Escarrer expôs estes dados para realçar a importância do compromisso social e ambiental de sua empresa, presente em 39 países. Para ele, o Relatório de Sustentabilidade é um documento chave para a informação e conhecimento da Companhia para stakeholders, e sobre tudo, uma ferramenta de gestão e melhoria contínua. “Os negócios e o compromisso responsável devem andar de mãos dadas, de maneira que “ser mais responsável” irá resultar em uma maior criação de valores para a empresa e, consequentemente, melhores resultados”, disse o CEO da Meliá.
Consciente de que ter resultados econômicos sustentáveis é condição indispensável para poder agregar valores à sociedade, Escarrer recordou como a Meliá tem resistido aos anos de crise econômica melhor do que a média de sua concorrência e está orgulhoso em oferecer oportunidades de trabalho a mais de 38.000 colaboradores em todo o mundo. Inclusive, destacou que irá manter seus compromissos com o Global Compact, CDP, Códigos como o ECPAT – contra a exploração infantil -, o Código de Ética Mundial do Turismo, assim como renovar a presença da Meliá no Índice de Investimento Socialmente Responsável, FTSE4Good, e o certificado de Companhia Hoteleira da Biosfera, evidenciando o cumprimento cada vez maior de padrões sociais, ambientais e culturais.
Tanto Escarrer quanto Lourdes Ripoll, Diretora de Estratégias e RSC da Meliá Hotels International destacaram-se na mídia pela atuação responsável da Companhia, incluída na Memória de Sustentabilidade, reforçando os seguintes aspectos:
• No plano social, há a superação das expectativas da aliança feita com a UNICEF: a sensibilização de clientes e colaboradores foi tamanha que as contribuições voluntárias arrecadaram quase um milhão de euros durante os dois primeiros anos de campanha. Além disso, quanto à integração, a Meliá formalizou a contratação de 31 pessoas com deficiência somente na Espanha e se aprofundou na questão de acessibilidade, com o lançamento do primeiro website com certificado AA de Acessibilidade para pessoas com deficiência.
• No plano ambiental, a Meliá melhorou sua pontuação no índice de emissões Carbon Disclosure Project e reduziu suas emissões totais em 6,3% em relação ao ano de 2011. Inclusive, 10% dos hotéis da rede já são certificados em Turismo Responsável e houve um impulso significativo na quantidade de hotéis nas Américas com o selo “Earthcheck”.
• Em matéria de ética e boa gestão, metade dos membros do Conselho é independente. Além disso, a Companhia apresentou seu Código de Ética que, além de estabelecer uma conduta, reúne todos os princípios e compromissos que regem as relações com os diferentes grupos de interesse da empresa.
• Além de tudo, no que diz respeito à geração de riqueza, em 2012 a hoteleira distribuiu mais de 1.200 milhões de euros (o chamado fluxo de caixa social) entre seus colaboradores, acionistas, fornecedores, parceiros e administrações públicas, ao qual deve ser adicionada à riqueza gerada por hotéis de terceiros administrados pela Meliá. Quanto à contribuição da hoteleira a cada comunidade, incluem-se aspectos como 95% do total de compras serem realizadas com fornecedores locais.
Escarrer quis destacar um projeto lançado em 2012 que, segundo ele, representa todos os valores da Companhia: Vocação de Serviços, Excelência, Inovação, Proximidade e Coerência. O projeto Calvià Beach Resort, em Mallorca (Espanha), permitiu – a partir da iniciativa da Meliá e graças a parcerias público-privadas – cumprir a primeira fase do processo de reestruturação e reposicionamento de um destino maduro como Magaluf, desenvolvendo um produto inovador, diferente, de maior qualidade e sustentabilidade social e econômica, contendo o declínio das temporadas. A Meliá Hotels International teve importante colaboração no surgimento deste destino nos anos 60 e hoje tem o privilégio de contribuir para sua recuperação social e econômica.
De acordo com o vice-presidente da Meliá, “em projetos como esse, que temos o orgulho e a alegria de liderar junto a nossos sócios, é onde se mostra o impacto que nossas atividades têm sobre a sociedade de uma região. Sendo assim, os negócios turísticos e o compromisso social estão absolutamente ligados”. Lourdes Ripoll ainda destacou como principal desafio para 2013 intensificar a globalização de informações, obtendo uma comunicação muito mais abrangente, em acordo com o peso cada vez maior que o portfólio internacional que a rede hoteleira possui.
Ripoll também afirmou que a Meliá participa de um programa piloto para desenvolver um modelo de “Relatório Integrado”, que irá assimilar os diversos relatórios anuais (financeiro, de gestão corporativa, de sustentabilidade, etc...), permitindo oferecer simultaneamente e de maneira coerente, a imagem verdadeira e transparente da Companhia com enfoques em curto, médio e longo prazo.
Meliá Hotels International
Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta do mercado espanhol. Atualmente, dispõe de mais de 350 hotéis e 90.000 apartamentos distribuídos em 39 países de 4 continentes, comercializados sob as marcas: Gran Meliá, Meliá, ME, Innside, Tryp by Wyndham, Sol e Paradisus. O Club Meliá, único clube de férias entre as hoteleiras espanholas, complementa a oferta de produtos e serviços da Companhia.
Meliá Hotels International no Brasil
A Meliá Hotels International está no Brasil desde 1992 e mantém escritório corporativo em São Paulo. Atualmente, administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília e Campinas sob as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. A Meliá Hotels International - Divisão Brasil vem atuando principalmente no segmento de hotéis “business” e também administra o Meliá Angra Marina & Convention, no segmento “resort”. A companhia tem ainda em seus planos a abertura de novos empreendimentos de lazer no Nordeste, além de novos projetos em outras capitais brasileiras.
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