior número de downloads em telefones celulares da operadora durante o ano de 2007. Os vencedores foram Vitor & Léo, com a canção Amigo apaixonado.

Dominguinhos foi o grande protagonista da noite. Pela primeira vez na história do prêmio, um homenageado participou de todos os números musicais. Ao lado de sua inseparável sanfona, ele foi aplaudido de pé ao assumir o comando do show. No primeiro bloco, fez dois números solos, Forró no escuro e Sete meninas, além de dividir o palco com a filha Liv Moraes, em Casa tudo azul. 

O forró contagiou o Municipal com a reunião de Genival Lacerda, Jorge de Altinho e Flávio José, no medley Isso aqui ta bom demais, Pedras que cantam e Riacho do Navio. Um grande encontro de sanfoneiros marcou o final da cerimônia do Prêmio TIM de Música 2008: ao lado de Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeom, Renato Borghetti, Toninho Ferraguti, Gennaro, Waldonys e Adelson Viana tocaram Nilopolitano e Asa branca.
 
O Prêmio TIM de Música é um dos pilares do Projeto TIM Música, ao lado do TIM Festival, que acontece anualmente, e do projeto social TIM Música nas Escolas, que já beneficiou mais de 20 mil crianças em 13 cidades do Brasil. Também integra o TIM Música o Auditório Ibirapuera, projeto original de Oscar Niemeyer construído pela TIM e doado à cidade de São Paulo por ocasião do aniversário dos seus 450 anos.

(JA)