Juarez Carvalho Filho é o novo Head Comercial da Tontongue

Juarez possui mais de 40 anos de carreira e sua trajetória vitoriosa foi coroada com a conquista de muitos Jacarés no Prêmio Caio, além de eleito como Grand Prix Prêmio Caio (2018), pelo segmento de Eventos
Juarez Carvalho Filho, Head Comercial na Tontongue

A Tontongue, primeira plataforma brasileira de marketplace de tradução simultânea para conferências internacionais, anunciou a contratação de Juarez Carvalho Filho como o novo head comercial da startup. Com uma trajetória consolidada no mercado de eventos e tradução, Juarez traz consigo uma vasta experiência que visa impulsionar o crescimento da Tontongue e consolidar, cada vez mais, a sua presença no mercado global.

Juarez Carvalho foi CEO da JZ Congressos até a sua venda para o Grupo MCI Brasil, onde também exerceu o papel de diretor até o final de 2019. Com mais de 40 anos de carreira, ele foi presidente da Associação Brasileira de Eventos (ABEOC), além de participar ativamente de outras entidades do setor, como por exemplo, CVBs, IAPCO, ICCA e COCAL

Sua trajetória vitoriosa foi coroada com a conquista de muitos Jacarés no Prêmio Caio, sem contar sua eleição como Grand Prix Prêmio Caio, em 2018. Com sua experiência consolidada no mercado de eventos, congressos e convenções, Carvalho visa impulsionar o crescimento da Tontongue e inserir, ainda mais, a sua presença no mercado.

Estou muito feliz em contribuir para o sucesso contínuo da Tontongue, que se mostrou uma plataforma inovadora em um setor tão vasto de oportunidades. Nos próximos meses, quero potencializar os sonhos da startup e não apenas solidificá-la no mercado nacional, mas levar sua solução a patamares globais. O Brasil foi o ponto de partida e a Austrália é a nova área de lançamento, mas a nossa missão é alcançar um público cada vez mais amplo e diversificado, mostrando que a comunicação global é inclusiva”, afirma o novo Head Comercial.

Fundada em 2021, a Tontongue abriu margem para um destaque internacional ainda neste ano, com o lançamento de suas operações na Austrália. Ao criar um marketplace que gera renda para mais de 100 profissionais multilíngues, que podem trabalhar, com flexibilidade, no modelo remoto, a startup revolucionou o mercado de tradução simultânea. Isso porque, com a plataforma, produtores de eventos podem contratar intérpretes de qualquer lugar do mundo e reduzir em até 60% os custos com cabines e handsets, além de proporcionar uma experiência integrada para todos os convidados, que podem transitar entre diferentes profissionais na mesma conferência internacional.

Expectativas no mercado

A Associação de Congressos e Convenções Internacionais (ICCA) apontou que o Brasil liderou o ranking entre os países latinoamericanos que mais sediaram eventos em 2022. No ranking mundial, o país está em 25º lugar. Esse avanço mostra que, mesmo após a pandemia, que interrompeu atividades no setor de varejo e de eventos, os brasileiros continuam se destacando quando o assunto é receber convidados e conferências importantes para o mercado nacional.

Esse destaque coloca a Tontongue em uma posição estratégica, uma vez que a demanda por soluções inovadoras de tradução simultânea está intrinsecamente ligada ao aumento do número de eventos realizados no país. Por isso, a internacionalização é um elemento-chave nos planos da Tontongue, que tem como expectativa a adaptação da plataforma para outros idiomas e intérpretes estrangeiros para uma comunicação cada vez mais eficaz em eventos globais.

Com o setor de eventos de volta à ativa, os produtores demandam soluções confiáveis de tradução simultânea, mas que sejam acessíveis. E a entrada do Juarez como o novo head comercial mostra para esse mercado que a Tontongue está pronta para alavancar os eventos com qualidade e destreza, para qualquer país. Conexões serão cruciais, neste momento, para alavancarmos nossos planos de expansão e, assim, consolidarmos a nossa presença no mercado global com a ideia de que os idiomas nunca serão uma barreira para a comunicação”, pontua Eduardo Barbato, CEO e fundador da Tontongue.