A Meliá Hotels International, uma das maiores redes hoteleiras do mundo, continua avançando em seu objetivo de se posicionar como referência em responsabilidade social e sustentabilidade em seu setor. Esse objetivo abrange desde os aspectos mais tangíveis do negócio, como estratégia tributária ou Governança Corporativa, até aspectos intangíveis, como gerenciamento de riscos, relacionamento com grupos de interesse, ética, gestão ambiental, direitos humanos, entre muitos outros.
Essa estratégia de negócio responsável, promovida pelo vice-presidente executivo, Gabriel Escarrer, e por toda a equipe de gestão, foi reconhecida pela prestigiada RobecoSAM, agência especializada em investimentos sustentáveis no mundo. De acordo com a agência, a Meliá é a terceira melhor empresa em escala global no setor "Hotéis, resorts e cruzeiros", e a segunda mais bem avaliada na Europa, atrás apenas de gigantes do setor, como Intercontinental e Hilton.
Na avaliação da RobecoSAM, as empresas respondem anualmente um extenso questionário sobre questões como sistemas de governança corporativa, estratégia de mudanças climáticas ou gestão de talentos, que determinam seu nível de desempenho de sustentabilidade. As perguntas são agrupadas em três grandes dimensões: econômica, ambiental e social. A Meliá foi a primeira nas dimensões econômica e ambiental, onde obteve pontuação máxima. Essas dimensões, por sua vez, são divididas em 20 critérios, nos quais a Meliá liderou pontuações em: Gestão de Crise e Riscos, Estratégia Fiscal, Relatório Ambiental e Ecoeficiência Energética.
Segundo o vice-presidente e CEO da Meliá, Gabriel Escarrer, as empresas de turismo têm um papel fundamental para promover a sustentabilidade do planeta, graças ao seu peso no desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos destinos e sua influência em múltiplos grupos de interesse. “Na Meliá, como empresa de origem e valores familiares, temos um forte compromisso sustentável em nível humano, estratégico e operacional”, afirma.
A posição nesse ranking deve ser ratificada a cada ano, de forma que constantes progressos sejam alcançados na área da sustentabilidade. É um fator muito influente, tanto na reputação global das empresas, quanto na sua elegibilidade pelos investidores, que cada vez mais concedem maior relevância a fatores não financeiros das empresas.
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