Museu do holocausto de Curitiba

Se você acha que conhece bem a capital paranaense . Repense . Uma capital que se apresenta inovadora todo tempo . Sabia que Curitiba tem um dos mais importantes e modernos museus do holocausto ? Primeiro no Brasil



A capital do Paraná já eh um “case” de sucesso faz tempo Teve bons administradores que souberam aproveitar do que a cidade tinha de melhor e trabalharam bem .

Sua geografia com belos parques e muito verde Ganhando o título de capital verde.

Atrás do famoso museu do olho ( Niemeyer ) fica o bosque do Papa . o lugar reproduz uma vila ucraniana/polonesa em homenagem as origens do Papa João Paulo II.

A represa do passauna possuí um mirante que também é pouco divulgado.

Os parques Tingui e Tanguá são destaques . O Tanguá com a cascata artificial na pedreira desativada. O Tingui com as casas em homenagem a imigração ucraniana e polonesa e toda iluminada a noite. Além claro do belíssimo jardim botânico

museu holocausto curitiba
Mas não é só de belos parques , praças e ruas urbanizadas que destaca-se Curitiba . Rica culturalmente a cidade oferece também galerias e diversos museus E um deles é o museu do holocausto Um dos mais representativos e importantes em todo mundo para a comunidade judaica .

museu holocausto curitiba
museu holocausto curitiba
“ Ao iniciar o julgamento de Adolf Eichmann (preso em Jerusalém, em 1961), o procurador do Estado de Israel Guideon Hansner declarou: “Estou aqui hoje para falar em nome de seis milhões de judeus que não podem mais se manifestar”. A inauguração do primeiro Museu do Holocausto no Brasil representa uma sensação equivalente, ao ceder a palavra e contar histórias dos que pereceram e dos que sobreviveram ao genocídio.

museu holocausto curitiba
Narrativas que não podem ser esquecidas e que devem ser transmitidas às próximas gerações. Foi com este objetivo que nasceu o Museu do Holocausto de Curitiba. Inaugurado oficialmente em novembro de 2011, recebe semanalmente cerca de 700 pessoas, entre adultos e alunos de escolas públicas e particulares, num espaço de 400 m².

Com uma vocação educativa e linha pedagógica bem definida, o Museu mostra os acontecimentos da guerra através de histórias de vítimas que possuem ligação com Brasil ou Paraná. Trata-se de uma ferramenta contra a desumanização nazista. Também destaca a luta contra a intolerância, o ódio, a discriminação, o racismo e o bullying, tão relevante nos dias de hoje e fundamental para que o interesse pelas visitas fosse disseminado.

Hoje, é o único espaço do país que conseguiu unir os eixos de educação, memória e pesquisa com uma proposta museológica para o trabalho sobre a Shoá. Regularmente, promove seminários e debates, assim como desenvolve materiais pedagógicos que buscam promover uma discussão abrangente sobre o preconceito e a violência ao longo dos séculos XX e XXI. A mensagem do Museu ao público curitibano, paranaense e brasileiro é: que a humanidade aprenda a conviver melhor e a respeitar as diferenças de cor, fé, etnia ou posições políticas.

Endereço:

Rua Cel. Agostinho Macedo 248, Bom Retiro, Curitiba/PR

AGENDAMENTO - Encontra-se suspenso durante a pandemia. As atividades do Museu só estão ocorrendo de forma remota por tempo indeterminado.

Atenção: toda visita ao Museu, guiada ou não, é gratuita e deve ser previamente agendada no site www.museudoholocausto.org.br

Dias e horários de funcionamento

Segunda, terça e quarta: 8h30 às 11h30 e 14h30às 17h30

Quinta: 19h (apenas grupos escolares)

Sexta: 8h30 às 11h30 (todos) e 14h30 (apenas grupos escolares)

Domingo: 9h às 12h

Sábado: fechado

Um bom passeio dentro de uma história não tão distante Importante como informação para as novas gerações

Repost aplicativo de viagens @birdymee