Turista encontra diversas opções para descansar as festas que antecedem a desta mais irreverente do Brasil. O Pinto da Madrugada é a atração mais esperada pelos visitantes.
Sol, belas praias, orla urbanizada, passeio à piscina natural de Pajuçara, ver o pôr-do-sol no Pontal da Barra, comprar o artesanato de filé, saborear tapioca, caminhar na praia e descobrir uma infinidade de sabores dos restaurantes em Maceió.
Mas os fãs de carteirinha do frevo, das marchinhas de carnaval, dos blocos de rua, dos desfiles de boi-de-carnaval podem antecipar a viagem, porque em Maceió as prévias carnavalescas já são uma tradição que arregimenta foliões para brincar ao som de frevo e antigas músicas de carnavais.
No dia 7, tem frevo e antigas músicas de carnaval com o Baile de Máscaras dos Seresteiros da Pitanguinha, no Centro Cultural e de Exposições. No dia
A folia oficial começa dia 12, com o Baile Municipal, onde será montada uma infraestrutura na Multieventos. Com o tema "Maceió Amo Você", a festa espera duas mil pessoas dançarem ao som das orquestras Conexão Latina, do maestro Almir Medeiros, e Zuza Miranda de Olinda e o grupos de dança Sururu Circo vão animar a folia.
No dia 13, prepare a fantasia para apreciar e frevar com mais de 80 blocos, que vão desfilar no Jaraguá Folia, entre eles, Filhos da Pauta, Clube da Esquina, Gatos Pingados e Mulher da Capa Preta. Com 26 anos de festa, o Filhinhos da Mamãe, organizado pela Associação Teatral de Alagoas traz o tema o “Bloco Filhinhos da Mamãe e o Sururu da Nega Juju”.
Pinto da Madrugada- No dia 14 é a vez de o bloco Pinto da Madrugada - filhote no Galo da Madrugada - desfilar pela orla de Maceió arrastando multidões (cerca de 70 mil) ao som de 15 orquestras de frevo. Este ano, o bloco faz uma homenagem ao radialista pernambucano e alagoano de coração Edécio Lopes, que faleceu no começo deste ano deixando de herança canções e frevos como “Cidade Sorriso”, uma homenagem a capital alagoana. Logo depois do Pinto, é a vez dos irreverentes Pecinhas de Maceió e a Turma da Rolinha encerrar a folia na orla da capital alagoana.
Tradição popular
Nos bairros populares, o boi-de-carnaval é uma tradição que faz parte da vida dos adolescentes e crianças, eles economizam o ano inteiro para fazer bonito na arena. Nos dias 14 e 15 na Praça Multieventos, na Pajuçara que vai virar palco das apresentações do folguedo carnavalesco.
O boi-de-carnaval é apresentado em Alagoas em armação de madeira, recoberta com tecido vistoso e chitão, que constitui o couro de boi. Sai às ruas antes e durante os dias de carnaval, fazendo pechincha de dinheiro. O boi é sempre acompanhado pela troça (tocadores) e la ursa (vestimenta de fios de pano e máscara).
(VB)
Comentários