A relação entre agentes de viagem e clientes é o tema da Feira das Américas – Abav 2010, que teve início nesta quarta-feira (20), no Rio de Janeiro (RJ). A solenidade de abertura contou com a participação do ministro do Turismo, Luiz Barretto, do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e seu vice, Luiz Fernando Pezão; do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e do presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav), Carlos Alberto Amorim Ferreira, além de parlamentares e secretários de Turismo.
O ingresso de 30 milhões de brasileiros na classe média foi um dos assuntos em destaque no evento. Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem, Abav, Carlos Alberto Amorim Ferreira, é preciso que as agências comecem, desde já, a preparar produtos voltados especialmente para esse público: “O futuro é agora. A viagem precisa ser uma experiência inesquecível e deve ter um preço justo. Depois de arrumar suas casas, comprar novos eletrodomésticos e trocar o carro, esses novos consumidores desejam e podem viajar”, completou.
Já o ministro Luiz Barretto, disse que é importante o mercado incorporar a nova classe C oferecendo qualidade nos serviços. “O grande desafio do nosso setor é entender os hábitos desses consumidores. E os agentes têm papel fundamental nessa questão.” De acordo com o ministro, o aumento de consumidores deverá fazer a indústria do turismo crescer de 10% a 12% em 2011, superando a expansão de 7% a 8 % prevista para o Produto Interno Bruto (PIB).
Barretto acrescentou ainda que o Governo Federal está atento e tem investido na infraestrutura do país e na qualificação dos serviços. Um dos programas para a capacitação dos profissionais do setor citados pelo ministro foi o Bem Receber Copa, que vai beneficiar 300 mil profissionais do setor.
A abertura da Abav 2010 também contou com a presença do ministro do Turismo de Portugal, Bernardo Trindade.
Comentários