Luz no fim do túnel

Já se vão 16 meses desde que o Governo de São Paulo decretou a quarentena no Estado para conter a disseminação de Covid-19 e, com ela, a paralisação da economia.
Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras e presidente do Conselho de Administração da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios - UBRAFE

Já se vão 16 meses desde que o Governo de São Paulo decretou a quarentena no Estado para conter a disseminação de Covid-19 e, com ela, a paralisação da economia. Nesse meio tempo, embora com restrições, alguns setores puderam retomar o funcionamento, enquanto os eventos de negócios continuam amargando prejuízos com suas atividades suspensas. Perdemos todo calendário de 2020 e 2021 está comprometido ao menos parcialmente, porque agora surgiu uma luz no fim do túnel.

No final deste mês de julho, acontecerá na cidade de Santos/SP um evento-teste que vai provar, sem qualquer sombra de dúvida, que as feiras de negócios e congressos não são vetores de contaminação do novo coronavírus nem de qualquer outro agente patogênico.

O “teste” será para valer e contará com protocolos sanitários (aferição de temperatura na entrada, uso obrigatório de máscara, distanciamento social) e testagem obrigatória para todos os envolvidos: organizadores, expositores, visitantes, staff. Os participantes ainda serão monitorados pelas duas semanas seguintes para que se possa detectar eventual contágio.

Este evento-teste, promovido pelas entidades representativas UBRAFE, SINDIPROM SP, ABEOC BRASIL e ABRACE, e organizado pela Expo Retomada (evento que teve uma edição em outubro do ano passado), é dedicado a demonstrar na prática a aplicação dos protocolos elaborados pelo setor de eventos em parceria com o Hospital das Clínicas.

Será uma ótima oportunidade não só para comprovar que estamos capacitados para abrir as portas com segurança, mas também para que o setor possa se atualizar em relação às medidas sanitárias, conhecer fornecedores de novos produtos e serviços e, por que não, matar a saudade de um evento presencial.

Nossa convicção é que, com os resultados promissores do evento-teste, as autoridades irão reavaliar a atual proibição e liberar os eventos, com obrigatoriedade dos protocolos sanitários, ainda neste ano. Além disso, o cronograma de entregas de vacinas do Ministério da Saúde e o avanço da imunização no País nos levam a crer que toda a população adulta estará vacinada até setembro.

Portanto, o setor de eventos está preparado para o reinício dos negócios e para colaborar decisivamente para a economia do País.

Abdala Jamil Abdala é presidente da Francal Feiras e presidente do Conselho de Administração da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios - UBRAFE