Confesso que esperava mais, porém é extremamente didático, exemplifica e faz com que reflita-se sobre ações de marketing e comerciais foco no Ser humano e não no Ter Humano.
Permitam-me realizar uma resenha e escolhi o ultimo capitulo onde os autores resumem no final do livro 10 credos do marketing 3.0, e farei um viés relacionado ao setor de eventos, vamos ver o resultado:
• Ame seus clientes, e respeite seus concorrentes
Refere-se a tocar o cliente pela qualidade sim, mas também pela emoção. Ações como marcas que entendem problemas que incidem sobre seus clientes e fazem ações relacionadas. Ex: Corrida contra o câncer de mama, realizadas por marcas de cosméticos-aproximando-se assim de seu target não pelos seus produtos e sim pela sua atitude;
Marcas concorrentes que se aliam em causas sociais, como TELETOM, Criança Esperança – independente se temos apoiadores de mesmo nicho, o que importa é a ajuda de todos.
• Seja sensível a mudança e esteja pronto para se transformar
O mundo muda, sempre mudou, mas a globalização, tecnologia, informação fez com que a velocidade de mudanças seja muito maior. Mesmos modelos não se sustentam muito tempo. Veja o Skol Beatz um sucesso, mas estava perdendo publico, pois outras mega festas estavam surgindo, quando ele se transformou no Skol sensation, com um conceito não somente de festa do branco, mas tematizando o branco criou uma fidelização e uma expectativa pelo subtema do ano e as atrações relacionadas (aproveitando uma festa que já tinha conceito estabelecido na Holanda e outros países)
• Proteja seu nome, deixe claro quem é você
Reputação da marca é tudo, vejam só a Coca-Cola com um produto reconhecido e uma das marcas mais valiosas, mas que tem se reinventado com produtos diet, sucos, aguas aromatizadas e em suas fabricas eles utilizam muita água. Com isso a preocupação ambiental/social tem sido uma bandeira. Em vários eventos, tem feito estandes e camarotes com uso de engradados e latinhas recicladas, uniforme com tecidos de material pet, entre outros. Na pratica efetivamente.
Lembrem-se que agora não são os profissionais de marketing que constroem a marca somente, e sim o coletivo dos consumidores que dividem seus elogios e críticas através das mídias sociais, portanto inclui-los em sua divulgação e monitorar isso durante os eventos é F U N D A M E N T A L.
• Um cliente é diferente do outro; procure primeiro aqueles que podem se beneficiar mais de você
Concentre-se em qual cliente você pode atender e tem mais expertise, aprendendo com isso. Algumas marcas tem criado seus espaços de contato, como loja conceito e agora inclusive baladas. A Smirnoff com suas festas em containers relacionadas a característica de países importadas para outros países, a Absolut criando um espaço com a balada com a sua cara, funcionando alguns dias e destacando drinks com sua bebida - Absolut Inn, na R. Oscar freire em tempo limitado.
• Ofereça sempre um bom pacote por um preço justo
Defina preços justos para refletir sua qualidade. É isso que se espera, mas as vezes o preço sendo adequado, não é adequado ao bolso, mesmo as empresas não podendo abaixar a margem de lucro é buscar maneiras de facilitar a vida dos consumidores, agora alguns shows tem nas empresas de ingressos, a possibilidade de compra parcelada em até 10X. Facilitando e otimizando a adesão das pessoas, ainda mais com tanta opção de shows, pois o Brasil está no circuito mundial competitivamente.
• Conheça seus clientes, cultive-os e conquiste outros
Os programas de fidelidade, são uma prova viva de relacionamento efetivos entre empresa e clientes de maneira a entregar e trazer facilidades de compra (Prime-Cirque Du Soleil)/ de escolha de lugar (camarote e áreas Vips) / de produtos licenciados (lojas nos eventos com produtos diferenciados. Ex. Rock in rio eu fui, eu vou...), entre outros. Crie mecanismos de proximidade e de reforço da relação positiva.
• Não importa em qual setor você atue, será sempre no setor de serviços
E na área de eventos, mais ainda com ações de hospitalidade que demonstrem que a marca está para servir e entender seu cliente, portanto espaços que tragam serviços e comodidade, como: camarotes, valets, transfer, visitas a camarim, produtos exclusivos – compõe parte deste conceito somado a experiências.
• Aperfeiçoe sempre seu processo de negócio em termos de qualidade, custo e entrega.
As empresas tem dinâmicas próprias, mas agora a simpatia para com o cliente pode vir de diversas formas. Uma delas é reconhecendo fornecedores locais (use brindes de comunidades da região, cooperativas, escolas de capacitação, empresas locais); recicle de forma inteligente material e equipamentos do evento (comunicação visual que vira bolsa/ arranjos florais que vão para a ONG Flor gentil que leva para hospitais e asilos, lixo), enfim o processo de qualidade também relacionado com fomentar economia local mostra uma preocupação com desenvolvimento da região.
• Colete informações relevantes, mas use sua sabedoria para tomar a decisão final
Mais do que decisões financeiras, pensar estrategicamente na “saúde” da empresa, mas também no bem estar dos membros e clientes que podem ser impactados por decisões. Em eventos percebemos isso, quando analisa-se mais do que a ação do evento, mas as nuances envolvidas ele, como: lugares que tem pouca visão em arenas-preço mais barato ou com indicação/ indicar e/ou fornecer serviços alternativos de transporte em festas devido a ingestão de álcool, principalmente com jovens (ticket metro, arceria com rede de taxi, negociação para transporte publico em horários alternativos). Mostrando-se assim que se preocupam e pensam em formas de minimizar dificuldades.
• Marketing 3.0 – é hora de mudar
Pode-se ser uma empresa focada no ser humano e ainda assim ser lucrativa, basta seguir o conceito de triple bottom line – viabilidade econômica, consciência ambiental e responsabilidade social.
Isso é possível em ações estratégicas empresariais e por consequência em eventos também considerar o cliente que é dono da marca, mais do que a própria marca. Fazer para e com eles. Bons E-ventos !!!
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